Nutrição Vegetais

Cebolinha: confira 10 benefícios do vegetal para a saúde

Ela é verde e bastante perfumada, sendo essas as principais características que fazem com que a cebolinha seja adicionada a diferentes típicos das cozinhas brasileiras para oferecer um sabor mais sutil ao paladar. No entanto, o gosto do vegetal nem sempre agrada todo mundo, já que tem sempre alguém que torce o nariz para as folhinhas verdes e dá um jeitinho de deixá-las no cantinho do prato…

O que muita gente não sabe é que, independente do seu sabor, a cebolinha é rica em propriedades nutricionais, sendo o seu consumo bastante benéfico à saúde. Para quem não sabe, a cebolinha tem esse nome porque é nada mais que uma cebola prematura, porém, com um gostinho menos forte na comida quando comparada à esta última.

Pertencente ao gênero Allium, o mesmo de temperos como o alho e a cebola, a cebolinha é originária da Europa Oriental e da Ásia, mais especificamente da China e das Terras Altas da Sibéria, sendo utilizada na culinária e como remédio natural para curar e tratar enfermidades há pelo menos cinco mil anos.

No Brasil em todo o mundo, é possível encontrá-la em inúmeras variedades, inclusive as de coloração avermelhada, outras com bulbos maiores ou folhas mais ou menos grossas.

Quer saber mais sobre os benefícios da cebolinha e descobrir o que ela pode fazer pela sua saúde e bem-estar? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre esse poderoso tempero!

1 – Previne o câncer

Alguns estudos mostraram que a cebolinha pode ajudar na prevenção de vários tipos de cânceres, especialmente o colorretal e de estômago.

Apesar de os especialistas ainda não saberem quais são os compostos que contribuem para esse benefício, o que a ciência comprovou até agora é que os nutrientes presentes no vegetal podem inibir o crescimento de tumores no corpo e evitar a mutagênese (mutação das células de DNA), já que são ricos em propriedades antioxidantes capazes de combater os radicais livres, principais responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerígenas e tumores.

Além disso, a cebolinha também é considerada um alimento importante para estimular uma maior produção de glutationa no corpo, um agente que permite identificar toxinas e outras substâncias causadoras de câncer e eliminá-las.

Ainda, por conta da quercetina e outros flavonoides encontrados na erva, é possível proteger o organismo contra o câncer de mama, ovários, cólon, endométrio e pulmões.

2 – Melhora a digestão

Com excelente concentração de propriedades antibacterianas, a cebolinha também pode ajudar a combater problemas digestivos, melhorando o funcionamento do nosso sistema digestivo como um todo. O tempero é conhecido principalmente por combater bactérias do tipo salmonella, que podem causar estragos no sistema gastrointestinal.

Trocando em miúdos, a cebolinha possui um alto poder de aumentar a eficiência de absorção de nutrientes do seu intestino, garantindo que você consiga absorver o máximo de nutrientes possíveis de suas refeições.

3 – Protege o coração

A cebolinha é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso sistema cardiovascular, como é o caso da alicina, que combate o mau colesterol, principal responsável pela incidência de doenças no coração.

Sendo assim, ao inserir a erva na alimentação de forma frequente, é possível não evitar problemas, como é o caso da hipertensão, como também reduzir a pressão arterial, outro bom motivo para deixar a saúde do sistema cardiovascular sempre em dia.

Os benefícios do tempero neste sentido se devem ao potássio presente em sua composição, um mineral com poderoso efeito vasodilatador, além da quercetina, outra substância orgânica presente na cebolinha, foi relacionada à redução dos níveis de colesterol e placas nas artérias, evitando aterosclerose e ajudando na redução do risco de AVC e ataques cardíacos – mais alguns importantes benefícios da cebolinha para a saúde.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Devido ao alto teor de vitamina C e antioxidantes encontrados na cebolinha, a planta é apontada também como uma potencializadora do nosso sistema imunológico, sendo capaz de aumentar as defesas do corpo contra uma série de doenças, como é o caso de gripes, resfriados e infecções fúngicas.

Isso é possível porque o tempero tradicional das cozinhas brasileiras é rico em propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antibióticas. Outro ponto positivo é que a cebolinha ajuda no mecanismo de defesa, já que a vitamina E também presente na planta têm propriedades antioxidantes que suportam as funções dos mecanismos de defesa.

5 – Melhora a visão

Como você já leu anteriormente, a cebolinha é uma erva com alta concentração de antioxidantes, como a zeaxantina e luteína, que ajudam a diminuir o estresse oxidativo no sistema ocular e evitar o aparecimento de cataratas nos olhos, além de melhorar a visão de um modo geral.

Além disso, ao inserir o tempero nas suas refeições, é possível também prevenir problemas como a degeneração macular e cegueira noturna, mais comuns em pessoas idosas e que podem levar à perda da visão.

6 – Faz bem para a gravidez

Excelente fonte de ácido fólico, consumir a cebolinha também pode fazer muito bem para a gravidez. Isso porque o nutriente é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, já que evita defeitos no tubo neural do feto.

Portanto, se você está grávida ou pretende engravidar pelos próximos anos, a recomendação médica é para que se consuma mais cebolinha e outros alimentos ricos nesse nutriente a partir de agora.

7 – Limpa a pele

Rica em antioxidantes, como é o caso do betacaroteno, a cebolinha também pode ser bastante útil nos cuidados com a saúde e beleza da pele, o que a torna ideal para incluir na dieta das mulheres mais vaidosas. O tempero pode ajudar a promover uma melhor limpeza da derma, auxiliando na remoção de acnes e combatendo o ressecamento.

8 – Fortalece o cabelo

Mais uma novidade para as vaidosas de plantão, a cebolinha também pode bastante útil para a saúde capilar. Isso porque as propriedades contidas na planta podem estimular o crescimento do cabelo pelo aumento do fluxo de sangue no couro cabeludo e nas raízes.

Além disso, você também pode utilizar o alimento para amenizar ou eliminar a coceira no couro cabeludo e evitar a queda de cabelo.

9 – Aumenta o desejo sexual

Se você com problemas durante o sexo, o consumo de cebolinha é essencial para ajudar a combatê-los. Isso porque o tempero é considerado afrodisíaco, sendo a sua inclusão na alimentação capaz de aumentar a libido e promover um maior desejo sexual.

10 – Melhora a circulação sanguínea

Consumir a cebolinha também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, já que evitam coágulos de sangue e, ainda, graças à alta concentração de vitamina C em sua composição, também é possível ajudar na elasticidade dos capilares sanguíneos.

Além disso, o ácido fólico também presente na cebolinha ajuda a aumentar a circulação sanguínea, enquanto a vitamina C facilita a absorção de ferro dentro do organismo.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */