Infográficos Nutrição

Confira 6 benefícios do arroz vermelho para sua saúde

Arroz vermelho benefícios

arroz é um dos alimentos mais populares da culinária brasileira. Esse saboroso grão é um ingrediente que nunca falta nos mais típicos pratos no Brasil. Combinado com um saboroso feijão, o arroz faz do prato uma deliciosa refeição. Isso porque, assim como o feijão, o arroz é um grão que oferece um sabor especial aos pratos tipicamente brasileiros.

E hoje falaremos de uma variedade de arroz rica em nutrientes essenciais para o nosso corpo: o arroz vermelho.

O que é o arroz vermelho e quais as propriedades benéficas para saúde?

Benefícios do arroz vermelho

O arroz vermelho nada mais é do que um tipo de arroz integral recheado de propriedades nutricionais.

Essa variedade de arroz é originária da China. O tom avermelhado do arroz é por conta de seu elevado teor de um antioxidante importante para nossa saúde, a antocianina. Esse antioxidante encontra-se presente também nos legumes e frutas roxos e vermelhos.

Além do mais, o arroz vermelho é grão integral e composto por excelentes valores nutritivos, sendo também um alimento rico em fibras e ferro. E o melhor de tudo, não tem segredo para o preparo destes grãos. Trata-se de um alimento de simples preparo que pode ser preparado da mesma forma que outros tipos de arroz, inclusive o arroz branco.

Benefícios do arroz vermelho



Ademais, o arroz vermelho pode também ser combinado com creme de feijão-branco para uma deliciosa receita.

Combinado com alimentos saudáveis, o arroz vermelho é capaz de oferecer excelentes benefícios para saúde. Veja, a seguir, as propriedades nutricionais desse grão e porque ele é tão importante em uma rotina alimentar equilibrada.

Propriedades nutricionais do arroz vermelho

O arroz vermelho é uma fonte de excelentes nutrientes. Isto é, um alimento rico em fibras alimentares, importantes antioxidantes para saúde, como já mencionado a antocianina, do grupo dos flavonoides. Além disso, é uma fonte de ferro, sódio e vitaminas do complexo B.

6 benefícios do arroz vermelho para sua saúde: confira!

Arroz Vermelho: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Arroz Vermelho: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Ajuda na prevenção e controle dos níveis de colesterol

De maneira que o arroz vermelho é submetido ao processo da fermentação, o alimento acaba produzindo uma substância denominada monacolina.

Esse composto é responsável por um excelente benefício para saúde, que é o do controle do colesterol ruim (LDL), e aumento dos níveis de colesterol bom (HDL).

Ademais, o alto valor de fibras presentes no grão ajuda também no controle do colesterol.

Ajuda a controlar o apetite e melhorar a saúde do intestino

Novamente, as fibras têm uma grande função para a saúde do corpo. E por causa de seu alto valor desse composto no alimento, o arroz vermelho oferece maior sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite.

E não para por aí! As fibras auxiliam também no controle dos níveis de açúcar no sangue e na saúde do intestino.

 Auxilia no emagrecimento

Pelo mesmo motivo que as fibras ajudam no controle do apetite, e por ser pouco calórico e oferecer benefícios que auxiliam no equilíbrio digestivo, o consumo do arroz vermelho será também importante para o emagrecimento saudável.

Esta variedade de arroz pode ser uma ótima opção no lugar do arroz branco e, combinado com outros grãos dietéticos, proporcionar diversos benefícios que estimulam a perda de peso.

Excelente na prevenção de anemias

Como já mencionamos acima nas propriedades nutricionais do arroz vermelho, o alimento é uma excelente fonte de ferro. Por ser rico nesse importante mineral, fundamental para o adequado transporte de oxigênio para o sangue, o consumo do arroz vermelho será primordial para a prevenção de anemias.

Ajuda a melhorar o sono e o humor

Por ser um alimento rico em B6, a vitamina que age no equilíbrio do humor, bem como do sono e no controle do apetite, o arroz vermelho será um grande aliado a uma noite de sono tranquilo e relaxante.

Ajuda no combate à doenças, como câncer e doenças cardiovasculares

E não apenas no combate ao colesterol o alimento será eficaz, mas também na prevenção de alguns tipos de câncer, bem como doenças cardiovasculares.

Isso porque o arroz vermelho é uma fonte de antioxidantes, as substâncias que preservam os vasos sanguíneos em relação à formação das placas de ateroma e, por resultado, auxiliam na proteção do organismo contra problemas como AVC ou infarto.

Ademais, ele também contribui de maneira eficaz para a renovação celular, desta forma, o grão estimula o equilíbrio do sistema imunológico combatendo células cancerígenas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */