Saúde

Açaí é nutritivo e um poderoso energético natural; veja os seus benefícios

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira que conquistou o paladar dos adeptos da boa forma. Saborosa e rica em vitaminas e minerais essenciais à nossa saúde, como B1 e B2, C, E, fósforo, cálcio e ferro, além de uma excelente fonte de fibras, proteínas e lipídios, a frutinha amazonense pode não só oferecer uma boa carga energética ao corpo, ideal para quem é atleta ou pratica atividades físicas regularmente, como também promover outros inúmeros benefícios à saúde.

Originário de uma palmeira chamada açaizeiro, nativa da região norte, o açaí é bastante versátil, podendo ser consumido tanto cru quanto em sucos, sorvetes, geleias, junto com cereais ou sobremesas em geral. Por isso, o seu consumo se tornou tão popular nos últimos tempos.

Benefícios do açaí infográfico

E para você aí do outro lado da tela que está querendo emagrecer de forma saudável, saiba que o açaí também pode ajudar a mandar para bem longe aqueles quilinhos extras que tanto incomodam na frente do espelho. Quer saber mais?

Então, continue de olho no nosso artigo e descubra quais são os benefícios do açaí para a nossa saúde e boa forma. Vem comigo!

1 – Protege o coração

Da mesma forma que aquela pequena dose de vinho tinto que você toma todos os dias depois do jantar, o açaí também pode ajudar a proteger o coração contra diversos problemas.

Por conter substâncias com propriedades antioxidantes, como é o caso das atocianinas, a fruta pode reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenir o desenvolvimento de coágulos, relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue de uma forma geral.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Apesar dos estudos ainda em andamento, é possível afirmar que o açaí também pode ajudar a combater organismos nocivos ao corpo, fortalecendo o sistema imunológico e evitando o desenvolvimento de vários tipos de doenças, como resfriados e gripes.

3 – Ajuda a emagrecer

Apesar da fama que a fruta amazonense tem de ser um alimento que atrapalha o emagrecimento, muitos especialistas acreditam que o açaí, além de ser um superalimento, pode não só ajudar na perda de peso como também a manter o peso conquistado.

Alguns estudos ainda em andamento mostram que a polpa da fruta pode auxiliar na diminuição dos efeitos negativos de uma dieta irregular e rica em gorduras, eliminando assim alguns quilos. No entanto, vale lembrar que as misturas calóricas, como com granola, leite condensado, banana, xarope de guaraná, etc., não se encaixam nesse benefício, apenas o açaí sozinho.

4 – Melhora a saúde da pele

Devido às suas propriedades antioxidantes, o açaí também é considerado um ótimo alimento para cuidar da pele. Tanto o seu consumo quanto o uso de produtos derivados dele, como é o caso do óleo, pode oferecer benefícios à saúde e beleza da derma.

5 – Previne o envelhecimento precoce

O açaí possui efeito antioxidante, que é ideal para combater os radicais livres responsáveis por causar a oxidação e envelhecimento das células. Sendo assim, ele pode não só deixar a pele mais saudável e bonita como também prevenir o envelhecimento precoce, tornando-a mais jovem.

6 – Fornece energia ao corpo

Este é um dos benefícios que tornam o açaí tão procurado para consumo, principalmente entre as pessoas que praticam atividades físicas. Os resultados ao inserir a fruta no cardápio diário é de maior resistência e disposição para o dia a dia, acabando com a fadiga e exaustão.

Para quem treina regularmente, o ideal é tomar antes ou depois de chegar da academia. No pré-treino, o açaí pode aumentar o rendimento durante a execução dos exercícios físicos, e se for no pós-treino, consumir a fruta pode diminuir os desconfortos e mal-estar.

7 – Diminui as câimbras

Graças ao potássio presente em sua composição, o açaí pode ser utilizado, inclusive por atletas e pessoas que praticam atividades físicas, para prevenir câimbras e desconfortos causados pela má circulação. Se quiser ainda mais resultados neste sentido, a dica é sempre fazer exercícios físicos (no caso de quem não faz) e hidratar bem o corpo com água.

8 – Melhora a saúde dos ossos e dentes

Rico em cálcio, o açaí também pode melhorar a saúde dos ossos e dos nossos dentes. Além disso, ele pode não só prevenir a osteoporose como também a hipertensão.

9 – Aumenta o desejo sexual

Como você já leu anteriormente, a fruta amazonense pode melhorar a circulação sanguínea de maneira eficiente. Inclusive, o fluxo de sangue fica bem melhor nos órgãos sexuais de homens e mulheres, apimentando o apetite sexual, o que torna a fruta uma das mais pedidas dentro da lista de alimentos afrodisíacos.

10 – Previne o câncer

Por conta da vitamina C e do ácido elágico presentes em sua composição, o açaí pode fortalecer o sistema imunológico e, portanto, ajudar a combater o crescimento do cancro. Segundo alguns estudos realizados e publicados pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os polifenois retirados do açaí são capazes de diminuir a proliferação de células cancerosas em 56% até 86%.

11 – Melhora a saúde mental

Graças às propriedades antioxidantes do açaí, a fruta pode ajudar a melhorar a saúde mental, potencializando as capacidades cognitivas do cérebro, como a memória e concentração. Não é à toa que especialistas recomendam o seu consumo para evitar o desequilíbrio emocional em mulheres na menopausa.

12 – Reduz o colesterol ruim

Como você já leu nos parágrafos anteriores, o açaí pode ajudar a proteger o coração. E isso se deve, entre outros benefícios, ao poder da fruta de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue.

13 – Combate doenças respiratórias

Apesar de os seus benefícios ainda estarem em estudo neste sentido, muitos especialistas acreditam que o açaí, quando consumido de forma regular e equilibrada, possa ajudar a prevenir irritações relacionadas a desconfortos respiratórios, principalmente as que resultam em reações alérgicas.

14 – Melhora a digestão

Ainda por conta das propriedades antioxidantes e quantidade de fibras dietéticas presentes em sua composição, o açaí pode ajudar a manter o sistema digestivo limpo, promovendo uma desintoxicação no corpo. Se você quiser melhores resultados, consumir alimentos ricos em fibras também poderá potencializar os efeitos da fruta amazonense.

15 – Combate inflamações

Pessoas que possuem enfermidades causadas por inflamações no corpo, como asma e outras doenças autoimunes, também podem ser beneficiar do açaí. A fruta tem o poder de aliviar os sintomas dessas doenças graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Como consumir?

Apesar de benéfico à saúde, é bom lembrar que tudo em excesso faz mal, inclusive o açaí. Veja aqui quais são os principais malefícios do açaí.

Por isso, além de evitar as receitas calóricas utilizando a fruta, é preciso consumi-la de forma moderada, até mesmo para não engordar.

Você pode consumi-lo em forma de suco, sorvete, geleia, doces ou comer a própria fruta in natura. Nesta última versão, só é possível consumir o açaí em terras amazonenses, onde nasce a sua árvore.

Sobre o autor

Raiane