Saúde

Pequena e poderosa: conheça os benefícios da amora para a saúde

Ela pode até ser pequena, mas é extremamente poderosa. A amora está no grupo das chamadas “frutas vermelhas”, conhecidas por serem ricas principalmente em vitamina C e fibras, além de possuírem baixo teor calórico e de açúcares.

Isso significa que além de nutritiva, a amora é uma fruta ideal tanto para quem quer mandar embora aqueles quilinhos a mais da balança quanto para as pessoas que desejam manter a saúde em dia.

Originária das regiões temperadas do hemisfério Norte e América do Sul, a fruta pode ser encontrada em diferentes cores, podendo ser vermelha, branca ou preta. Independente do tipo que você escolher para consumir, o fato é que a amora oferece inúmeros benefícios à saúde, graças à quantidade de nutrientes essenciais ao organismo encontrados em sua composição, como antioxidantes, fibras, fitonutrientes, ferro, potássio, magnésio, zinco, além de vitaminas A, B, C, E e K.

Sendo assim, é fácil afirmar que a pequena frutinha pode ajudar a combater e prevenir diversos males que atingem o nosso corpo, como doenças cardiovasculares, o câncer e o envelhecimento precoce, dentre outros benefícios.

Além disso, o índice calórico da fruta é baixíssimo (inferior a 450 calorias por quilo), o que quer dizer que a amora pode também ser uma grande aliada na perda peso. Não tem nada melhor!



Quer saber mais sobre os benefícios da amora para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que essa pequena frutinha poderosa pode fazer pelo seu corpo e saúde.

Veja também: Como consumir amora? Veja receitas deliciosas para inserir na dieta



1 – Fortalece o sistema imunológico

Devido ao seu alto teor de vitamina C, a amora pode ser ideal para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo de diversos tipos de doenças infecciosas.

Isso porque esse nutriente é considerado um poderoso antioxidante, que tem como uma de suas funções a de combater os radicais livres que o corpo costuma produzir em situações de estresse provocado por inflamações ou, ainda, através de alguns tipos de produtos químicos consumidos na alimentação.

Por isso, se você deseja ficar livre desses problemas, a dica é inserir a pequena fruta no seu cardápio diário. Por conter mais vitamina C que a própria laranja, com a vantagem de possuir bem mais proteínas e menos açúcares, uma única porção da amora é o suficiente para obter a quantidade diária recomendada desse nutriente.

2 – Combate o envelhecimento precoce

Como você já leu no post “Benefícios da vitamina C para a pele”, esse nutriente é essencial para cuidar da pele, já que é uma excelente fonte de antioxidantes. Por isso, a amora, que é rica em vitamina C, pode ser ideal para prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que atua no combate aos radicais livres causadores da morte das células da pele.

3 – Ajuda a emagrecer

A amora pode ser uma grande aliada de pessoas que estejam querendo perder peso de forma saudável. Isso porque, além de possuir baixo teor calórico, a frutinha também possui entre os seus componentes nutricionais várias vitaminas que ajudam a acelerar o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, como é o caso das vitaminas do complexo B e K.

Além disso, ela é rica em fibras, que auxiliam não só no aumento da saciedade no estômago, evitando as famosas “beliscadas” fora de hora entre as refeições, como também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, fator ideal para quem quer ficar livre de “inchaços” na barriga e, é claro, emagrecer com saúde.

E se você tem a sorte de ter uma árvore de amora no jardim de casa, os benefícios neste sentido podem ser melhores ainda! Para quem não sabe, as folhas da árvore também podem ser utilizadas para preparar o chá de folha amora, considerado um excelente emagrecedor natural e regulador do intestino.

4 – Melhora a circulação sanguínea

Rica em um importante antioxidante flavonoide conhecido como resveratrol, a amora também pode ajudar a regular a vasoconstrição das veias sanguíneas do nosso corpo.

Isso porque esse nutriente possui como função principal reduzir a ação do hormônio angiotensin, o principal responsável pelo aumento da pressão nos vasos de sangue, e potencializa a produção do óxido nítrico, hormônio que estimula a vasodilatação.

Além disso, a frutinha também possui entre os seus nutrientes o magnésio, o potássio e o manganês, que são considerados ótimos aliados na melhora da circulação sanguínea. Sendo assim, é válido concluir que consumir a amora no cardápio diário pode ajudar a prevenir infartos cardíacos e acidentes vasculares.

5 – Fortalece os ossos

Por conter ferro, cálcio e vitamina K entre os seus componentes nutricionais, a amora é considerada uma ótima aliada na regeneração do tecido ósseo.

Portanto, inseri-la na alimentação diariamente pode ajudar a prevenir doenças como a osteoporose e desgaste ósseo, causadas principalmente pelo avanço da idade, o que significa dizer que elas são mais comuns em adultos e idosos.

6 – Melhora a visão

Como você já sabe, a amora é uma fruta rica em antioxidantes, como é o caso do zea-xanthin. Esse nutriente tem como papel fundamental combater a ação dos radicais livres que, entre outros malefícios, também aceleram o envelhecimento da retina dos olhos. O antioxidante se concentra naturalmente na nossa retina e auxilia no combate à várias doenças, como a catarata.

7 – Previne a anemia

A amora é uma excelente fonte de ferro, mineral essencial para manter uma boa circulação sanguínea, já que faz parte da hemoglobina e, portanto, é responsável por carregar o oxigênio no sangue. Por isso, a fruta pode ajudar a prevenir quadros de anemia, doença causada pela deficiência desse nutriente.

Dentre todas as frutas, a amora se destaca por ser uma das únicas a conter grandes quantidades de ferro em sua composição. Por isso, aproveite os seus benefícios para ficar livre da anemia e de outras doenças.

8 – Combate o câncer

Mais uma vez, graças aos antioxidantes e fitonutrientes presentes em sua composição, a amora ajuda a prevenir diversos tipos de cânceres. Além disso, a fruta também é capaz de impedir o desenvolvimento e disseminação das chamadas células tumorais.

9 – Previne a diabetes

Os flavonoides presentes na composição nutricional da amora mostrou-se benéfico no controle dos níveis de açúcar no sangue. Sendo assim, a pequena fruta pode ser eficaz na prevenção da diabetes ou para evitar a complicação da doença causada por picos de açúcar na corrente sanguínea.

10 – Melhora a saúde mental

A amora é considerada um excelente tônico para o cérebro, devido à presente dos seus antioxidantes. Neste caso, ela pode ser consumida diariamente para aumentar a memória e promover a melhora da saúde mental.

11 – Ajuda no crescimento do cabelo

Aposto que desse benefício você ainda não sabia, mas é a mais pura verdade. Para o conhecimento das vaidosas de plantão, a amora pode auxiliar no fortalecimento e nutrição, além de estimular o crescimento do cabelo. Ainda, a fruta é bastante usada para evitar esbranquiçamento dos nossos fios.

Sobre o autor

Raiane