Saúde

Toranja: descubra os benefícios da grapefruit para o corpo

Ela é bem parecida com a laranja, uma das frutas mais populares e mais consumidas aqui no Brasil, inclusive por seus muitos benefícios à saúde. A toranja, também conhecida em outras regiões como jamboa, pamplemussa, laranja-melancia, laranja-romã e laranja vermelha, possui como características uma casca com textura e amarela, tal como a própria laranja, com a diferença de que a polpa tem uma coloração vermelha.

Além disso, o seu sabor ácido e azedo também lembra muito o da fruta da mesma família, o que faz com que ela seja amplamente consumida, seja na forma de sucos, in natura, assada ou cozida. A toranja é uma fruta híbrida, ou seja, obtida através do cruzamento de duas outras frutas, que, como você já deve imaginar, a laranja e o pomelo.

O fato é que, para além da sua origem e características, a toranja é bastante nutritiva e, por isso, pode fazer muito bem à nossa saúde como um todo. Dentre os nutrientes que a tornam tão importante na alimentação podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (tais como B1, B2, B3, B5 e B6), vitamina C, vitamina E, além de água, fibras, fósforo, potássio, cálcio e licopeno, que são essenciais para prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios da toranja para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e entenda por que a frutinha não poderá mais faltar no seu cardápio a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

Rica em fibras, a toranja faz parte da dieta de muitas pessoas que querem perder peso. Isso porque esses nutrientes são capazes de reduzir o apetite, evitando que se consuma quantidades exageradas de calorias durante o dia. Ainda, as mesmas fibras são responsáveis por ajudar na regulação do intestino, outro requisito essencial para quem quer emagrecer com saúde.



Além disso, a ingestão da toranja estimula a famosa colecistoquinina, um hormônio que regula os sucos digestivos e age como um inibidor de fome, mais um motivo para você que está querendo enxugar a silhueta e eliminar alguns quilinhos extras da balança incluir a fruta no cardápio diário, concorda?!

2 – Combate a gripe

Por amenizar a acidez no sistema imunológico, a toranja também é considerada uma fruta ideal para prevenir e tratar a gripe. O motivo disso é que ela possui entre os seus antioxidantes a Naringina, um tipo flavonoide que oferece propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anticâncer e anti-inflamatórias, o que a torna uma das linhas mais importantes de defesa do nosso sistema imunológico, protegendo o corpo não da gripe como também de muitas outras condições sérias.

3 – Trata a malária

Rica em um alcaloide chamado quinina, a toranja também pode ser considerada um eficiente remédio natural para tratar a malária, bem como outras doenças graves, como o lúpus, a artrite e câimbras noturnas nas pernas. Para que você tenha uma ideia da importância desse nutriente, ele é dificilmente encontrado em outros alimentos, o que torna a fruta valiosa e rara.

4 – Alivia a febre

Além de seus benefícios ao sistema imunológico, o que ajuda a evitar quadros febris, a toranja também pode ser consumida para amenizar a febre a diminuir a sensação de queimação no corpo que ocorre quando ele atinge uma temperatura alta. Os efeitos benéficos da fruta neste sentido se devem à alta concentração de vitamina C presente em sua composição, que também tem o papel fundamental de matar a sede e manter o corpo hidratado, além de aumentar a nossa imunidade.

5 – Combate a fadiga

A toranja possui entre os seus nutrientes o nootkatone, um composto muito raro e valioso que, além de ser responsável pelo delicioso aroma da fruta, também ajuda a melhorar o metabolismo de energia no corpo através da ativação da AMPK. Portanto, ao incluir a toranja no seu cardápio, o resultado é de uma maior resistência e energia, evitando a fadiga ou cansaço excessivo, muito comum após um longo dia de trabalho.

6 – Melhora a digestão

Com alta concentração de fibras e celulose vegetativa, a toranja é capaz de melhorar o fluxo de sucos digestivos, um fator crucial para facilitar o movimento dos intestinos e manter o sistema excretor regulado. Portanto, ao inserir a fruta na sua alimentação de forma regular, é possível evitar vários problemas de indigestão e irritações causadas no estômago, bem como prevenir a prisão de ventre e flatulências.

7 – Combate a insônia

Devido às boas quantidades de triptofano presentes em sua composição, a toranja também pode ser útil para evitar a insônia. Esse nutriente é bastante conhecido por oferecer uma sonolência após grandes refeições e, por isso, pode te ajudar a melhorar as suas noites de sono, deixando-a mais disposta para as atividades do dia seguinte.

8 – Controla a diabetes

A toranja é uma fruta muito recomendada por médicos e especialistas para compor a dieta de pacientes diabéticos. Isso porque a fruta é capaz de reduzir os níveis de amido no corpo, ajudando na regulação do fluxo de açúcares no sangue, um ponto positivo para prevenir o agravamento da doença.

Além disso, o consumo da fruta também é indicado para pessoas com predisposição ao desenvolvimento da diabetes, como é o caso daquelas que possuem familiares ou parentes portadores.

9 – Evita a infecção urinária

Rica em vitamina C e minerais importantes como o potássio, a toranja, ao ser consumida, também pode ajudar na prevenção e tratamento de diversos problemas hepáticos ou renais, como é o caso da infecção urinária, muito comum entre mulheres, especialmente durante a gravidez.

Portanto, se você sofre com esse problema, pode incluir a fruta na dieta para aliviar os sintomas e desconfortos causados por ele, com o seu consumo sempre aliado à toma adequada de água, que é de pelo menos 2 litros por dia.

10 – Protege o coração

Ainda por conta do potássio presente em sua composição, a toranja também pode ser essencial para manter a saúde do coração sempre em dia. Isso porque esse nutriente possui o papel fundamental de atuar como um vasodilatador, o que quer dizer que a sua ação no organismo pode relaxar os vasos sanguíneos e artérias, reduzindo a pressão arterial e prevenindo problemas no sistema cardiovascular, como derrames e ataques cardíacos.

Sobre o autor

Raiane