Saúde

Conheça os 10 surpreendentes benefícios da pera

A pera está entre as frutas mais populares e consumidas aqui no Brasil. Com polpa doce, macia e deliciosa, há quem inclua a fruta no cardápio, inclusive, como uma grande aliada quando bate a vontade de comer doces, no caso de pessoas que estão lutando contra a balança para conquistar o corpo dos sonhos.

Proveniente do gênero Pyrus, da família Rosaceae, a pera é o nome dado ao pseudofruto derivado de várias espécies de pereira, árvore que dá origem ao fruto e que, por sua vez, é oriunda da Índia, mais especificamente da Caxemira, e também do Oriente Médio. Por aqui, a fruta também é facilmente encontrada, apesar de sua menor produção em relação aos demais tipos de frutas populares.

Porém, para além da facilidade de encontrá-la e de seu sabor suculento, o fato é que a pera é bastante nutritiva e considerada por muitos especialistas indispensável na alimentação.

Rica em diversos nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas do complexo B (como a B2), vitamina C, vitamina E, vitamina K, potássio, cobre, carotenoides, flavan-3-ol, flavonoides, hidroquinonas, ácido hidroxicinâmico, ácido hidroxibenzóico, antocianinas, fibras e carboidratos, ela pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças, dentre elas, o câncer e a diabetes.

Além disso, por conter um baixo índice calórico, fornecendo apenas 58 calorias para cada 100 gramas, a pera também pode ajudar no emagrecimento saudável e rápido. Outra vantagem de inserir a frutinha indiana na dieta é que ela é bastante versátil, podendo ser consumida de várias maneiras diferentes, in natura, em compotas, geleias e sorvetes, além de alguns pratos salgados.



Quer saber mais sobre os benefícios da pera para a saúde e boa forma? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a fruta não pode mais faltar na sua rotina alimentar a partir de hoje!

1 – Previne o câncer

Por conter muitos compostos antioxidantes em sua composição, além da vitamina C, a pera pode ser uma grande aliada no combate ao câncer. Isso porque esses nutrientes são eficazes na eliminação dos radicais livres presentes no organismo, que são os principais causadores do estresse oxidativo das células, indutor de mutações nas mesmas.

Ao sofrerem mutações, as células passam a se multiplicar de forma desenfreada, levando ao desenvolvimento de tumores que causam o câncer. Portanto, ao consumir a pera, você pode prevenir diversos tipos da doença, como os cânceres de pulmão, de esôfago, de cólon, do reto, de próstata e o de mama, o que mais mata mulheres no mundo todo.

2 – Combate doenças cardiovasculares

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes na composição da pera, consumir a fruta também pode fazer muito bem à saúde do coração. Isso porque eles combatem os radicais livres, que provocam o estresse oxidativo e que, por sua vez, promove o desenvolvimento de doenças nesse órgão tão importante para o funcionamento do corpo.

Além disso, por ser rica em fibras, a pera também pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, outro ponto positivo para o sistema cardiovascular, já que o excesso deste pode causar problemas como hipertensão, AVC, derrames, aterosclerose e ataques cardíacos.

3 – Controla a diabetes

A pera é uma fruta com boas quantidades de fibras, que são nutrientes aliados de pacientes portadores da diabetes. Portanto, se você se encontra neste grupo ou quer prevenir o desenvolvimento da doença, com certeza deve ter a fruta sempre presente na alimentação.

Isso porque as fibras presentes na pera se transformam em uma espécie de gel no organismo, que vai liberando aos poucos a glicose na corrente sanguínea e, com isso, mantendo a glicemia sob controle, fator crucial para evitar o agravamento da diabetes.

4 – Combate inflamações

Por conter bons fitonutrientes, a pera é conhecida não somente por sua ação antioxidante quanto também por sua atividade anti-inflamatória no corpo. Por isso, ao incluí-la na sua rotina alimentar, você pode prevenir e amenizar as crises e dores de doenças como a artrite e a gota.

5 – Aumenta a imunidade

Excelente fonte de vitamina C, a pera também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. Isso é possível porque esse nutriente é capaz de intensificar a produção de leucócitos (células de defesa do organismo) e, graças à sua refrescância, aliviar a febre causada por esses quadros.

6 – Regula o intestino

Por ser uma boa fonte de fibras, podendo fornecer ao corpo uma quantidade de 5,5 gramas para uma fruta de tamanho médio, a pera pode ser ideal para melhorar a digestão e regular o intestino. Isso porque os nutrientes do tipo insolúveis encontrados em sua composição podem fazer o intestino trabalhar de forma melhor e, com isso, evitar a prisão de ventre, hemorroidas e diverticulites.

7 – Ajuda a emagrecer

Rica em fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago e evitar a fome, além de regular o intestino, outro requisito para quem quer emagrecer, a pera pode ser a aliada que você estava procurando para conseguir enxugar a silhueta e mandar aqueles quilinhos extras que estão incomodando para bem longe da balança.

Ainda, por ser pouco calórica, a fruta também pode ser incluída na dieta sem medo de engordar ou, ainda, substituir outros alimentos mais calóricos, como pães ou biscoitos. Além disso, se você é louca por doces e tem dificuldades em controlar a vontade de comer, pode optar por consumir a pera para saciá-la.

8 – Faz bem para a pele e cabelos

Para as vaidosas de plantão, a boa notícia é que a pera também pode ser de grande ajuda para potencializar a saúde e beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é rica em antioxidantes, como é o caso dos carotenoides, que são capazes de combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

Sendo assim, ao consumir a pera, é possível eliminar e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas e manter a pele muito mais jovem, saudável e bonita. Ainda, esses mesmos antioxidantes são ideais para melhorar a saúde do couro cabeludo e, portanto, evitar a perda capilar.

9 – Fortalece os ossos

Por conter boas quantidades de cálcio em sua composição, a pera é muito boa para manter os ossos saudáveis e mais fortes. Isso porque esse mineral é ideal para manter o pH do corpo e, portanto, ajudar na melhor absorção de cálcio pelo organismo. Sendo assim, é possível ficar longe de fraturas ou lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose.

10 – Fornece energia

Graças ao alto teor de glicose presente em sua composição, a pera também pode ser usada, inclusive por atletas ou praticantes de atividades físicas, para ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia e exercícios físicos. Isso porque a fruta é absorvida mais facilmente pelo corpo e se converte em energia.

Sobre o autor

Raiane