Frutas Nutrição

Benefícios da vagem: entenda como o “feijão verde” pode melhorar a saúde

Experimentar novos sabores nunca é demais para manter uma alimentação saudável e diversificada, especialmente se estes vêm de frutas, legumes e verduras, que são alimentos essenciais em qualquer cardápio. Mas, como nem todo mundo pensa dessa forma, alguns deles costumam passar despercebidos na nossa alimentação, mesmo sendo importantes para a nossa saúde.

Esse é o caso da vagem, assunto do nosso artigo de hoje. Também conhecida como o “feijão verde”, ela faz parte da categoria de leguminosas, a mesma família do feijão, mas nem de longe é tão popular quanto o favorito na mesa dos brasileiros. Ao contrário disso, muitas pessoas torcem o nariz para a verdura sem saber dos seus inúmeros benefícios à saúde.

Rica em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, dentre eles, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, cálcio, ômega 3, magnésio, fósforo, ferro, fibras, ácido fólico, proteínas e carboidratos, consumi-la pode não só ajudar a prevenir como também tratar diversos tipos de doenças, além de ajudar a emagrecer, uma vez que ela fornece apenas 35 calorias para cada 100 gramas de verdura.

Além do seu alto valor nutricional, a vagem possui um sabor agradável e delicado, podendo ser adaptável e bastante versátil, o que permite que a leguminosa seja consumida tanto em pratos frios quanto em pratos quentes.

Quer saber mais sobre os benefícios da vagem para a saúde? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post e descubra por que a verdura não poderá mais faltar no seu cardápio depois que você terminar de ler. Vamos lá?!

1 – Fortalece os ossos

Por conter boas quantidades de magnésio e silício, além de cálcio, a vagem pode ajudar a manter os ossos e dentes mais fortes e resistentes, o que a torna um alimento essencial para atletas e praticantes de atividades físicas, já que é capaz de potencializar os treinos e tornar o corpo mais apto a suportar exercícios intensos e levantamento de cargas.

Além disso, a verdura também é rica em vitamina K, uma precursora da absorção de cálcio, um mineral essencial para melhorar a densidade óssea.

2 – Protege o coração

A vagem contém ômega 3 em sua composição, o que, mesmo em pequena quantidade e combinado com os demais nutrientes encontrados na fruta, pode-se eliminar as células de gordura e reduzir o seu percentual no corpo.

Com isso, além de melhorar a nossa silhueta e desempenho físico, também pode potencializar o funcionamento do nosso sistema cardiovascular. Sendo assim, ao consumir a verdura, você pode prevenir problemas como a hipertensão, aterosclerose, AVC, derrames e ataques cardíacos.

3 – Combate inflamações

Graças aos carotenoides e flavonoides presentes em sua composição, a vagem também pode auxiliar no combate a diversos tipos de inflamações no corpo, incluindo aquelas causadas pela artrite e gota, já que possui boas propriedades anti-inflamatórias.

4 – Previne a anemia

Excelente fonte de ferro, a vagem também pode servir como uma grande aliada no combate à anemia, uma doença causada justamente pela deficiência desse importante mineral na corrente sanguínea. Sendo assim, se você quer fugir dela e dos seus incômodos sintomas, que incluem fadiga e fraqueza no corpo, basta incluir a verdura na sua alimentação.

5 – Controla a diabetes

Por conter inúmeros nutrientes importantes para a saúde, a vagem também pode ser inserida na dieta de pacientes diabéticos. Isso porque ela pode ajudar no controle da taxa de açúcar no sangue, o que evita os picos de insulina e hipoglicemia, sendo ideal não só para prevenir a doença como também para controlar a diabetes.

6 – Regula o intestino

Rica em fibras, consumir a vagem pode auxiliar a melhorar a digestão e regular o funcionamento do intestino, já que elimina as toxinas que impedem o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Sendo assim, se você sofre com a prisão de ventre, bem como desconfortos e inchaços provocados pelo problema.

7 – Ajuda a emagrecer

Por ser pouquíssima calórica, a vagem é considerada uma grande aliada na perda de peso, de modo que você pode incluir a verdura na sua dieta sem medo de engordar e, inclusive, colocá-la como substituta de outros alimentos mais calóricos.

Além disso, a vagem também contém um alto teor de fibras, o que significa que ela pode aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que ajuda a controlar o apetite, além de regular o intestino, outro requisito importante para quem quer emagrecer.

8 – Melhora o humor

Ao consumir a vagem, você pode fornecer boas doses de ácido fólico ao seu organismo, um estimulante da produção de dopamina, homocisteína, noradrenalina e serotonina, hormônios que agem como diferencial para o bem estar e humor do dia a dia. Sendo assim, se você está sentindo cansada depois de um longo dia de trabalho, pode colocar a verdura em uma salada ou cozinhá-la para aliviar o estresse.

9 – Ajuda no ganho de massa muscular

Se você é atleta ou praticante de atividades físicas, pode aproveitar os benefícios da vagem para potencializar o crescimento dos seus músculos. Isso porque a verdura contém boas quantidades de magnésio, um mineral considerado de extrema importância para a síntese de proteínas e, portanto, para a reconstrução muscular.

Além disso, o magnésio pode melhorar a saúde das articulações, o que lhe fornecerá maior segurança dos membros na hora dos treinos de musculação, que envolve o levantamento de cargas pesadas.

10 – Melhora a visão

A vagem é rica em vitamina A, um nutriente com potentes antioxidantes. Sendo assim, ao consumi-la, você pode potencializar a saúde dos olhos, bem como melhorar a visão como um todo, prevenindo problemas como a degeneração macular, catarata e cegueira noturna, mais comuns em pessoas com idade avançada.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */