Nutrição Vegetais

Por que comer couve? Entenda os benefícios do vegetal para a saúde

Você tem andado de mau humor nos últimos tempos? Talvez, você não saiba, mas a couve pode ajudar a resolver esse e outros problemas pertinentes ao universo feminino. Acompanhe os próximos parágrafos que eu te explico do que estou falando…

Conhecida como ingrediente-chave em pratos típicos da culinária brasileira, entre eles, aquela boa e velha feijoada de domingo, a couve é um vegetal que nós herdamos da cultura de Portugal, mas que muitas de nós ainda desconhecem quando o assunto são as suas propriedades nutricionais e benefícios ao corpo.

É isso mesmo! Além de baratinho, versátil e saboroso, o alimento é cheio de nutrientes essenciais à saúde, o que significa que o seu consumo regular na alimentação pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças.

Dentre os principais elementos presentes em sua composição que são responsáveis pela proteção do corpo, podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (como é o caso da B1, B2, B3 e B5), vitamina C, vitamina K, além de fibras, proteínas, carboidratos, cloro, cálcio, ferro, enxofre, silício, magnésio, fósforo e sódio (este pouca quantidade).

Daí, a popularidade do vegetal, originário do Mediterrâneo e da Ásia Menor, que acabou ganhando o mundo pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas. Quer saber mais sobre os benefícios da couve para a saúde? Então, não deixe de ler o restante desse artigo!

1 – Combate o colesterol

Especialistas acreditam que a couve pode ser o vegetal crucífero com maior capacidade de diminuição do colesterol. Isso porque ela possui grande capacidade de ligar ácidos biliares no tubo digestivo, o que torna mais fácil a excreção destes pelo corpo.

Sabendo-se que os ácidos biliares são feitos a partir de colesterol, o efeito desta ligação e a excreção deles resulta em uma redução efetiva das taxas de colesterol do sangue, o que pode fazer muito bem à saúde do nosso coração.

2 – Previne o câncer

Não é de agora que a ciência estuda e comprova que o maior consumo de vegetais do tipo crucíferos, como é o caso da couve, pode ser essencial para prevenir o desenvolvimento de cânceres, especialmente o de pulmão e o colorretal.

Isso, de acordo com alguns estudos, se deve ao fato de a couve conter compostos ricos em enxofre, chamados de glucosinolatos, que possuem a capacidade de impedir a proliferação de células causadoras dos cânceres de pulmão, mama, colorretal, próstata, esôfago, pele e pâncreas.

3 – Controla a diabetes

Por conter boas quantidades de fibras, a couve também pode ser consumida para controlar os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea, o que contribui diretamente não só para a prevenção como também para o tratamento de diabetes.

Esse mesmo benefício é potencializado também pela presença do ácido alfa-lipoico em sua composição, que tem mostrado capacidade na redução dos níveis de glicose e aumento da sensibilidade à insulina, o que impede alterações oxidativas induzidas pelo estresse em pacientes diabéticos.

4 – Melhora a digestão

Mais uma vez, por conta das fibras presentes em sua composição, a couve também pode ser útil para manter as quantidades adequadas de água no intestino e ajudar a prevenir problemas como a constipação, além de promover a regularidade e saúde do nosso sistema digestivo como um todo.

Além disso, alguns estudos ainda apontam que o sulforafano, um fitoquímico presente na couve, também é fundamental para proteger a saúde do nosso estômago, evitando o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori em no órgão e prevenindo infecções da parede do estômago causadas por esta bactéria.

5 – Faz bem para a pele e cabelos

Se você é vaidosa e ama cuidar da saúde e beleza da sua pele e cabelos, saiba que inserir a couve na sua alimentação de maneira regular pode ajudar no objetivo. Isso porque as folhas verdes são ricas em vitamina A, um nutriente essencial para a produção do sebo (oleosidade natural) que mantém a hidratação das células.

Além disso, a vitamina também tem o papel fundamental de auxiliar no crescimento e renovação dos nossos tecidos corporais, o que, é claro, incluir a pele e o cabelo, já que é responsável por estimular uma maior produção de colágeno, proteína de extrema importância para essas regiões do corpo.

6 – Melhora o sono e humor

A couve possui alta concentração de vitaminas do complexo B, como é o caso da colina, que têm como um dos benefícios principais regular o nosso sono, tornando possíveis noites bem dormidas.

Além disso, ao consumir o vegetal, você também pode prevenir a depressão e ajudar a estimular a produção dos hormônios serotonina, norepinefrina e dopamina, hormônios que dão a sensação de bem-estar, que regulam o humor, a vontade de dormir e o apetite.

7 – Faz bem para a gravidez

Rica em ácido fólico, uma vitamina do complexo B capaz de produzir novas células, a couve também pode ser um alimento crucial para consumir durante a gravidez.

Para se ter uma ideia, médicos e especialistas recomendam que gestantes consumam pelo menos 800 microgramas do nutriente durante o período gestacional. Isso porque o ácido fólico ajuda a manter o sistema nervoso saudável e a fechar o tubo neural dos bebês durante a fase de formação. Segundo pesquisadores, a vitamina também pode reduzir o risco de defeitos cardíacos e lábio leporino em bebês.

8 – Fortalece os ossos

Muitas pessoas não sabem, mas a couve é um alimento riquíssimo em vitamina K, um nutriente importante para o aumento da massa óssea, que tem a função de atuar como uma modificadora de proteínas da matriz óssea, além de melhorar a absorção do cálcio e reduzir a sua excreção pela urina.

Sendo assim, ao incluir o vegetal na dieta, é possível fortalecer os ossos e torná-los mais resistentes à lesões e fraturas, além de prevenir doenças como a osteoporose.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */