Emagrecimento Frutas Nutrição

Confira 11 espetaculares benefícios do abacaxi para a saúde

O abacaxi é uma fruta tropical muito consumida por aqui no Brasil por seu sabor refrescante, azedinho e levemente adocicado. Assim como o limão e a laranja, ele se encaixa no chamado grupo das frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e outras propriedades antioxidantes essenciais à saúde, além conter alta quantidade de água, ideal para se hidratar nos dias mais quentes do ano.

A fruta é bastante versátil e pode ser consumida de várias maneiras diferentes, tanto em sua versão in natura como no preparo de receitas, como sucos, tortas, saladas de frutas, geleias, doces, bolos, milk-shakes, etc., o que significa que pode agradar até mesmo os paladares mais exigentes.

Entre os nutrientes presentes no abacaxi, além da vitamina C, estão a vitamina A,  vitamina B, além de minerais como magnésio, zinco, fósforo, ferro, cálcio e sódio. Sendo assim, ele pode trazer inúmeros efeitos positivos ao corpo, bem como também ajudar a mandar aqueles quilinhos extras que são incomodando para bem longe da balança.

Quer saber mais sobre os benefícios do abacaxi para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que essa fruta poderosa pode fazer por você e pelo seu bem-estar! Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

Lembra quando eu falei ali em cima que o abacaxi pode auxiliar na perda de peso? Pois bem! Se você está querendo enxugar alguns quilinhos extras, a dica é inserir na sua dieta uma fatia de abacaxi sempre após as refeições, principalmente no lanche da manhã ou da tarde.

O motivo pelo qual a fruta pode te ajudar a emagrecer está no fato de ela conter bastante água, o equivalente a aproximadamente 87% do seu peso, e uma boa quantidade de fibras, que são essenciais para aumentar a sensação de saciedade no estômago e evitar a fome fora de hora que faz a gente comer mais do que deveria e engordar.

Além disso, o abacaxi possui um baixo índice calórico, sendo consumo de uma fatia de 100 gramas capaz de fornecer apenas 50 calorias ao corpo. Mas, fique atenta para o exagero! Mesmo sendo essencial para a perda de peso, não se deve consumir a fruta de forma excessiva na dieta, já que ela possui também bastante carboidratos e, portanto, poderia transformar esses nutrientes em gordura acumulada.

2 – Auxilia no ganho de massa muscular

Mais uma vez, o abacaxi pode entrar na sua dieta para potencializar a busca pela boa forma. Se você pratica atividades físicas e está querendo ganhar massa muscular, já deve saber que precisa aumentar o consumo de proteínas, certo? Pois bem!

Saiba que a bromelina, uma enzima presente na composição nutricional da fruta, tem o papel fundamental de atuar na digestão das proteínas, facilitando para que elas sejam quebradas em aminoácidos. Esses nutrientes, por sua vez, são absorvidos pelo intestino e usados como recursos pelos músculos na sua construção e recuperação após os treinos.

Portanto, é válido dizer que o abacaxi pode ajudar neste processo e potencializar o ganho de massa muscular, o que o torna ideal na alimentação de atletas e praticantes de atividades físicas no geral. Você pode consumi-lo no pós-treino para ajudar na recuperação muscular.

3 – Alivia dores musculares

Se você é atleta ou pratica exercícios físicos regularmente na rotina, sabe que quando pega mais pesado no treino, os seus músculos podem responder com algumas dores, inchaços, lesões ou traumas incômodos poucas horas depois. Por isso, uma boa dica é consumir o abacaxi no pós-treino.

Isso porque ele possui a bromelina entre os seus componentes, que nada mais é que uma enzima que possui efeitos anti-inflamatórios no corpo, ideal para otimizar o período de recuperação muscular.

4 – Melhora o cabelo e a pele

Como você já leu anteriormente, o abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, um nutriente com propriedades antioxidantes essenciais à saúde da nossa pele e cabelos.

Portanto, ao consumi-lo, é possível combater os radicais livres do corpo, que são os principais causadores do envelhecimento precoce, flacidez e desidratação da derma e dos nossos fios capilares, bem como estimular a produção de colágeno, substância essencial para melhorar a aparência e tornar saudáveis essas duas partes do corpo.

Ao comer pelo menos uma fatia de abacaxi por dia, você pode eliminar rugas e linhas de expressão, combater a acne, melhorar a cicatrização da pele, combater rachaduras nos pés, tratar problemas no couro cabeludo, entre outros benefícios.

5 – Melhora a digestão

Graças à bromelina presente em sua composição, o abacaxi pode quebrar as proteínas no organismo, auxiliando o organismo na digestão dos alimentos proteicos e aliviando a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada, por exemplo. Ainda, a fruta também contém as fibras entre os seus componentes nutricionais, o que significa que ela pode melhorar o funcionamento do intestino e amenizar as constipações e inchaços causados pela má digestão.

6 – Previne o câncer e a osteoartrite

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o abacaxi também pode ajudar a combater uma série de doenças causadas por condições inflamatórias, como é o caso do câncer e da osteoartrite.

De acordo com algumas pesquisas, a bromélia presente na composição da fruta é capaz de prolongar a vida de animais com vários tipos de tumores, o que significa que o mesmo efeito pode ocorrer no corpo humano.

7 – Controla a coagulação sanguínea

Ainda por conta da bromelina, o abacaxi pode ajudar a reduzir a coagulação do sangue. Portanto, ele pode ser um excelente alimento por pessoas que fazem viagens de avião durante longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, bem como para pacientes com doenças causadas por altas taxas de coagulação sanguínea.

8 – Fortalece os ossos

O abacaxi também pode ajudar a manter os seus ossos saudáveis quando consumido de forma regular. Isso porque a fruta é uma ótima fonte de manganês, sendo uma porção capaz de fornecer até 70% das quantidades necessárias desse poderoso mineral.

Na prática, isso significa que, como o manganês é cofator de várias enzimas no corpo, ele é importantíssimo para a construção e manutenção dos nossos tecidos ósseos e conjuntivos. Sendo assim, consumir o abacaxi, você pode não só melhorar a saúde dos ossos como também prevenir uma série de doenças que os acometem, como é o caso da osteoporose.

Se você tem filhos, também pode incluir a fruta na alimentação das crianças ou adolescentes para ajudar no crescimento.

9 – Aumenta a imunidade

Por conter altas quantidades de vitamina C, sendo uma fatia de 100 gramas de abacaxi capaz de fornecer 80% das necessidades diárias recomendadas desses nutrientes, a fruta pode ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico.

O resultado é de menos doenças, como gripes, resfriados, doenças cardíacas, infecções, além de uma maior proteção dos vasos sanguíneos e auxílio no funcionamento das células brancas sanguíneas, que são consideradas as principais células de defesa do nosso organismo.

10 – Melhora a visão

A fruta também possui boas quantidades de vitamina A e betacarotenos, que são antioxidantes essenciais para a saúde dos olhos. Por isso, ao consumir o abacaxi, você pode proteger a retina e não só melhorar a visão como também protegê-la contra doenças causadas pelo avanço da idade, como é o caso da cegueira noturna e da degeneração macular.

11 – Protege o coração

O abacaxi é altamente recomendado por médicos e especialistas para a alimentação de pacientes com problemas de coração. Isso porque a bromelina presente na fruta pode auxiliar na redução da viscosidade do sangue, o que significa que pode haver uma melhora na circulação e prevenção de ataques cardíacos.

Sobre o autor

Raiane