Nutrição Vegetais

Benefícios da soja: entenda como o grão pode melhorar a saúde

Seja para adquirir uma melhor qualidade de vida ou conquistar a boa forma, muitas pessoas têm procurado por uma mudança de hábitos que vise potencializar ainda mais a saúde, começando, é claro, pela boa alimentação. Neste sentido, alguns alimentos são tidos por muitos especialistas como precursores de um estilo de vida mais saudável, como é o caso da soja.

Acredita-se que o cultivo do grão, que pertence à mesma família do feijão e da ervilha, começou há mais de cinco mil anos na Ásia, passando a ser amplamente comercializado no Ocidente durante a segunda década do século XX nos Estados Unidos. No Brasil, o alimento chegou apenas em meados dos anos 1950.

Hoje, o país é considerado o segundo maior produtor da leguminosa do mundo, chegando a produzir 75 milhões de toneladas por ano, o que fez com que esse alimento rico em proteínas de origem vegetal fosse consumido principalmente em dietas vegetarianas e veganas ou para emagrecimento, sendo ideal para substituir as carnes nas refeições.

Rica em diversos nutrientes essenciais à saúde, dentre eles, aminoácidos, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina k, fibras, sódio, fósforo, magnésio, zinco, potássio, cálcio e ferro, a soja pode não só ajudar na perda de peso como também prevenir e tratar diversos tipos de males que possam acometer o nosso corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios da soja para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o grão não pode mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Melhora a saúde cardiovascular

Por conter boas quantidades de proteínas em sua composição, a soja também pode ajudar de maneira eficiente na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), um fator muito importante para ajudar na saúde do nosso sistema cardiovascular, evitando doenças como hipertensão e a aterosclerose.

Ainda, o grão também possui baixa quantidade de gorduras saturadas e trans, que são prejudiciais para paciente cardíacos, além de conter lecitina, um composto que atua como um estimulante de gordura natural, ideal por diminuir o acúmulo de triglicerídeos e colesterol LDL nas artérias sanguíneas.

Outro benefício da soja é que ela é rica em ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido linolênico, que auxiliam no bom funcionamento dos músculos lisos e regula a pressão arterial.

2 – Controla a diabetes

A boa notícia para pessoas que sofrem de diabetes é que a soja também pode ser um alimento útil para incluir na dieta e evitar o agravamento da doença. Isso porque o grão ajuda no aumento da produção e metabolismo de insulina no fígado, o que significa que consumi-la pode auxiliar na regulação da glicose no corpo.

3 – Fortalece os ossos

Excelente fonte de cálcio, a soja também pode ajudar a fortalecer os nossos ossos e aumentar a densidade óssea. Sendo assim, ao inseri-la na alimentação, você pode tornar os ossos mais resistentes contra fraturas e lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose.

4 – Previne o câncer

A soja possui alta concentração de ácido fítico, um antioxidante com ótimas propriedades anticancerígenas. Portanto, ao consumir o grão, você pode prevenir diversos tipos de cânceres, dentre eles, o de cólon, já que as fibras presentes na leguminosa são capazes de melhora a digestão e os movimentos dos intestinos.

Além dos sphingolipids presentes em sua composição, os peptídeos de proteína também são úteis contra os cânceres de cólon, fígado e de pulmão.

5 – Melhora a digestão

Como você já leu anteriormente, a soja é rica em fibras, nutrientes essenciais para ajudar na boa digestão. Portanto, ao incluí-la no seu cardápio diário, você pode prevenir problemas como dores estomacais, flatulência e prisão de ventre.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em minerais como zinco, fósforo, cálcio, potássio e cálcio, a soja também pode ser consumida para aumentar a nossa imunidade. Isso porque esses nutrientes são capazes de combater os radicais livres presentes no organismo, que são os principais causadores de doenças.

7 – Potencializa a memória

A soja possui ótima concentração de um composto chamado lecitina, que pode ajudar a potencializar as nossas funções cognitivas, já que ajuda as células do cérebro a serem mais ativas, aumentando a capacidade de memória, concentração e aprendizagem.

8 – Faz bem para a pele

A soja também é um grão rico em propriedades antioxidantes, dentre elas, as proporcionadas graças às isoflavonas presentes em sua composição, que são capazes de atuar contra a ação dos antioxidantes no organismo, reduzindo pigmentos na nossa derma e, ainda, combatendo o envelhecimento precoce.

Portanto, ao incluir a leguminosa na sua alimentação, é possível ficar livre por muito mais tempo de rugas, linhas de expressão, manchas, entre outros sinais comuns do avanço da idade.

9 – Ajuda a emagrecer

Assim como o feijão, a soja também pode contribuir para o maior consumo de proteínas, vitaminas e minerais, o que a torna uma ótima opção de alimento para compor uma dieta saudável e balanceada para ajudar na perda de peso.

Sendo assim, se você está querendo dar aquela enxugada na silhueta e mandar os quilos extras que tanto incomodam para bem longe da balança, basta incluir o grão no seu cardápio diário, principalmente em substituição à carnes, para potencializar o emagrecimento.

10 – Promove o ganho de massa muscular

Na soja, é possível encontrar uma excelente quantidade de proteínas de alto valor biológico, o que quer dizer que ao consumir o grão de forma frequente na alimentação também pode ajudar na melhor e maior formação de massa muscular, o que torna o alimento ideal para a dieta de atletas e praticantes de atividades físicas que estejam em busca da hipertrofia.

Sendo assim, ao ter a soja como aliada dos seus treinos, você pode melhorar o desempenho dos músculos durante os exercícios físicos de alta intensidade e, portanto, promover uma construção muscular mais potente e rápida.

Sobre o autor

Raiane