Infográficos Nutrição

Benefícios da aveia: conheça-os hoje mesmo e comece a consumir

Benefícios da aveia

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da aveia, ou ao menos suspeita de que seja um alimento especial, rico nutricionalmente, afinal é uma dos primeiros ingredientes inseridos na refeição dos recém-nascidos depois de se habituarem ao leite materno, praticamente se associa esse período de juventude primeva ao mingauzinho, a papinha de aveia entrando na boca das crianças por meio de uma “colher aviãozinho”.

E se é um item tão tradicional e importante para ajudar na alimentação de fase tão crítica, essencial na formação de qualquer pessoa, sem questionamentos médicos, é lógico pensar que há muitos benefícios da aveia.

Veja também – Confira lista de alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta

Sem contar que aveia é uma espécie de “arroz de festa”, se dá bem quase todo tipo de alimento, pode ser consumida junto com o leite, vitaminas, com banana, mamão, açaí, bolos, pães, bolachas e é figurinha garantida no cardápio da galera fitness.

Mas quais seriam exatamente esses benefícios? Quais os nutrientes que compõem o cereal? Ele pode ajudar em dietas, em ganhar massa?

Veja a seguir quais são os benefícios da aveia.

Mas primeiro…

Antes de cairmos de cabeça sobre os benefícios da aveia, convém contar um pouquinho de sua história. Não fique com essa cara, a História tem sempre a capacidade de nos surpreender e se revelar útil quando a gente menos espera. Mas se realmente não estiver afim, não tem problema, fazemos de tudo pra facilitar pra todo mundo. O post está estruturado em tópicos. Basta dá uma descidinha que vai achar os benefícios da aveia fácil, fácil.

O histórico de cultivo da aveia remonta a milhares de anos. Por ser um cereal muito resistente pôde, e pode, ser cultivado em diversos tipos de solos, mesmos os pobrezinhos onde outros tipos de grãos tradicionalmente não conseguem vingar, e era utilizada para fins medicinais.

Benefícios da aveia

Se tornou célebre nas mesas de refeições de países escandinavos e logo ganhou o mundo. Hoje os principais produtores são:

  • Alemanha;
  • Estados Unidos;
  • Finlândia;
  • Polônia;
  • Rússia.

Como é o processo de industrialização da aveia?

A grande vantagem desse cereal quando é submetido a processos industriais para o fabrico de variados produtos é que, ao contrário de outros gêneros alimentícios, ele não perde suas propriedades vitamínicas ao ser submetido a etapa de torra. Outra vantagem é que apesar de ser colhido no outono fica disponível no mercado o ano inteirinho.

Propriedades da aveia

Uma das causas dos benefícios da aveia é as suas propriedades. Vamos a elas:

Os benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da Aveia para a saúde [Infográfico]

Benefícios da Aveia para a saúde [Infográfico]

Impede que o açúcar “domine o pedaço”

Um dos fatores responsáveis pelos benefícios da aveia são os carboidratos com baixo índice glicêmico. Isso significa que são absorvidos mais lentamente pelo organismo o que impede a instauração de picos de glicemia e insulina. Os carboidratos ao serem absorvidos lentamente ficam mais tempo na corrente sanguínea, o que é ótimo para melhorar a performance nas atividades físicas.

Fábrica de “armários”

Aumentar e fortalecer a massa muscular são outros aspectos que pode entrar na conta dos benefícios da aveia. Não tem solução mágica, além de exercícios, você precisa consumir energia para ficar com um dorso do tamanho da de um búfalo enfezado, uma coxa da espessura de uma Barça (não, não é o clube do Messi, era uma antiga enc…ah…esquece. Um livro grosso) ou um bíceps do Schwarzenegger.

Exercícios, fibras e aminoácidos.

Exercícios, nem precisa dizer que é por sua conta, aminoácidos, você consegue consumindo feijão, proteína animal, lentilha, mas fibras… adivinha o que é rico em fibras? Aveia.

Duas colherinhas de aveia fornecem 2,9 gramas de fibras. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o ideal é ingerir 25 gramas por dia de fibras. Ou seja, um pratinho de aveia já resolve a parada.

Mas como deve ter percebido acima, consumir apenas aveia não dá conta da tarefa de virar um armário em forma de pessoa; é preciso incluí-lo no cardápio como um excelente complemento – não como alimentação principal.

Benefícios da aveia

Meu coração

As fibras também contribuem para a lista de benefícios da aveia por reduzir o risco de doenças coronárias, reduzir a pressão sanguínea. Pesquisadores científicos de diversas nacionalidades afirmaram que um dos componentes da aveia, encontrado somente no cereal, o fenólico avenanthramide (AVE) cumpre papel importante na proteção do coração.

Meu colesterol

Estudos também apontam que um dos benefícios da aveia é reduzir a taxa de colesterol. Isto por causa da fibra tipo beta glucana. Outro componente útil para diminuir as nocividades desse mal é a avenantramida. O seu efeito é inibir a formação de placas nas artérias, processo conhecido como oxidação do colesterol. Tais placas podem levar a consequências gravíssimas como a obstrução dos vasos, ação que tem como efeito o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Minha pele

Sim, a pele está incluída nos benefícios da aveia. Por causa de uma velha conhecida, beta gluncana, fazendo parceria com a galera concentrada dos amidos. Juntos são capazes de reter água e reunir por mais tempo fenólicos antioxidantes e nutrientes como cobre, selênio, zinco e vitaminas do complexo B.

Essa turma toda reunida tem como efeito atuar como um calmante, neutralizar o ph da pele e se você tiver com problema de irritação, aquela coceira chata espalhada no corpo te tirando o foco dos seus afazeres ou fazendo com que crie feridas com as unhas, a aveia é uma ótima pedida para aliviar os sintomas.

Meu corpo

Como é rica em fibras, a aveia é um ótimo auxiliar na luta pela perda de peso. Apesar de conter bastantes calorias, as fibras geram maior saciedade, isto é, a sensação de se estar bem nutrido mesmo consumido quantidade menor do que a habitual, em comparação a outros alimentos.

Considerações finais

Os benefícios da aveia, esse clássico cereal presente nas mesas matutinas de milhares de pessoas ao longo de séculos, alimento característico dos pequenos recém-nascidos, da turma da maromba que adora misturá-lo em vitaminas, colocá-lo em frutas como banana e mamão, e que também pode acompanhar bons pedaços de bolo, pães e bolachas.

Listamos os principais benefícios da aveia. Que são:

  • Contém carboidratos antiglicêmicos. Você que é diabético e sofre para controlar o açúcar no sangue, tome aveia!
  • Tem fibras que colaboram para o fortalecimento da massa muscular;
  • Tem propriedades que reduz riscos de doenças coronárias;
  • Também reduz a taxa de colesterol no sangue;
  • Faz bem pra pele neutralizando o ph e aliviando problemas de irritação e coceira.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine. Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de Nutrição.

/* ]]> */