Saúde

Benefícios da banha de porco que você nem imaginava!

Quando se fala em banha, logo se pensa em gordura e em uma quantidade imensa de calorias, sem falar nas doses cavalares de gordura. Só de falar em usar banha de porco as pessoas já associam com artérias entupidas e problemas com colesterol. Porém, a verdade é que os benefícios da banha de porco são muitos.

Antigamente, na época dos nossos avós e bisavós, a banha de porco era uma gordura largamente utilizada, no planeta inteiro. Usava-se a banha para a confecção de tortas, biscoitinhos, para deixar o frango frito mais crocante, fazer um bom molho e assim por diante.

Algumas pessoas a utilizam e até mesmo é possível encontrá-la em alguns supermercados, na forma de barras, por assim dizer. Quer saber quais são os benefícios da banha de porco? Então continue lendo esse artigo!

1. É repleta de vitamina D

Um dos benefícios da banha de porco é que ela é riquíssima em vitamina D. Juntamente com o famoso fígado de bacalhau, ela é a segundo maior fonte alimentar dessa vitamina. É muitíssimo comum as nutricionistas indicarem esse produto, para acrescentá-lo às dietas alimentares.



2. Possui maior estabilidade ao calor

A banha de porco é basicamente composta por gorduras saturadas. As gorduras saturadas, por sua vez, possuem as ligações simples entre as moléculas de carbono que integram a cadeia. Isso faz com que tenham uma maior resistência ao calor.

A quantidade de gordura saturada contida na banha evita que as gorduras monoinsaturas e poliinsaturadas sofram com o processo de oxidação diante do calor. Sendo assim, a banha de porco é uma ótima opção para cozinhar os alimentos e fazer assados.



3. É bastante saudável para o coração

Banha de porco, por incrível que pareça, é excelente para o coração, pois ela é dotada de uma quantia enorme de gorduras do tipo monoinsaturada. As gorduras monoinsaturadas são super saudáveis para a promoção e manutenção da saúde do corações e vasos.

Além disso, a banha de porco possui o colesterol bom, o HDL, que é encarregado de evitar que o colesterol ruim, o LDL, que difunda pelo corpo, causando doenças cardiovasculares.

Algumas pessoas podem estar se questionando se, por ser uma gordura de origem animal, ela não aumentaria os riscos de provocar uma doença do coração. Entretanto, é válido dizer que isso não passa de um mito, comprovadamente. Antigamente as pessoas usavam a banha de porco para cozinhar e o índice de colesterol delas era baixíssimo.

4. Aumenta o colesterol bom

Qualquer dieta alimentar devidamente equilibrada e saudável precisa ter uma quantidade determinada de ingestão de gorduras. O consumo de gorduras saturadas eleva as taxas de colesterol bom, o HDL, que por sua vez está relacionado a um risco bem menor de doenças cardíacas.

Muitas dessas doenças que vemos pipocar por aí, como diabetes, problemas do coração e afins são decorrentes do uso abusivo de gorduras industrializadas, que utilizam de gorduras de origem vegetal, como as margarinas e os óleos vegetais.

O que causará um aumento no colesterol ruim e, consequentemente, uma maior propensão ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares é na verdade o consumo exagerado de carboidratos.

5. É ótimo para a preparação de comidas

Esse óleo vegetal que usamos diariamente para cozinhar, quando ele é aquecido em excesso, possui uma quantidade enorme de substâncias que são nocivas para a saúde, ainda mais se ingeridos por um longo período.

Um dos benefícios da banha de porco, por outro lado, é que ele consegue alcançar a temperatura correta para fritar os alimentos de modo muito mais rápido, o que permite um cozimento muito mais veloz e a refeição se torna infinitas vezes mais saudável.

6. Preço mais convidativo

Os óleos vegetais que encontramos por aí acabam sendo mais caros, ainda mais dependendo do elemento que os origina, como óleo de coco, óleo de canola, óleo de girassol e assim por diante.

Outro dos benefícios da banha de porco é que seu custo é bastante reduzido, ou seja, ela é incrivelmente barata. Conforme já dissemos, ela pode ser encontrada em “blocos”/”barras” nos supermercados, porém não necessariamente precisa encontrar ela assim já “processada”. Basta você ir a um açougue e pedir a gordura do animal ou então o bom e velho toucinho e posteriormente aquecê-los ou fritá-los.

7. Não modifica o sabor da comida

O óleo de coco, que é um produto que está bastante na moda nesses últimos tempos, é incrivelmente saudável. Contudo, seu sabor é muito marcante. Não que seja um gosto ruim, pelo contrário, mas é impossível não sentir aquele gostinho de coco.

Agora com a banha de porco, por sua vez, isso não é um problema, visto que ela tem um sabor neutro, sem interferir no sabor do alimento e, dessa maneira, pode ser utilizada  no preparo de qualquer comida.

8. Ajuda no combate à depressão

A banha de porco é um material cheinho de ácido oléico, que nada mais é do que uma gordura cuja ingestão está diretamente ligada a um risco mais reduzido de depressão.

Quando você consome um alimento que tenha sido preparado com a banha de porco, estará ajudando a evitar ou amenizar a depressão.

9. Vantajosa para a produção hormonal

Diversos problemas de saúde estão relacionados de algum modo com a produção desregulada (para mais ou para menos) de hormônios no corpo. Alguns exemplos disso são a infertilidade, o hipotireoidismo, a fibromialgia e por aí vai.

Um fato interessante é que a vitamina D e o colesterol bom são fundamentais no processo de produção e na regulação desses hormônios. Dado que a gordura de porco é rica nesses dois elementos, ela é importante para ajudar nisso.

Desfrutando dos benefícios da banha de porco

Evite o máximo possível adquirir qualquer desses óleos vegetais industrializados que você encontra nos mercados, ou mais especificamente falando, o óleo de soja (não estamos falando do azeite extra virgem ou azeite de oliva e nem óleo de canola, óleo de amendoim ou girassol). Os benefícios da banha de porco são inúmeros, então vale a pena investir na compra desse produto para preparar as suas refeições.

Existem diversas receitas que ficam muito mais gostosas com a banha de porco. Experimente!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.