Frutas Nutrição

Nectarina ajuda a emagrecer e potencializar a saúde; saiba mais

Muitas pessoas confundem a nectarina com o pêssego, talvez por estarem na mesma família das rosaceae, mas a sua casca lisa, ou seja, sem pelos, é a primeira das características que a diferenciam dele. A fruta, de nome científico Pronus pérsica nurcipersica, também é menor, possui formato oval ou arredondado, além de ter uma polpa suculenta, mais doce e saborosa, geralmente nas cores branca, amarela ou avermelhada.

Inclusive, o seu nome vem de “néctar”, devido ao seu delicioso sabor. A nectarina pode ser encontrada aqui no Brasil nas regiões Sudeste e Sul, especialmente nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Por se tratar de uma fruta tropical, o seu consumo é bem maior durante o verão para hidratar o corpo e aliviar o calor típico dos dias mais quentes do ano.

No entanto, além de saborosa e refrescante, a nectarina também é bastante nutritiva, rica em vitaminas e minerais essenciais ao corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio, fósforo, ferro, proteínas, carboidratos, niacina, ácido ascórbico, riboflavina, além de ser fonte de fibras alimentares e conter pouquíssimas gorduras.

Por isso, a fruta é considerada uma ótima opção para incluir no cardápio de quem quer emagrecer. Quer saber mais sobre os benefícios da nectarina para a saúde e como ela pode te ajudar a deixar o corpo em forma? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que a frutinha não pode mais faltar na sua dieta a partir de hoje!

Ajuda a emagrecer

Esse é um dos principais benefícios que fazem a nectarina ser uma fruta tão procurada para consumo, especialmente entre mulheres.

Por conter baixo teor calórico, fornecendo apenas 44 calorias para cada 100 gramas de fruta, além de não conter gorduras saturadas, a fruta pode ser inserida em uma dieta de emagrecimento sem o risco de engordar ou até mesmo substituir outros alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, na rotina alimentar.

Além disso, a nectarina também é rica em fibras, que são nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade no estômago, controlando a fome e, assim, ajudando da perda de peso.

Melhora a visão

A nectarina também possui em sua composição boas quantidades de luteína, um nutriente considerado de extrema importância para manter a saúde ocular sempre em dia e prevenir diversos tipos de doenças que possam acometer os nossos olhos, como a degeneração macular, cegueira noturna e catarata, mais comuns em pessoas idosas e que podem levar à perda da visão. Isso porque ela habita no pigmento macular dos nossos olhos e auxilia na proteção dos tecidos da retina, melhorando a visão de uma forma geral.

Protege o coração

Devido à presença dos antioxidantes em sua composição, a nectarina também é considerada por muitos especialistas como benéfica à saúde do nosso sistema cardiovascular. Por exemplo, as antocianinas e o ácido clorogênico possuem o papel fundamental de inibir a oxidação do colesterol ruim (LDL) e, sendo assim, impedir o endurecimento das artérias, estimulando a circulação sanguínea adequada nas plaquetas.

Portanto, ao consumir a nectarina, você pode prevenir o aumento da agregação das plaquetas e, consequentemente, evitar o risco do desenvolvimento da aterosclerose, assim como de doenças como hipertensão, AVC e ataques cardíacos.

Previne o câncer

Mais uma vez, por conta do ácido clorogênico presente em sua composição, que é um nutriente com diversos benefícios à saúde, a nectarina também pode ser uma grande aliada no combate ao câncer, especialmente o de cólon.

Isso porque o ácido já foi apontado em diversas pesquisas como rico em propriedades quimiopreventivas, ou seja, que evitam a proliferação de carcinogênese no cólon. Além disso, as mesmas pesquisas também mostraram que o consumo da fruta também pode, graças ao seu alto teor de betacaroteno, proteger o corpo contra o desenvolvimento do câncer de pulmão.

Fortalece o sistema imunológico

Excelente fonte de vitamina C, zinco e propriedades antioxidantes, a nectarina também pode ajudar a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do nosso corpo contra diversos tipos de doenças, sejam estas causadas por vírus, bactérias e fungos, como gripes e resfriados, ou mesmo pela ação dos radicais livres.

Faz bem para a pele

Outra vez, por conta da vitamina C e suas propriedades antioxidantes, a nectarina também pode ser usada pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele. Um dos antioxidantes, o betacaroteno, é um dos precursores da vitamina A, outro nutriente que faz muito bem à nossa derma.

Por isso, ao consumir a fruta ou utilizá-la como ingrediente principal em soluções e máscaras faciais, você pode proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, combater o envelhecimento precoce e, ainda, estimular uma maior produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a elasticidade e firmeza da derma.

Melhora a digestão

Graças às fibras alimentares presentes em abundância na fruta, a nectarina também pode ajudar o sistema digestivo a trabalhar adequadamente e melhorar a digestão no geral, evitando uma série de problemas, como prisão de ventre, úlceras e gastrite, por exemplo. Isso porque esses nutrientes absorvem água e acrescentam mais volume às refeições, o que resulta na regulação dos movimentos intestinais, além de emagrecer.

Ajuda na gravidez

Se você está grávida ou pretende engravidar em breve, a boa notícia é que a nectarina também pode ajudar neste período tão importante na vida de uma mulher. Por conter boas quantidades de ácido fólico, ingerir a fruta pode ser ideal para diminuir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê, como a espinha bífida, além de contribuir de uma forma geral para a saúde do pequenino e da mamãe.

Além disso, a vitamina C também presente na composição da fruta pode ser ideal para auxiliar no desenvolvimento dos músculos, vasos sanguíneos e dentes da criança. Então, se você é gestante ou está planejando ficar grávida, não deixe de incluir a nectarina na sua dieta!

Fortalece os ossos

Por conter boas quantidades de fósforo, um mineral essencial para o funcionamento das células e tecidos do corpo, consumir a nectarina pode ajudar na formação e manutenção dos dentes e ossos, além de contribuir para um bom metabolismo de gorduras e carboidratos.

E você? Já experimentou a nectarina? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe conosco o que achou…

Até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */