Emagrecimento Frutas Nutrição

13 benefícios da goiaba para a saúde; veja aqui

Como você já acompanhou aqui no blog, as frutas são grandes aliadas da saúde e devem sempre estar em boas quantidades na nossa dieta. Além de serem super saborosas, as frutinhas oferecem um alto teor de nutrientes essenciais à nossa saúde.

Uma delas é a goiaba. Oriunda principalmente das Américas Central e Sul, a fruta é consumida mundialmente, em especial aqui no Brasil. Com casca amarela e polpa rosada, a goiaba está entre os alimentos mais ricos em vitamina C, contendo cerca de três vezes mais a quantidade diária recomendada para o nosso organismo.

Por isso, vários nutricionistas indicam a fruta tipicamente tropical para consumo no verão, já que possui propriedades antioxidantes que contribuem para a queima daquelas calorias que adquirimos no decorrer de todo o ano. O resultado de incluir a goiaba na dieta é de uma linda silhueta para ir à praia em janeiro!

Mas, a perda de peso não é o único benefício da goiaba para a nossa saúde. Confira a seguir uma lista de benefícios que nós separamos para você descobrir o quanto a goiaba faz bem à nossa saúde e incluí-la de uma vez por todas na sua rotina alimentar.

beneficios-da-goiaba-para-a-saúde

1 – Melhora o sistema imunológico

Rica em vitamina C – cerca de 228 mg ou 338% a mais que a quantidade necessário para o nosso organismo – e, ainda, propriedades antioxidantes, a goiaba é capaz de melhorar o nosso sistema imunológico. Assim, o corpo fica mais protegido contra doenças comuns, como tosse, resfriado, gripe, além de infecções.

2 – Previne o câncer

A fruta é extremamente rica em propriedades antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides. Esses nutrientes são altamente potenciais contra qualquer tipo de câncer, como o de mama, próstata, pele, pulmonar e de cólon. Além disso, estudos comprovaram que o extrato da fruta possui atividade antitumoral.

3 – Ajuda a emagrecer

Esse talvez seja um dos melhores benefícios da goiaba. Graças às vitaminas e minerais presentes em sua composição, a fruta tropical é capaz de manter o nosso organismo funcionando de forma adequada, fazendo com que ele queime calorias de forma bem mais fácil.

Além disso, por ser rica em fibras – cerca de 5 gramas a cada 100 gramas de polpa – ela ajuda a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo, o que faz com que nós comamos mais alimentos calóricos, retardando a absorção carboidratos e evitando os chamados picos de glicemia, que são os responsáveis por provocarem o acúmulo de gorduras.

4 – Combate o envelhecimento

envelhecimento

Como você já viu aqui no blog, no post “Saiba os benefícios da Vitamina C para o rosto”, a vitamina C é essencial para manter a saúde da pele. E a goiaba contém uma grande quantidade desse nutriente em sua composição.

Portanto, a fruta pode ajudar a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele, eliminando efeitos indesejados como rugas e linhas de expressão. O resultado da ingestão de goiaba na dieta é de uma pele mais jovem e saudável.

Além disso, a fruta também auxilia no combate à doenças na derma, como acne e câncer, como falamos anteriormente.

5 – Promove a saúde dos olhos

Devido à vitamina A presente entre os seus nutrientes, a goiaba é uma grande aliada da saúde dos olhos. A fruta é reconhecida por muitos especialistas por prevenir doenças visuais, como o desenvolvimento de cataratas, degeneração macular e cegueira noturna. A dica é consumi-la diariamente para obter os resultados.

6 – Trata constipações intestinais

A goiaba é uma fruta bastante rica em fibras alimentares. Para quem não sabe, esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do intestino, pois facilitam o trânsito intestinal.

Com a ingestão rotineira da fruta, pode-se observar uma melhor e mais rápida eliminação das fezes, o que é uma boa ajuda para quem sobre com as incômodas constipações.

7 – Ajuda na gravidez

gravidez

Toda mulher grávida precisa consumir uma boa quantidade de ácido fólico para que o seu bebê se desenvolva bem, principalmente com relação ao sistema nervoso. Por isso, inserir a goiaba na dieta pode ser uma excelente ideia para ajudar na formação do feto, que precisa do ácido fólico e do folato presentes na fruta para crescer com saúde.

8 – Reduz o estresse

Por possuir um alto teor de magnésio em sua composição, a goiaba pode ser muito útil para aliviar os estados de estresse. O consumo regular da fruta é capaz de controlar a tensão, melhorar o humor e, ainda, relaxar os músculos e nervos do corpo.

9 – Trata inflamações

A goiaba é uma poderosa fruta rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, ela pode prevenir ou tratar qualquer tipo de inflamação no organismo, como dores de dente e infecções na boca, por exemplo.

10 – Faz bem para o coração

O potássio está entre os nutrientes presentes na goiaba. Ele é um poderoso agente quando se fala na saúde cardiovascular. Sendo assim, o consumo diário da fruta é capaz de fazer muito bem ao coração, prevenindo uma série de doenças, como a hipertensão.

Além disso, a goiaba é essencial para controlar os níveis de colesterol no sangue, aumentando o colesterol bom (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL).

11 – Previne e controla o diabetes

diabetes

Além de ser rica em fibras, a goiaba também possui um baixo índice glicêmico, que é ideal para evitar os picos de açúcar no sangue, que é um cuidado muito importante no caso dos pacientes que sofrem com a doença.

Ainda, vários estudos mostraram que a fruta pode não só controlar os níveis de glicose no sangue, como também prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2, que acomete boa parte das pessoas no país.

12 – Controla a pressão arterial

Como falamos nos parágrafos anteriores, a goiaba possui grande teor de potássio, que é essencial para manter o nível de sódio mais baixo no organismo. Com a quantidade de sódio equilibrada no corpo, ajuda a manter a pressão arterial, deixando-nos livres de enfermidades, como derrames e ataques cardíacos.

13 – Previne a anemia

Graças à vitamina C, a goiaba é capaz de melhorar a absorção de ferro pelo corpo. Portanto, a ingestão da fruta pode ser uma ótima ideia para prevenir ou tratar a anemia, doença muito comum entre nós mulheres, devido à perda de sangue nos períodos menstruais.

/* ]]> */