Saúde

Conheça os 15 maravilhosos benefícios da uva para a saúde

Uvas são sempre saborosas, independente de qual variedade você esteja consumindo. Roxa, verde, amarela, vermelha, rosa e até preta, a fruta possui uma variedade enorme de espécies, totalizando aproximadamente 60 tipos espalhados pelo mundo todo.

Você pode tanto servi-la à mesa quanto utilizá-la no preparo de vinhos e sucos. Seja como for, o fato é que a uva é considerada altamente energética e nutritiva, uma vez que fornece inúmeros nutrientes essenciais ao corpo, como vitaminas B, C, E e K, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco, além de ser uma fruta de baixo índice calórico, contendo apenas 70 calorias para cada 100 gramas de alimento.

Por isso, além de dar uma enxugada na silhueta, a fruta também pode trazer diversos outros efeitos positivos ao corpo, como você vai conferir a seguir. Continue lendo esse artigo e conheça quais são os benefícios da uva para a saúde!

Infográfico Benefícios da uva

Infográfico Benefícios da uva para a saúde

1 – Prevenção de doenças cardiovasculares

Já ouviu falar que tomar uma pequena dose de vinho todos os dias na hora do jantar pode ajudar a proteger o coração? Pois bem!



Esse benefício se a uma substância presente na uva, matéria-prima na fabricação da bebida, chamada de resveratrol, que tem a função de eliminar do sangue plaquetas causadoras de coágulos que podem entupir as artérias e, com isso, causar doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é de extrema importância inserir a fruta no cardápio diário para proteger o coração e evitar qualquer problema, como hipertensão e aumento do colesterol ruim (LDL).

2 – Melhora a digestão

A uva também pode auxiliar no processo de digestão. Para isso, basta tomar o seu suco que, além de eliminar os ácidos no estômago, também pode prevenir ajudar o organismo a digerir melhor os alimentos. Em alguns países, o suco de uva é chamado de “mosto”.

3 – Combate a prisão de ventre

A uva é considerada uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

Com isso, junto ao ácido orgânico e à celulose, as fibras podem acalmar a membrana intestinal e estomacal, além de promover o aumento do bolo fecal, facilitar a sua excreção saudável e, portanto, combater a prisão de ventre.

4 – Previne o câncer

Devido à presença de antioxidantes em sua composição, a uva também pode ajudar na prevenção do câncer.

Mais uma vez, graças à substância chamada resveratrol, que falamos anteriormente, além das proantocianidinas, a fruta pode ser utilizada para reduzir o metabolismo das células cancerígenas, combatendo vários tipos de cânceres, incluindo o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil.

5 – Melhora a saúde dos olhos

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua fórmula, a uva pode contribuir de forma positiva para a saúde dos olhos.

Por isso, ela pode prevenir o desenvolvimento de doenças oculares, tais como catarata e degeneração macular, muito comuns em pessoas idosas. Além disso, esses nutrientes também podem combater o processo de oxidação e perda da visão.

6 – Faz bem para a pele

Rica em antioxidantes e vitamina C, a uva também é considerada uma grande aliada nos cuidados com a pele. Esses nutrientes podem eliminar a presença dos radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce. Sendo assim, é possível ficar livre de rugas, linhas de expressão e até manchas.

Para quem sofre com acnes, a fruta também pode ajudar nesse problema, bastando apenas consumir o seu suco para obter todos os benefícios em relação à melhora da saúde da pele.

7 – Fortalece o sistema imunológico

A uva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e gripes.

8 – Protege o cérebro

Mais uma vez, o resveratrol encontrado na composição da uva pode ajudar no combate ao processo de danos nas células do cérebro, principalmente aqueles causados pela presença dos radicais livres. A substância é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo em até 200%, potencializando a velocidade de resposta mental e desempenho cognitivo.

Por isso, inserir a fruta na sua alimentação pode ajudar a melhorar as atividades cerebrais e as funções cognitivas, prevenindo doenças de demência, como é o caso do Mal de Alzheimer.

9 – Previne a diabetes

Devido ao seu baixo índice glicêmico, a uva também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, ser consumida por pacientes diabéticos. Algumas pesquisas já apontaram que a suplementação com resveratrol ajudou na queda de 10% dos picos de glicemia em pacientes pré-diabéticos.

Além disso, a fruta também pode melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina. Para quem não sabe, a resistência à insulina é o principal fator que contribui para o desenvolvimento da doença.

10 – Ajuda na perda de peso

Como falamos no início desse artigo, a uva pode mesmo ajudar a emagrecer de forma saudável e rápida. Isso porque a fruta possui pouquíssimas calorias e pode ser uma grande aliada na dieta, servindo como uma opção de lanche rápido, o que evita o consumo de petiscos industrializados, cheios de açúcares e gorduras.

Além disso, por conter uma excelente quantidade de fibras, a fruta promove uma maior sensação de saciedade no estômago após as refeições, evitando as “beliscadas” durante o dia que engordam; e, ainda, melhora o trânsito intestinal, ideal para quem quer perder peso.

11 – Favorece o ganho de massa muscular

Principalmente para quem está em uma dieta e frequenta a academia regularmente, consumir a uva pode ser uma ajuda e tanto para a construção da massa muscular. Isso porque a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, nutrientes essenciais para ajudar na recuperação e síntese dos músculos no pós-treino.

Para isso, basta tomar o suco de uva depois de chegar da academia para ter uma melhor recuperação metabólica e ativar a síntese de proteínas que ajudam no ganho de massa magra.

12 – Aumenta a longevidade

Quer viver mais? Então, aposte na uva para conseguir uma melhor qualidade de vida e somar mais anos de vida. Alguns estudos sobre longevidade indicaram que existem alguns genes envolvidos no processo, que só podem ser ativados através de uma boa nutrição e, de preferência, de baixas calorias.

Por isso, a fruta em questão, além de conter pouquíssimas calorias, ainda contém o resveratrol que, segundo estudos recentes, possui a função de ativar esses genes e promover uma vida longa e saudável.

13 – Combate infecções e inflamações

Devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias, a uva também pode combater diversos tipos de inflamações e infecções pelo corpo, geralmente causadas nos tecidos e que podem promover uma série de doenças graves.

14 – Melhora a saúde dos ossos

A uva é uma excelente fonte de cobre a vitamina K. Por isso, ela pode não só melhorar a saúde dos nossos ossos como também a coagulação sanguínea e o transporte de oxigênio, já que esses nutrientes participam ativamente da fixação de ferro na hemoglobina.

15 – Fornece energia ao corpo

Para você que frequenta a academia todos os dias, a uva também pode dar aquela disposição e o pique que você estava esperando para treinar com tudo o que tem direito.

A versão roxa da fruta, por exemplo, possui uma excelente quantidade de açúcares simples, conhecidos por promoverem energia instantânea ao organismo. Além disso, por conter também cobre, ferro, ácido fólico e manganês, a uva ajuda a aumentar a produção de sangue e, consequentemente, o nível de energia no corpo.

Como consumir?

Depois de conhecer todos esses benefícios da uva para a saúde, você deve ter se perguntado qual é a melhor maneira de consumi-la para aproveitar todos eles e mais um pouco, não é verdade? E a boa notícia é que a fruta deve ser consumida diariamente na dieta para que todas as suas propriedades benéficas sejam aproveitadas com sucesso.

Para isso, basta que você escolha a variedade que mais gosta, seja por conta do sabor ou valor nutricional. O ideal é comer um cacho inteiro ou um copo de suco recém-preparado depois do almoço todos os dias. Além disso, você também pode usar o óleo de uva para cozinhar ou aplicar na pele ou cabelos.

Veja também: 5 receitas deliciosas de sobremesas com uva

E vale lembrar que as cascas e sementes são as partes da uva que mais contêm nutrientes essenciais à saúde. Por isso, não deixe de consumi-las também junto à polpa em si. Em pouco tempo, você poderá notar todos os efeitos da ingestão da fruta no corpo e na saúde em geral.

Está esperando o que? Corra já até o supermercado e compre a sua uva para experimentar os seus benefícios!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane