Nutrição Vegetais

Páprica: saiba por que o tempero não pode faltar no seu cardápio

Se você gosta de comidas bem temperadas e picantes, com certeza, já deve ter a páprica na sua cozinha. Apesar de ter um sabor menos ardente em relação à pimenta e outros condimentos, ela costuma agradar muitos paladares ao redor do Brasil e do mundo.

Para quem conhece, a páprica é utilizada na culinária desde meados dos anos 1.400, especialmente nas cozinhas húngaras (até mesmo como enfeite de pratos) e europeias, e trata-se de uma especiaria feita a partir da moagem de pimentões secos e pimenta. No entanto, a potência de seu ardor na boca vai depender exclusivamente do tipo de pimentão ou pimenta moídos para prepará-la.

Normalmente, o tempero tem uma menor concentração de capsaicina, o composto responsável por causar a sensação de ardor. A páprica também pode ser encontrada nas cores vermelha, laranja ou amarela, o que é outra variável por conta dos ingredientes utilizados na sua fabricação, além de poder ser doce ou apenas picante.

Esta última versão é ideal para ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, tortas, batatas e molhos. No entanto, o que muita gente não sabe é que, além de deliciosa, a páprica também é nutritiva e, portanto, pode trazer uma série de benefícios à saúde.

Rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, a páprica pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças, como é o caso do câncer. Quer saber mais sobre os benefícios da páprica? Então, continue lendo o nosso artigo até o final e descubra por que o tempero não poderá mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Faz bem para a pele

Excelente fonte de vitaminas, incluindo a C, além de ferro e betacaroteno, um tipo de antioxidante, a páprica pode faz muito bem à saúde e beleza da pele, sendo capaz de prevenir a aparecimento de sardas e manchas ocasionadas pelo avanço da idade.

Isso porque esses nutrientes atuam evitando a produção de melanina, que é a principal responsável por tornar a derma mais escura. Além disso, esses mesmos antioxidantes também são capazes de prevenir o envelhecimento precoce, combatendo rugas, linhas de expressão, manchas, sulcos, entre outros problemas.

2 – Trata varizes

Você sofre com a aparecimento das terríveis veinhas sobre a pele? Pois bem! Além de manter uma pele mais jovem, bonita e saudável ao incluir a páprica na sua alimentação, você também pode tratar as varizes, já que o tempero possui propriedades essenciais ao fortalecimento das veias e sangue dentro do corpo.

3 – Evita a queda de cabelo

Rica em vitamina B6, a páprica também pode ser útil nos cuidados com a saúde e beleza dos nossos cabelos, sendo o seu benefício principal o de evitar a queda dos fios.

Além disso, por conter ferro em sua composição, um mineral que auxilia na transferência de oxigênio para os folículos pilosos e na melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, consumir o tempero de forma regular na alimentação também pode estimular o crescimento das madeixas, tornando-as mais longas e saudáveis em pouco tempo.

4 – Trata a artrite

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a páprica também pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. Portanto, paciente que sofrem com a artrite podem inserir o tempero no cardápio para aliviar as dores no corpo causadas pela doença.

5 – Reduz a pressão arterial

Graças à presença de capsaicina em sua composição, mesmo que em menos quantidade se comparada à dos demais condimentos, a páprica pode ajudar na redução da pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos, o que contribui para a melhora da saúde cardiovascular.

6 – Fornece energia ao corpo

Mais uma vez, por conta da vitamina B6 presente na composição da páprica, que é um tipo de coenzima, é possível aumentar a energia do corpo com o consumo do tempero. Isso porque esse nutriente é capaz de estimular as reações bioquímicas no corpo que criam energia, fornecendo glicose, produzindo neurotransmissores e hemoglobina.

Além disso, a páprica também contém boas quantidades de ferro, que além de auxiliar no transporte de oxigênio por todo o corpo, também é um mineral com muitas proteínas, que, por sua vez, são as responsáveis pela produção de energia.

Sendo assim, graças às suas propriedades estimulantes e energizantes, o tempero pode ser usado para tratar problemas como cansaço, depressão e letargia.

7 – Melhora a visão

A páprica contém boas quantidades de vitamina A, o que significa que o seu consumo também pode fazer muito bem à nossa saúde ocular. Isso porque esse nutriente é rico em antioxidantes, como é o caso do beta-criptoxantina, luteína, betacaroteno e zea-xantina, que são utilizados pelos olhos para transformar a luz em visão.

Além disso, esses mesmos compostos também são úteis na prevenção de doenças como a degeneração macular, catarata e cegueira noturna, que atingem mais comumente idosos e que podem levar à perda da visão.

8 – Melhora a digestão

As propriedades nutricionais presentes na páprica também podem ajudar a equilibrar a acidez no estômago, melhorando o funcionamento do nosso sistema digestivo como um todo.

Não é à toa que muitos especialistas a consideram um poderoso estimulante natural, capaz de facilitar a digestão, aumentando a saliva e os ácidos do estômago, fatores ideias para combater os sintomas da indigestão.

9 – Melhora o sono

Outro benefício proporcionado pela presença da vitamina B6 em sua composição, que possui inúmeros efeitos psicológicos e neurológicos, a páprica também pode melhorar o sono, tornando as nossas noites mais bem dormidas.

Isso porque esse nutriente é capaz de estimular a produção da melatonina, chamado “hormônio do sono”, auxiliando-o no mantimento de um ciclo de sono normal. Ainda, a vitamina também é útil para aumentar os níveis de norepinefrina e serotonina no organismo, contribuindo para o alívio do estresse e melhora da sensação de bem-estar.

10 – Previne a anemia

A páprica é rica em ferro, um mineral que faz parte da formação de glóbulos vermelhos. Portanto, ao inserir o tempero na sua alimentação, você pode prevenir a anemia, uma doença causada justamente pela deficiência desse nutriente no organismo.

Além disso, a páprica também contém boas quantidades de vitamina C em sua composição, que é essencial para melhorar a absorção de ferro pelo organismo.

11 – Protege o coração

Devido à vitamina C presente em sua composição, a páprica também pode auxiliar na melhora da saúde cardiovascular, já que previne problemas como derrames e ataques cardíacos.

Além disso, por conter também vitamina E, fósforo, magnésio, potássio e ferro, que são outros nutrientes com excelentes propriedades antioxidantes, responsáveis por combater a ação dos radicais livres no organismo, você também pode consumir o tempero para evitar purificar o sangue e relaxar os vasos sanguíneos, outro requisito essencial para proteger o coração.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */