Frutas Nutrição

Confira os 9 poderosos benefícios da laranja para a saúde e beleza

A laranja é considerada uma das frutas cítricas mais populares e consumidas no mundo todo. Somente aqui no Brasil, é no verão que nós adoramos saborear a fruta, principalmente na forma de suco, para aliviar um pouquinho o calor típico dos dias mais quentes do ano.

As frutas cítricas são assim chamadas por conterem alta concentração de vitamina C e de ácidos cítricos, o que explica o seu sabor ácido.  Assim é a laranja, que também possui uma casca com textura característica e de cor alaranjada, formato arredondado, além de uma polpa suculenta e aguada, que mistura o doce com o azedo, ao mesmo tempo.

Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, além da vitamina C, a laranja também é rica em outros nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, B e E, minerais como potássio, cálcio, ferro, zinco, magnésio, manganês e fósforo, além de ácido fólico, fibras, pectina e flavonoides, que podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças que podem acometer o nosso organismo.

Dentre os mais conhecidos efeitos positivos da laranja no corpo podemos citar o seu poder antienvelhecimento e saudável para a pele, o que torna a fruta uma das queridinhas das mulheres vaidosas. No entanto, no decorrer desse artigo, você vai conhecer que existem outros benefícios que a tornam tão importante na alimentação.

Quer saber mais sobre os benefícios da laranja para a saúde e descobrir por que ela não pode faltar no seu cardápio diário para potencializar a beleza e bem-estar? Então, vem comigo que eu te conto tudo!

1 – Ajuda a emagrecer

O primeiro motivo que leva a laranja a ser uma fruta tão importante para compor a alimentação de quem está querendo perder peso é o seu alto teor de fibras. Esses nutrientes ideais para aumentar a sensação de saciedade após as refeições, evitando a fome fora de hora e, portanto, fazendo com que se consuma menos calorias durante o dia.



Além disso, as fibras também são capazes de regular o intestino, outro fator crucial que favorece o emagrecimento. Outro motivo que leva a laranja a ser considerada essencial para a perda de peso é a sua excelente quantidade de carboidratos que se transformam em açúcares no organismo, o que significa que a fruta possui um baixíssimo índice glicêmico.

Isso porque esses açúcares são absorvidos de forma mais lenta pelo intestino, evitando os terríveis picos de insulina e glicemia, diretamente ligados a um maior acúmulo de gorduras no corpo. Por conta de tudo isso, a laranja pode sim ajudar você que está querendo dar aquela enxugada na silhueta de uma vez por todas.

2 – Protege o coração

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C e, por isso, também possui boas quantidades de antioxidantes. Sendo assim, o seu consumo regular na alimentação pode ser essencial para combater os radicais livres, principais responsáveis pela incidência de doenças no sistema cardiovascular, já que estes estimulam a formação de placas ateroscleróticas pela oxidação do colesterol sanguíneo.

Para quem não sabe, são essas placas que ajudam a entupir as artérias e causar problemas perigosos no coração, como o enfarto do miocárdio, trombose e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Além disso, por conter alto teor de fibras em sua composição, a laranja também pode auxiliar na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando mais uma vez o desenvolvimento de doenças cardíacas. Enquanto isso, o potássio, outro mineral presente na fruta, também tem o papel fundamental de diminuir a pressão sanguínea e reduzir as contrações cardíacas.

3 – Previne o câncer

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a laranja também pode ser uma grande aliada no combate ao câncer. Esses nutrientes, encontrados em altas quantidades na fruta por conta da vitamina C, podem ajudar a evitar a ação dos radicais livres no corpo, considerados os principais responsáveis por causar mutações na estrutura das células e transformá-las em tumores que desenvolvem a doença.

Para que você tenha uma ideia de como a fruta pode ser crucial para a prevenção do câncer, um estudo realizado com crianças e publicado pelo American Journal of Epidemiology, em 2004, mostrou uma diminuição no risco das pequeninas desenvolverem leucemia apenas incluindo a laranja na alimentação nos dois primeiros anos de vida.

Outro estudo realizado na Austrália também comprovou que consumir laranja de forma regular pode levar a uma proteção de até 50% contra o desenvolvimento de vários tipos de cânceres, como o de estômago, esôfago, faringe, laringe e de boca.

4 – Faz bem para a pele

Esse é o principal benefício mais conhecido da laranja, o que torna a fruta cítrica tão conhecida entre as vaidosas de plantão. Então, se você ama cuidar da saúde e beleza da sua pele, vai ficar feliz em saber como ela pode ser a sua aliada para ficar ainda mais bonita!

Devido à alta concentração de vitamina C presente em sua composição, a laranja tem um alto poder antioxidante, o que significa que ela pode combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Ou seja, ao ingeri-la ou até mesmo utilizá-la na forma de máscaras faciais, você pode ficar livre de rugas, linhas de expressão e manchas ocasionadas pelo avanço da idade por muito mais tempo.

Além disso, a vitamina C também é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a firmeza e elasticidade da pele, tornando-a mais jovem, saudável e bonita!

5 – Combate a artrite reumatoide

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a laranja também pode ser a fruta ideal para prevenir e amenizar as dores causadas pela artrite reumatoide.

Especialistas indicam que tomar pelo menos um copo do suco da fruta diariamente pode reduzir de forma considerável o risco de desenvolver a doença, além de aliviar as dores, no caso de quem já é uma paciente diagnosticada.

6 – Evita cálculos renais

Consumir a laranja ou qualquer outro tipo de fruta cítrica, como é o caso da toranja ou maçã, por exemplo, também pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.

Isso porque elas ajudam a potencializar uma maior excreção de ácido cítrico, o que automaticamente leva a uma diminuição do pH urinário, evitando a formação dos cristais de oxalato de cálcio, responsáveis por darem origem aos doloridos cálculos renais. Uma ótima dica é investir no suco de laranja ou das frutas cítricas mencionadas anteriormente.

7 – Melhora o sistema respiratório

A laranja possui entre os seus compostos o beta-criptoxantina, um pigmento vermelho-alaranjado que, além de dar cor à fruta, também tem o papel fundamental de proteger os pulmões e melhorar o sistema respiratório.

Inclusive, uma pesquisa realizada em 2003 mostrou que consumir laranja pode reduzir em até 37% os riscos de desenvolver câncer de pulmão em pessoas fumantes e até 27% em pessoas que não fumam. Outros problemas respiratórios, como a asma, também pode ser evitados com a ingestão de algumas porções da fruta.

8 – Melhora a visão

Graças à sua excelente fonte de vitamina A, a laranja também é considerada uma fruta importante para incluir na alimentação para manter a saúde dos olhos sempre em dia. Esse nutriente é capaz de melhorar a visão, prevenindo diversos problemas oculares, como a cegueira noturna, a catarata e a degeneração macular, que costumam acometer principalmente pessoas em idade avançada.

9 – Controla a diabetes

Excelente fonte de fibras, a laranja é considerada uma fruta capaz de ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, uma vez que auxilia no controle dos níveis de açúcar e insulina presente no sangue, assim como na redução das taxas de colesterol.

Não é à toa que a fruta é considerada pela Associação Americana de Diabetes como um superalimento para pacientes portadores da doença. No entanto, cuidado nunca é demais! O consumo da laranja nestes casos deve ser feito de forma moderada, já que ingerir quantidades exageradas da fruta pode aumentar também a quantidade de carboidratos consumidos, o que pode elevar a glicemia e causar o efeito contrário do esperado.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */