Beleza Nutrição

6 benefícios do azeite de oliva que você precisa conhecer

Muito além do sabor nobre e aroma incomparável, os benefícios do azeite de oliva são também admirados pelas propriedades benéficas que agregam para a saúde!

Rico em gorduras monossaturadas, que são consideradas as “gorduras boas”, esse famoso e versátil ingrediente é capaz de promover a saúde do coração, da pele, dos ossos e de diversos outros itens fundamentais do organismo.

Utilizadas há milhares de anos por povos antigos, as propriedades do óleo agora encontram respaldo na ciência para atuar no combate e prevenção de diversas condições de saúde.

A seguir, conheça os 6 principais benefícios do azeite de oliva!

Saiba quais são os principais benefícios do azeite de oliva

Além dos ácidos graxos monossaturados, que mencionamos anteriormente como as “gorduras boas” capazes de trazer uma série de benefícios para o corpo humano, o azeite de oliva ainda contém polifenóis, triglicérides ésteres e ômega-3.

Seu uso é muito empregado para garantir mais saúde, disposição e até para se livrar do excesso de peso, como é o caso da famosa dieta mediterrânea.

Em conjunto com outros minerais e nutrientes, os benefícios do azeite de oliva são comprovados em todo o organismo e em diversas situações. Essas são principais delas:

Combate dores e inflamações

O “oleocantal” é um composto químico presente em abundância no azeite de oliva. Seu efeito é similar ao de medicamentos anti-inflamatórios conhecidos no mercado, como o Ibuprofeno.

É de conhecimento geral que diversas doenças agudas e crônicas estão ligadas à liberação excessiva de fatores inflamatórios prejudiciais ao organismo.

Dessa forma, além de combater dores articulares e musculares, os benefícios do azeite de oliva ainda podem ser associados ao combate dessas patologias, uma vez que seu consumo contribui para a regulação do estresse oxidativo.

Contribui com a saúde mental

Entre os diversos benefícios do azeite de oliva agregados graças às gorduras monossaturadas, está a sua capacidade de atrasar ou impedir a deterioração mental.

Isso quer dizer que o consumo regular do óleo, seja por meio de uma colher de chá diária ou mesmo em saladas, combate problemas mentais comuns principalmente na terceira idade, como a senilidade, falta de memória e até os fatores que desencadeiam o Mal de Alzheimer.

Estudos recentes ainda apontam que o azeite de oliva pode atuar contra problemas relacionados à depressão, uma vez que o seu surgimento é associado ao consumo excessivo de gorduras trans, que podem ser substituídas de forma saudável pelo óleo.

Ajuda na perda de peso

Para perder peso, é fundamental queimar mais gorduras do que as consumir!

A lógica parece simples, mas é comum que as pessoas sigam essa lógica à risca ao adotar dietas excessivamente restritas, que acabam causando um efeito contrário, pois desaceleram o metabolismo.

As gorduras saudáveis presentes no azeite de oliva contribuem para estimular os processos metabólicos e suprir as necessidades do organismo!

É importante ressaltar, porém, que o consumo deve ser moderado, pois o óleo pode ter efeito laxante. Outro ponto importante é aliar os hábitos à prática de exercícios, para que a obtenção de energia a partir da queima de gorduras seja mesmo efetiva.

Outros benefícios do azeite de oliva para a perda de peso estão associados à sua capacidade de substituir gorduras nocivas na culinária, como as saturadas, hidrogenadas e até a tão combatida gordura trans.

Sua adição moderada em pratos e saladas é efetiva também porque o azeite de oliva contribui para a sensação de saciedade. Prepare alimentos ricos em proteínas com o óleo e garanta resultados ainda mais satisfatórios!

Previne problemas cardíacos

Conhecidas como as maiores causas de mortes em todo o mundo, as doenças cardiovasculares podem ser evitadas por meio de hábitos simples do dia a dia!

Os benefícios do azeite de oliva também são amplamente recomendados nessa questão, principalmente para indivíduos que possuem predisposição para problemas cardíacos ou histórico de doenças na família.

Além de prevenir infartos e contribuir para a redução da pressão arterial diastólica e sistólica, também é de conhecimento geral que o consumo diário de duas ou três colheres do azeite ajuda a preservar as funções das veias, artérias e do próprio coração na terceira idade.

Fortalece os ossos

A ingestão regular do azeite de oliva é capaz de melhorar significativamente a densidade óssea e sua recomendação é ampla entre os idosos.

Os efeitos da menopausa também podem afetar as condições da estrutura óssea, por isso o óleo também é indicado para mulheres nessa fase.

Doenças como a osteoporose provocam sérios riscos aos pacientes porque fragilizam os ossos, por isso os benefícios do azeite de oliva também podem ser utilizados em sua prevenção.

Hidrata e rejuvenesce a pele

O óleo de oliva ainda é um excelente aliado para a saúde da pele e pode ser utilizado em diversos processos de hidratação.

Sua capacidade de prevenir sinais de envelhecimento, combater os danos causados pelos raios UV, suavizar o aspecto da derme e umedecê-la é reconhecida há milhares de anos e ainda não deixa de ser uma excelente opção, mesmo com diversos cremes e hidratantes disponíveis no mercado!

Essa ação ocorre porque um dos principais benefícios do azeite de oliva é a sua capacidade de prevenir os danos provocados pelo estresse oxidativo, que se dá principalmente graças à ação da Vitamina E em sua composição.

Quando aplicado diretamente sob a pele, esse nutriente garante um aspecto mais saudável, macio, hidratado e jovem.

Conheça ainda mais vantagens do óleo para a saúde

A lista de problemas ou condições de saúde que podem ser prevenidos ou combatidos por meio dos benefícios do azeite de oliva é gigantesca!

Além dos 6 casos citados anteriormente, que são populares e comprovadamente eficientes para os mais diversos perfis de pessoas, ainda existem outras situações que podem contar com o uso do óleo. Confira alguns exemplos:

  • Graças aos antioxidantes, polifenóis, flavonoides e a alta concentração de ácido oleico, o azeite de oliva atua na precenção do câncer;
  • As gorduras saudáveis presentes no óleo contribuem para a produção de insulina e regulam os níveis de açúcar no sangue, reduzindo as chances pela metade do desenvolvimento de diabetes tipo II;
  • Os nutrientes essenciais e os antioxidantes fazem com que os benefícios do azeite de oliva contribuam para toda a manutenção do sistema imunológico, evitando o aparecimento de diversos tipos de doenças;
  • As gorduras monossaturadas ajudam a eliminar o colesterol considerado ruim e aumentam os níveis do colesterol bom;
  • O azeite de oliva é uma fonte energética e seus componentes também atuam diretamente no processo de síntese muscular.

Essa é apenas uma noção geral de todos os benefícios do azeite de oliva, mas lembre-se de que, assim como qualquer substância, seu uso pode variar de acordo com os objetivos e características de cada paciente!

Acompanhe mais assuntos imperdíveis como esse!

Gostou de conhecer as principais vantagens desse óleo natural tão presente no dia a dia das pessoas?

Então continue acompanhando as novidades sobre saúde do blog Tudo Ela para saber ainda mais sobre os benefícios do azeite de oliva e muitas outras soluções naturais!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.