Chás Nutrição Saúde

11 benefícios da camomila que você jamais sonhou!

Os benefícios da camomila são velhos conhecidos nos ditos populares e também por suas propriedades medicinais. Não é de hoje que a camomila vem sendo usada como uma grande aliada no combate de vários males e também para o estímulo a uma vida mais saudável.

Pensando nisso, trouxemos alguns dos melhores benefícios da camomila. São propriedades tão potentes e incríveis que você jamais ousaria sonhar do que a suave e delicada camomila poderia te proporcionar. Sendo assim, vamos descobrir até onde vão seus poderes.

Conheça mais sobre a camomila

A camomila tem uma história profunda. Conhecida como uma das plantas mais antigas do mundo, sempre foi conhecida por suas propriedades medicinais capaz de curar as mais variadas enfermidades. Em verdades, são as flores que dão responsáveis por conter propriedades curativas.

Conhecida como flavonóides, são então responsáveis por reservar a maior quantidade de benefícios da camomila.

Sua origem ainda é desconhecida, pois há muitas fontes que apresentam diversas informações. As mais fortes afirmam que a flor vem de solos africanos e do sudeste asiático. Porém, a prática de utilizar a camomila para infusão, ou conhecidamente em forma de chá, veio de práticas européias.

Há uma corrente controversa que afirma que os benefícios da camomila já eram conhecidos em forma de chá em solos ocidentais, mais especificamente em Ohio no Estados Unidos. A partir de uma camponesa, o chá já fazia a parte da vida da mulher, passando a prática até para vizinhos da região.

Dotado de uma beleza singela e singular, a camomila agrada a todos pelo seu aroma, pelos seus poderes curativos, mas também pelo seu sabor agridoce. É especialmente utilizado também na culinária e confeitaria.



11 benefícios da camomila

Retarda o envelhecimento

Provavelmente esse é um dos efeitos que quase ninguém sabe. A camomila possui uma importante propriedade para retardar o envelhecimento. E não para por aí. Além disso, a camomila também ajuda quanto a longevidade. O estudo é comprovado cientificamente. Quem toma a infusão de camomila regularmente pode chegar a viver 29% mais.

Acalma tensões

Uma das propriedades mais conhecidas. Além do famoso chá de maracujá, o chá de camomila apresenta um efeito calmante para toda tensão, principalmente a psicológica. Basta uma xícara por dia e você sentirá a diferença bastante aparente.

Tem poderes digestivos

Os benefícios da camomila também têm poderes digestivos. Além de acalmar tensões, a camomila tem um potencial gigante para curar problemas digestivos no estômago e esôfago. Os intestinos também são beneficiados com a infusão de camomila.

Trata inflamações

Quase todas as inflamações têm como serem tratadas pela camomila, tudo porque essa poderosa plantinha possui vitaminas e substâncias responsáveis por curar aquilo que não estiver funcionando cem por cento no nosso organismo.

Relaxa os músculos

Se você passou por um dia difícil e está precisando relaxar quase que imediatamente, você pode contar com o chá de camomila. Esse chá tem o potencial de relaxar os músculos mais tensos depois de esforços físicos muito intensos ou simplesmente aliviar o estresse do dia-a-dia.

Ajuda em um sono saudável

Os benefícios da camomila também ajudam a manter um sono saudável. Por conta do seu efeito relaxante dos músculos e do estresse, o sono tem tudo para ser beneficiado. O corpo descansa e logo a mente desacelera para propiciar o repouso.

Combate resfriados, gripes e problemas respiratórios

Um dos benefícios da camomila é fortalecer o sistema imunológico. Isso faz com que quem consome regulamente a camomila em forma de chá possua mais dificuldade para ficar resfriado ou gripado. Pessoas com asma e bronquites também podem diminuir as crises e fortalecer os brônquios com o consumo da planta.

Auxilia no alívio das cólicas menstruais

Se você for mulher, com certeza já deve ter passado por algum aperto quanto a cólica menstrual. Mesmo que os remédios de farmácia sejam a primeira opção a se pensar em momentos de “crise” uma solução mais natural e tão eficaz pode te ajudar. Sim, o chá de camomila pode te ajudar a liberar os bloqueios na passagem do sangue menstrual para que a cólica cesse.

Essencial para o tratamento de dores de cabeça

A camomila é uma excelente aliada quando o assunto é enxaqueca. Diversos remédios que tratam desse mesmo mal possuem em sua composição a camomila, então porque não consumi-lo naturalmente? O consumo diário pode ajudar a diminuir a frequência das dores.

Ajuda no tratamento da diabetes tipo 2

Comprovado cientificamente, algumas xícaras por dia do chá de camomila podem ajudar a diminuir fatores de riscos para a diabetes de tipo 2. Para quem já tem a diabetes, o consumo da infusão da planta ajuda na melhora dos níveis de glicose no sangue.

Soluços

O chá de camomila ajuda no processo de parada do soluço. Por acalmar o organismo e também as propriedades respiratórias, essa planta auxilia que a respiração de acalme o diafragma volte ao eu estado normal, normalizando a inspiração e expiração.

Contraindicações sobre a camomila

Por mais que os benefícios da camomila sejam inegáveis, ainda temos de considerar que a planta pode apresentar em alguns casos contra indicações. Vamos especificar quais são alguns desses casos, mas sempre ressaltando que o acompanhamento para o consumo pode ser consultado por um médico especialista em nutrição.

Mulheres grávidas: o uso do chá de camomila não é recomendado para mulheres grávidas, pois duas propriedades podem causar o aborto. Então é melhor não apostar nisso ou ao menos falar com um médico a respeito.

Crianças menores de 5 anos: O sistema imunológico da criança ainda está se fortalecendo. A camomila pode apresentar algum fator alérgico. É importante verificar com um especialista sobre o uso observado.

Há ainda pessoas com alergia a camomila. São raros os casos, mas existem os casos que precisam ser diagnosticados para não causarem nenhum dano ao organismo. Pessoas alérgicas a pólen também devem evitar o consumo da planta.

O uso de camomila não é indicado para quem estiver com febre alta, crises de rinite alérgica e outros quadros onde enfermidades possam estar acontecendo no momento.

Considerações finais

Os benefícios da camomila se estendem por ainda mais áreas que poderíamos passar horas falando. Já foi comprovado cientificamente que a camomila por mais sutil que seja, tem um poder de proporcionar alívio para tensões entre outros problemas que encontramos no nosso dia-a-dia.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */