Saúde

Aipo (salsão) pode emagrecer? Confira aqui os benefícios

celery

Quem já foi às compras na feira já deve ter notado que ele é o “galã” das verduras. Com cor verde bem concentrada, caule grosso e “cabeleira” volumosa, o salsão – ou aipo, como muito o conhecem – é um dos favoritos na cozinha das brasileiras. Além de sua aparência robusta e atraente, o salsão também tem um sabor característico, sendo um dos motivos por ser tão utilizado no preparo de saladas e vários outros pratos da culinária do país.

Apesar de nunca faltar na feira do mês na maioria das casas, poucas pessoas conhecem realmente os inúmeros benefícios do vegetal para a saúde. Mais do que um tempero ou acompanhamento nas refeições, o salsão pode ser um grande aliado na dieta de quem está em busca de perder peso, bem como contribuir para uma alimentação saudável, rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Veja também – Confira 13 benefícios do tomate para a saúde

Além de ser um alimento pouco calórico, o salsão é uma excelente fonte de vitaminas A, V, C, E, K, cálcio, potássio, sódio e fósforo, podendo ser utilizado como um agente curador no tratamento de várias doenças, como gota, artrite, câncer, hipertensão, entre outras. Ainda, é possível dar um up na vida sexual com esse amigo verde. É isso mesmo!

Gostou do que leu? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre os benefícios do salsão para a saúde.



Benefícios do aipo (salsão)

beneficios-do-aipo



1 – Previne o câncer

Por ser um alimento rico em antioxidantes flavonoides, o salsão (aipo) pode inibir o desenvolvimento de células cancerígenas. Além disso, a verdura possui em sua composição o cumarina, que é uma substância fitoquímica capaz de evitar o surgimento de cânceres nas regiões do cólon e estômago.

2 – Reduz sintomas da menstruação

O salsão (aipo) é um alimento com alta concentração de anethole fitoquímico estrogênica. A substância é essencial para combater os sintomas da menstruação, como cólicas, mau humor e constipações.

3 – Aumenta o apetite sexual

Graças à presença dos feromônios androsterona e androstenol em sua composição, o salsão pode ser um ótimo aliado para aumentar a libido (apetite sexual). Por isso, consumir o vegetal regularmente pode ser uma boa oportunidade de apimentar a relação a dois. Que tal experimentar?

4 – Previne doenças cardiovasculares

Rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o salsão pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial, fatores essenciais para prevenir e tratar doenças relacionadas ao coração.
Ainda, por conter também o potássio em sua composição, o alimento verde pode ajudar no equilíbrio dos electrólitos do corpo e, também, na redução dos hormônios do estresse.

5 – Ajuda a emagrecer

Como falamos nos parágrafos anteriores, o salsão (aipo) é um alimento pouquíssimo calórico e que pode ajudar quem está em busca de perder peso de forma rápida e saudável. Além de conter poucas calorias, o vegetal possui bastante água e muitas fibras dietéticas, que são essenciais para quem quer emagrecer.

Estas últimas podem auxiliar no melhor funcionamento do intestino, controlando a prisão de ventre e diminuindo o inchaço na região da barriga que tanto nos incomoda. Ainda, elas são responsáveis por prolongar a sensação de saciedade no estômago, evitando os ataques descontrolados e fora de hora à geladeira.

6 – Hidrata o corpo

Por ser composto por 95% de água, o salsão (aipo) pode ajudar na hidratação do nosso corpo de forma eficiente. Por isso, é muito importante a inserção do alimento na dieta e na rotina alimentar para deixar o corpo mais saudável e emagrecer também, uma vez que a perda de peso também requer a ingestão de bastante líquido.

7 – Combate a retenção líquida

Ao mesmo tempo que ajuda a hidratar o corpo, o salsão também pode ser um ótimo depurador do organismo, eliminando toxinas e líquidos que causam o aumento do peso e inchaço na região abdominal.

8 – Faz bem para pele, cabelos e visão

Por ser rico em minerais como potássio, sódio e vitaminas B1, B2 e B6, o salsão pode ser um grande aliado nos cuidados com cabelos, pele e visão. O vegetal ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, queda dos cabelos e cegueira.

9 – Melhora a saúde muscular e óssea

Graças à presença de minerais, como o cálcio, fósforo e potássio em sua composição, o salsão é ideal para ajuda a fortalecer os ossos e a massa muscular corporal.

10 – Melhora a imunidade

Devido ao alto teor de vitamina C em sua fórmula, o salsão (aipo) pode ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico, evitando o surgimento de vários tipos de doenças.

11 – Desintoxica o organismo

Considerado um poderoso anti-séptico natural, o salsão (aipo) é capaz de eliminar do organismo as toxinas que tanto prejudicam a saúde, especialmente as funções renais. Por esta mesma razão, o vegetal também pode prevenir a formação das dolorosas pedras nos rins.

12 – Combate inflamações

Rico em poliacetileno, o salsão pode ser um grande auxiliar no combate às inflamações no organismo. Por isso, ele é uma boa opção no tratamento de bronquites, osteoartrite, artrite, gota, reumatismo e dores musculares.

Como consumir aipo (salsão)?

A boa notícia é que o vegetal pode ser consumido das mais diversas formas, tanto cru quanto cozido junto a outros alimentos. Ainda, todas as suas partes podem ser aproveitadas: folhas, talo, raiz, fruta e sementes. Opte por consumi-lo em saladas ou forma de temperos.

Você também pode comer o vegetal refogado ou cozido em sopas e outras receitas. Enfim, a dica é tentar aproveitar o máximo de todos os componentes do salsão para obter os benefícios mencionados nesse artigo, ok?

Gostou do assunto? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane