Emagrecimento Nutrição

Saiba os benefícios da quinoa para a saúde

Raw Organic Quinoa Seeds

Que os cereais são grandes fontes de nutrientes essenciais à nossa saúde, nós já sabemos. Porém, alguns deles conseguem se destacar ainda mais em relação aos outros por conta dos inúmeros benefícios que pode trazer para o nosso corpo, como, por exemplo, a quinoa.

A quinoa – ou quinua, como é conhecida cientificamente – é um pseudocereal que está tomando conta da mesa dos brasileiros nos últimos tempos, principalmente daqueles que estão em busca de uma alimentação mais saudável. Isso porque, além de saborosa, a quinoa pode ser uma grande aliada nos cuidados com a saúde devido à presença de vários nutrientes em sua composição.

Apesar de não ser um cereal propriamente dito do ponto de vista botânico, a quinoa possui as mesmas propriedades nutricionais desses grãos, se destacando, inclusive, como um dos mais benéficos entre todos eles.

O grão da quinua (ou quinoa) é oriundo dos Andes e há registros de que ele já é consumido há mais de oito mil anos pelos incas. Desde a década de 90, os seus efeitos no corpo humano vêm sendo estudados por especialistas de todo o mundo e os resultados têm sido bastante positivos, sendo considerado um alimento funcional na prevenção e cura de diversas doenças.

Não é à toa que a quinoa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um “superalimento”, ou seja, um dos mais nutritivos de todo o mundo, ultrapassando todos os demais e sendo equiparado apenas ao leite materno.

O grão é encontrado em diversas cores – variando entre o amarelo e o vermelho – e pode ser inserido na alimentação de várias formas. Ele pode ser usado no preparo de receitas ou até mesmo em substituição ao arroz nos pratos mais tradicionais aqui no Brasil.

Além disso, por ser livre de glúten, o que a diferencia dos demais cereais, a quinoa pode ser usada no lugar da farinha de trigo para preparar pães, bolos, tortas, massas, bolachas, biscoitos, entre outros, se tornando uma ótima opção para pacientes celíacos, que têm intolerância ao glúten.

Quer saber mais sobre os benefícios da quinoa para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o grão para começar a inseri-lo na sua alimentação agora mesmo. Vamos lá?

Benefícios

mulher-comendo-quinoa

1 – Reduz o colesterol

Por conter uma alta concentração de fibras, a quinoa pode ajudar na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue. Por este motivo, o grão indiretamente auxilia na prevenção e combate de doenças cardiovasculares, como a hipertensão e arteriosclerose.

2 – Ajuda a emagrecer

Rica em proteínas, a quinoa pode ajudar de forma significativa na perda de peso. O seu consumo ajuda a reduzir o apetite, fazendo com que comamos menos, e a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias consumidas nos alimentos.

Além disso, por conter um baixo índice glicêmico, o grão pode fazer com que a sensação de saciedade no estômago seja prolongada por mais tempo. O resultado é de menos fome fora de hora e descontrolada e emagrecimento rápido e saudável.

3 – Livre de glúten

Esse é mais um dos grandes benefícios da quinoa para a saúde. Por não possuir glúten em sua composição, o grão pode ser uma opção na alimentação de pessoas com intolerância à proteína, como pacientes celíacos, ou que estejam com dietas restritas à ela.

Para saber mais, leia também: Doença Celíaca: Entenda a intolerância ao glúten

Por este motivo, a quinoa é indicada para substituição ao trigo, como falamos no início desse artigo, no preparo de alimentos como pães, bolos, biscoitos, bolachas, entre outras massas. Inclusive, o pseudocereal é um alimento recomendado por especialistas para dietas de bebês e crianças, devido à sua fácil ingestão.

4 – Controla os níveis de açúcar no sangue

Por ter um baixo índice glicêmico, como você já leu anteriormente, a quinoa é absorvida de forma mais lenta pelo nosso organismo, o que acarreta em uma diminuição considerável dos níveis de açúcar no sangue.

Por isso, o grão pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso ou luta contra a obesidade, diabéticos e portadores de doenças cardíacas.

5 – Ajuda no ganho de massa muscular

A quinoa é considerada um dos alimentos mais ricos em proteínas do mundo, sendo elemento principal na dieta de veganos (adeptos ao veganismo) e vegetarianos – que não consomem proteína de origem animal.

Como os nossos músculos dependem de vários aminoácidos essenciais (compostos da proteína) para funcionarem de forma correta e estes, por sua vez, só podem ser obtidos por meio da alimentação, a quinoa se mostra como um grão extremamente eficaz na formação e manutenção dos músculos, ajudando na recuperação de microlesões ocasionadas pela prática de atividades físicas.

O resultado é de maior ganho de massa muscular magra e, portanto, silhuetas mais bonitas e saudáveis.

quinoa

6 – Previne doenças cardiovasculares

A quinoa pode ajudar, também, na prevenção e combate à doenças cardiovasculares. Isso porque ela tem alto teor de gorduras benéficas à nossa saúde, como Ômega 3 e Ômega 6, que são extremamente importantes no combate à doenças relacionadas ao coração. Ainda, o grão atua no controle do colesterol ruim (LDL), um fator essencial para deixar o coração livre de danos e suas complicações.

7 – Combate a anemia

A quinoa é o segundo grão mais rico em ferro, perdendo apenas para o amaranto. Ainda, é comprovado que ele possui mais a quantidade do mineral do que o feijão. Por esta razão, o alimento pode ser um grande aliado no combate à anemia, que é ocasionada, muitas vezes, pela deficiência desse mineral no sangue.

8 – Protege os ossos

Por ser rica em cálcio, inclusive em uma quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada, a quinoa também ajuda na proteção e manutenção dos ossos, evitando o desenvolvimento de doenças como a oesteoporose e, ainda, deixando-os mais fortes contra possíveis fraturas.

9 – Melhora a saúde do cérebro

Grande fonte de vitaminas C e E e, também, do complexo B, como B1, B2, B3, e B6, que são poderosos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, a quinoa ajuda a melhorar a saúde do nosso cérebro, atuando no bom funcionamento do sistema nervoso. Os resultados podem ser de menos dores de cabeça e enxaqueca.

10 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à presença do zinco em sua composição, a quinoa pode ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de doenças e, ainda, melhorando a cicatrização de lesões ou feridas na pele.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */