Frutas Nutrição

Benefícios da manga: veja 8 motivos para inserir a fruta no seu cardápio

A manga é outra das frutas das mais populares e consumidas no mundo todo, inclusive por nós aqui no Brasil. Também chamada de “pêssego dos trópicos” pelos europeus, a fruta é bastante nutritiva e já reconhecida por muitos especialistas pelos seus inúmeros benefícios à saúde. Inclusive, vários indígenas nos tempos antigos enxergavam na manga um remédio natural para prevenir e tratar diversas doenças.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, minerais como potássio, cálcio, ferro, zinco, magnésio, além de antioxidantes, fibras e carboidratos, a fruta pode até mesmo combater o câncer, sendo as suas propriedades terapêuticas consideradas fortes aliadas para evitar o desenvolvimento da doença.

A manga é originária da Ásia e da Índia, mas é bastante cultivada em países com clima tropical, como é o caso do Brasil e, ainda, do Peru, Equador, México, Haiti e Guatemala. As suas principais características são casca verde que, quando madura, torna-se amarela ou vermelha, dependendo da sua espécie. A polpa é amarela e adocicada, além de textura fibrosa, o que também deve variar de tipo para tipo.

Somente em território brasileiro, é possível encontrar mais de 10 variedades diferentes da fruta, dentre elas, a Rosa, a Tommy Atkins, a espada, a Palmer, a Haden e a Bourbon. Independente da variedade que você escolher, todos os tipos de manga são nutritivos e, portanto, super saudáveis para consumo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Quer saber mais sobre os benefícios da manga para a saúde? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que a deliciosa fruta não pode faltar no seu cardápio diário a partir de agora. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Mesmo contendo carboidratos em sua composição, o que pode levar muita gente a achar que a manga pode engordar, a verdade é que a fruta pode ser a aliada que você estava esperando para conseguir emagrecer.

Isso porque, mesmo com uma maior concentração desses nutrientes, a manga ainda é considerada uma fruta pouco calórica, o que significa que ela pode substituir muito bem outras refeições calóricas no seu lanche da manhã ou da tarde, como biscoitos e pães, por exemplo, e te ajudar a perder peso de forma mais rápida e saudável.

Além disso, por ser rica em fibras, consumir a fruta na sua dieta de emagrecimento pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, fazendo com que se coma menos calorias durante o dia, além de regular o intestino, outro fator importantíssimo para quem quer enxugar a silhueta.

2 – Previne o câncer

Muitos especialistas consideram a manga uma fruta com grande potencial anticancerígeno. Isso porque ela é rica em polifenois, nutrientes presentes principalmente no seu extrato e que são capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas no cólon e nas mamas, além de impedir que estas ataquem as células saudáveis do organismo.

Leia também: Câncer de mama: saiba as causas, sintomas, tratamento e como prevenir




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

3 – Controla a diabetes

Devido ao seu baixo índice glicêmico, a manga também pode ser um alimento ideal para ser incluído na dieta de pacientes diabéticos. Na prática, isso significa que, ao consumir a fruta, esse grupo de pessoas não deverá precisar se preocupar com maiores picos de glicose e insulina na corrente sanguínea, que poderiam levar ao agravamento da doença.

Além disso, mais uma vez, graças ao seu alto teor de fibras, a manga pode retardar a absorção dos carboidratos presentes nos alimentos e, portanto, reduzir as concentrações de açúcar no sangue. A ingestão da fruta também serve como medida preventiva, podendo ser utilizada neste sentido por pessoas com predisposição à diabetes.

4 – Melhora a visão

A manga possui alta concentração de vitamina A em sua composição. Para se ter uma ideia, apenas uma porção de uma xícara da fruta é capaz de fornecer até 25% da quantidade diária recomendada do nutriente.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Sendo assim, é válido afirmar que consumir manga de forma regular no cardápio pode fazer muito bem à saúde dos olhos, podendo melhorar a visão e, ainda, prevenir diversos problemas que acometem a nossa retina, como degeneração macular, catarata e cegueira noturna, mais comuns em pessoas com idade avançada.

5 – Reduz o colesterol

Excelente fonte de vitamina C, fibras e pectina, a manga também é uma ótima alternativa para incluir na alimentação para reduzir o colesterol ruim (LDL). Isso porque esses nutrientes são capazes de diminuir a absorção do colesterol dos alimentos e, ainda, reduzir as suas taxas no sangue.

Além disso, por ser rica em potássio, comer a fruta pode auxiliar também a proteger os vasos sanguíneos e o coração.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

6 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em vitaminas A e C, a manga também pode ser ideal para fortalecer o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo e deixando a sua saúde forte e livre de diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, além de outras infecções.

7 – Regula o intestino

Devido à alta quantidade de fibras presentes em sua composição, a manga também é considerada uma fruta, assim como outras tantas, extremamente eficaz na regulação do intestino. Inseri-la no seu cardápio diário pode evitar os terríveis inchaços, desconfortos e até o mau humor causados pela prisão de ventre.

8 – Faz bem para a pele

Mulheres vaidosas amam cuidar da pele. Neste sentido, a manga também pode ajudar manter a derma sempre bonita, saudável e jovem, já que é rica em vitamina C e antioxidantes, nutrientes que ajudam a combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce, e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas.

Além disso, esses nutrientes também são eficazes para aumentar a produção de colágeno, proteína essencial para manter a firmeza e elasticidade da pele, além de ajudar a protegê-la dos danos dos rádios UV. Para obter os benefícios da fruta, basta incluí-la em soluções ou máscaras faciais e aplicá-la diretamente sobre o rosto.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */