Frutas Nutrição

8 benefícios da maçã que você precisa conhecer hoje mesmo!

A maçã é uma das frutas mais populares e geralmente está presente na fruteira da maioria das casas. Isso é devido a várias razões. Os benefícios da maçã são mesmo incríveis! Elas são econômicas, saciam e têm um bom gosto, nos dando a oportunidade de elaborar inúmeras receitas deliciosas.

Existem aproximadamente 8 variedades de maçãs mais populares espalhadas pelo mundo. São elas:

  • Argentina (Red Delicious);
  • Gala;
  • Fuji;
  • Cameo;
  • Calville Blanc d’Hiver;
  • Braeburn;
  • Arkansas Black;
  • Ambrosia.

Às maçãs são atribuídas inúmeras propriedades saudáveis, graças ao seu alto teor de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. A fruta geralmente está presente nas dietas para perder peso, pois fornecem poucas calorias e têm poder saciante, o que ajuda a comer menos.

Em adição, as maçãs são ideais para cuidar dos nossos dentes, não só por sua grande contribuição de cálcio, também porque o movimento da mordida promove a segregação de saliva, ajudando a limpar os dentes de restos de alimentos que podem ter acumulado.

E não apenas isso: mordendo a maçã, fortalecemos a mandíbula e os dentes. Elas também são perfeitas para manter a hidratação adequada, já que mais de 80% de seu conteúdo é água.

Dentre os diversos benefícios da maçã, um pouco conhecido é a contribuição na redução do colesterol por conta da pectina encontrada em suas propriedades. Isso reduz consideravelmente as doenças cardiovasculares.

Como você pode ver, a maçã é uma fruta de grande valor nutricional que deve estar presente em nossa dieta. Sua saúde vai te agradecer!

Se você ainda não está convencido, nós lhe daremos 8 razões para comer ao menos uma maçã por dia. Confira!

Os surpreendentes benefícios da maçã

1. Melhora seu sistema imunológico

As maçãs são ricas em um tipo de compostos vegetais chamados fitoquímicos. Estes inibem a proliferação celular e regulam o sistema imunológico e a inflamação, auxiliando no combate às doenças crônicas.

Em particular, o fitoquímico mais comum que pode ser encontrado é o flavonóide.

Um dos benefícios da maçã mais importantes nesse caso é seu poder antioxidante. Essas frutas estão entre os alimentos com maior porcentagem desse componente, que luta contra os diferentes radicais livres do nosso corpo.

Da mesma forma, a fibra também é um nutriente crucial. Uma maçã por dia significa 17% – 4 gramas de fibra solúvel – da fibra necessária diariamente. Além disso, também nos ajuda a melhorar a flora intestinal.

2. Reduz a probabilidade de sofrer doenças cerebrovasculares e cardiovasculares

Se os seus níveis de ingestão contínua de colesterol LDL (considerado “mau”) aumentam, acaba por endurecer as artérias e, portanto, ocorre um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco.

Em 2012, a Ohio State University realizou um estudo com 51 participantes. Três grupos foram formados: alguns comiam maçãs, outros suplementos antioxidantes e o último placebo.

O grupo que consumiu maçãs reduziu o colesterol no sangue em até 40% e, como consequência, a probabilidade de contrair um problema cardíaco.

3. Diminui o risco de diabetes

Deve-se mencionar que esses benefícios da maçã não agem da mesma maneira para todas as pessoas, ao menos nesse tipo de caso. Mesmo assim, geralmente ajudam a prevenir o diabetes tipo 2.

É o que afirma o Boletim de Harvard, apoiado por Isao Muraki, professor do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard:

“Os dados que obtivemos apoiam o aumento do consumo de frutas para prevenir o diabetes”.

Portanto, consumir maçãs é uma boa opção para tentar impedir o aparecimento de diabetes.

4. Excelente para a dentição

Maçãs contêm um efeito adstringente que limpa e desintoxica nossos dentes graças às propriedades bacterianas que possuem. Desta forma, o aparecimento de cáries dentárias será evitado.

Mesmo sua mastigação ajuda a produção de saliva em nossa boca a aumentar consideravelmente.

Apesar disso, não devemos esquecer de escovar os dentes: comer maçãs ajuda, mas obviamente é muito mais eficaz fazer uma boa escovação.

5. Atua na prevenção contra cálculos biliares

Um nível alto de colesterol causará a formação de cálculos biliares – especialmente na vesícula biliar – devido à solidificação da bile. Isso ocorre mais assiduamente em pessoas que sofrem de obesidade.

Esse é um dos benefícios da maçã mais incríveis. Devido à alta porcentagem de fibra na maçã, ela ajuda a manter a liquidez da bile e evita cálculos biliares.

6. Melhora a visão

Em sua composição, a maçã contém altos níveis de vitaminas A e C que atuam nos vasos sanguíneos do olho.

Quais são seus efeitos?

A vitamina A ajuda a nossa córnea, fortalecendo e diminuindo a probabilidade de degeneração macular. Para se ter uma ideia de sua importância, essa vitamina é adicionada às gotas que são usadas para lubrificar os olhos.

Por outro lado, a vitamina C funciona como um antioxidante que protege nossos olhos contra catarata, degeneração macular ou perda de acuidade visual.

7. Previne o câncer

Devido aos diferentes antioxidantes que possuem, as maçãs agem contra os radicais livres, impedindo a formação de células cancerígenas.

Especialmente falamos de um antioxidante chamado procianidina. Ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer, mas principalmente o câncer de cólon.

Como resultado, sabe-se que as pessoas que consomem uma maçã ou mais por dia reduzem o risco de câncer de cólon em 20% e câncer de mama em 18%.

Em relação ao câncer de pâncreas, são os flavonóides que podem preveni-lo. O consumo de maçã reduz sua prevenção em 23%.

8. Atua na proteção contra a síndrome metabólica

A proteção contra Síndrome Metabólica (conjunção de várias doenças ou fatores de risco no mesmo indivíduo que aumentam as chances de sofrer de problemas cerebrais, cardiovasculares ou mesmo diabetes) é mais um dos inúmeros benefícios da maçã.

Neste conjunto de doenças, encontramos pressão alta, cinturas mais largas, níveis elevados de triglicerídeos ou açúcar no sangue quando estamos em jejum, por exemplo.

Curiosidades

  • A variedade de maçãs é larga. Aproximadamente 7500 espécies são cultivadas no mundo;
  • A maçã não tem colesterol, nem sódio, nem gordura;
  • 25% da matéria da maçã é ar. De lá, deriva sua capacidade de flutuar;
  • A ciência baseada no cultivo de maçãs é chamada de pomologia;
  • As principais potências produtoras de maçã na Europa são a Polônia, a França, a Itália e a Alemanha;
  • Em todo o mundo, os maiores produtores são a China, os Estados Unidos, a Turquia, a Polônia e a Itália;
  • Entre as muitas frutas consumidas pelos gregos e romanos, a maçã era a preferida por estes, estando sempre presente nas fontes alimentares de seus banquetes;
  • A maçã é, não mais ou menos, um dos símbolos mais importantes do cristianismo: é o fruto que baniu Adão e Eva do paraíso;
  • O tempo de maturação das maçãs é multiplicado por dez se não forem refrigeradas.

Se você achou interessante este artigo sobre os benefícios da maçã e deseja que o notifiquemos com as notícias, pode se inscrever gratuitamente no nosso boletim informativo ou escrever um comentário abaixo!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */