Frutas Nutrição

Conheça os benefícios da atemoia, a “fruta do conde”

Chirimoya tropical fruit with a sweet flavor and intense

Apesar de estar em terras brasileiras desde a década de 60, poucas pessoas conhecem os benefícios da famosa “fruta do conde”. A atemoia é uma fruta híbrida, ou seja, feita a partir do cruzamento de outras duas, a pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill), ambas oriundas da mesma família da graviola.

Os cultivos dessa fruta são mais comuns principalmente nas regiões nordeste e sudeste e o seu sabor é leve e agridoce. Apesar de pouco conhecida, a atemoia é rica em nutrientes essenciais ao organismo, como vitaminas B1, B2 e C, além de minerais, como o potássio, cálcio, magnésio e ferro. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, que variam desde o combate à gripes e resfriados, prisão de ventre e redução do colesterol alto.

Além disso, a atemoia também é considerada um alimento de alto valor energético, sendo o seu consumo ideal para atletas e pessoas que praticam atividades físicas regularmente, que podem eliminar a fadiga e a exaustão dos treinos consumindo a frutinha.

Quer saber mais sobre os benefícios da atemoia para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que a famosa frutinha pode fazer por você e pelo seu bem-estar!

Regula o intestino

Rica em fibras, a atemoia pode ajudar a melhorar o trato intestinal e combater as terríveis constipações, também conhecidas como prisão de ventre. Além disso, a fruta pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade e fazer com que com que organismo absorva menos gorduras e açúcares, o que pode ser uma boa pedida para quem está querendo perder peso.

Reduz a pressão arterial



Devido à excelente quantidade de potássio presente em sua polpa, a atemoia pode ajudar a diminuir a pressão arterial, já que este mineral é considerado um importante vasodilatador.

Além disso, o mineral também pode auxiliar no equilíbrio da quantidade de água no metabolismo e melhorar as contrações musculares, sendo, por este motivo, altamente recomendada para quem pratica atividades físicas e quer evitar as dolorosas câimbras.

Fornece energia ao corpo

Como você pode perceber, a atemoia pode trazer benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas. Desta vez, por ser uma fonte rica de carboidratos, a fruta é essencial para oferecer uma carga de energia para o dia a dia e, principalmente, para os treinos.

A frutinha possui uma quantidade de 243 calorias para cada unidade de 250 gramas, o que significa que ela pode dar o pique que você estava precisando para dar um “xô, preguiça” do seu corpo.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que ela oferece energia, é preciso tomar cuidado com o seu consumo em excesso. Por ser muito calórica, ela pode atrapalhar em muito quem está querendo perder peso.

Melhora a circulação sanguínea

Graças à presença do magnésio em sua composição, a atemoia também pode ser uma grande aliada na melhora da circulação do sangue pelo corpo. O resultado é de uma melhor distribuição do sangue e, ainda, prevenção de doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias.

Como consumir?

Além de extremamente benéfica à saúde, a atemoia também é uma fruta com desperdício zero! No seu consumo, pode-se aproveitar todas as partes da planta, tanto as cascas como as suas sementes. Enquanto com a casca nós podemos preparar receitas de compota ou geleias, as suas sementes são trituradas e usadas para colocar em saladas, sorvete, feijão, arroz e iogurte.

No entanto, a melhor maneira de consumir a fruta é na versão in natura, ou seja, a própria fruta em si. Só assim é possível preservar melhor os seus nutrientes e fibras, que são responsáveis pelos principais benefícios oferecidos pelo seu consumo e tão importantes para a nossa saúde.

Você também pode optar por fazer o suco de atemoia, por exemplo, mas é válido lembrar que a vitamina C presente em sua composição certamente se perderá cerca de 20 minutos depois do preparo. Na internet, você também consegue encontrar várias receitas com atemoia, deliciosas e fáceis de fazer. Fica a dica!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */