Infográficos Nutrição

6 benefícios do bacon: você nunca teria imaginado!

Benefícios do Bacon

Atualmente muita gente tem buscado manter uma vida mais saudável. Na prática, portanto, isso significa eliminar da dieta tudo o que os nutricionistas consideram prejudiciais ao corpo. Um equívoco muito comum nesse sentido, no entanto, é desconsiderar os benefícios do bacon.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Sim, você não leu errado. Hoje em dia, muitos nutricionistas e especialistas da saúde em geral estão reconsiderando a antiga teoria de que o bacon geralmente é prejudicial à saúde.

Mas como isso é possível? Você vai entender logo mais na sequência, onde apresentamos os fatores que vêm causando essa nova visão a respeito do alimento.

Tipos de bacon

Antes de qualquer outra coisa precisamos entender que não existe apenas um tipo de bacon. Embora muita gente não saiba, a verdade é que o modo de preparo do alimento que chega à mesa pode sofrer variação de acordo com a política do fabricante.

De modo geral, no entanto, é consenso que a versão mais conhecida do bacon é a de origem suína. Todavia, existem versões derivadas da carne de outros animais, como o peru, por exemplo.

Benefícios do bacon

Entendida essa parte, é hora de seguirmos enfim para a parte dos benefícios que esse tipo de alimento pode trazer, segundo novas teorias que vêm sendo discutidas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Vale destacar de antemão, porém, que este é um conteúdo meramente informativo. Ele não tem, portanto, intenção de se sobrepôr a uma eventual recomendação particular de nutricionistas e profissionais da saúde. Agora vamos às teorias.

Benefícios do bacon para a saúde [Infográfico]

O bacon possui niacina

A niacina é um tipo de vitamina, sendo mais conhecida como a Vitamina B3. Ela ajuda a aumentar a expectativa de vida por auxiliar na proteção cardiovascular, sem contar que ajuda a combater infecção e estimula o sistema imunológico.

Não obstante, esse nutriente está ligado diretamente a mais de cinquenta processos biológicos no organismo, dentre os quais, a produção de hormônios. Isso inclui aqueles de teor sexual e também os que auxiliam no suporte adrenal.

A substância ainda auxilia na proteção dos ossos e desintoxicação. Vale destacar que ela também pode ser encontrada no amendoim e no café.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Benefícios do Bacon

Gordura boa

Outra teoria recente sobre os benefícios do bacon dá conta de que ele é rico em gordura boa.

O motivo? Alguns especialistas vêm considerando a gordura suína como uma das mais benéficas e saudáveis. Teoricamente isso significa que aquele óleo que se forma ao fritarmos o bacon pode, no fim das contas, ser útil.

A tese sugere que a gordura do porco, além de manter o corpo forte, também ajuda a proteger o coração e desprezar a síndrome metabólica. Não por acaso, algumas pessoas têm armazenado bacon para usar em preparos de outros alimentos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Além disso, acredita-se que a gordura do bacon ainda possui 40% de gordura saturada, com uma parte de colesterol. Muitos especialistas acreditam que a gordura saturada não traz malefícios à saúde e que o colesterol da dieta não afeta o colesterol sanguíneo. Será?

Sal do bacon

Muitas pessoas veem o sal como um grande vilão da saúde, pelo que, mesmo sem saber ao certo os riscos, acabam eliminando-o completamente da dieta. Apesar disso, acredita-se que uma alimentação livre de sal pode aumentar os riscos de morte.

Isso porque, de acordo com alguns especialistas, o sal é nutriente que não está ligado à pressão arterial, a não ser que você sofra com algum tipo de problema nos rins. Isso significa que, em tese, poucas pessoas nutrem uma sensibilidade ao sal. Como o bacon possui sal, isso quer dizer que esse pode ser mais um dos benefícios do bacon.

O bacon possui nitratos

Existem muitas substâncias boas que trazem benefícios a saúde, mas muitas delas são desconhecidas. Apesar disso, existem aquelas que fazem bem à saúde e mesmo assim algumas pessoas insistem em dizer o contrário. Esse pode ser o caso do nitrato.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Uma teoria recente sugere que essa não é uma substância perigosa, mas sim que traz muitos benefícios ao corpo humano. A tese sugere que, após uma pessoa consumir nitrato, forma-se em seu organismo o óxido nítrico, uma substância que protege o coração. De acordo com especialistas, o óxido nítrico ajuda a reabrir as artérias obstruídas.

Colesterol é algo bom

Aqui temos mais um dos possíveis benefícios do bacon que vai soar de maneira controversa. Isso porque por muito tempo se acreditou que o colesterol era sempre ruim. Uma teoria considerada por nutricionistas, portanto, tem mudado os conceitos sobre isso.

A tese acredita que o colesterol é algo bom, ajuda a preservar a memória, previne o câncer e preserva a vida sexual. Só esses benefícios seriam o suficiente para correr e preparar um belo bacon grelhado com ovos, não?

Benefícios do Bacon

Bacon é nutritivo

Como muitos sabem, a carne é uma grande fonte de proteína, e com o bacon isso não é diferente. De acordo com especialistas, uma porção de 100 gramas de bacon cozido possui cerca de trinta e sete gramas de proteína animal, além de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12.

Além disso, acredita-se que ele também possui cerca de 89% da recomendação diária alimentar de Selênio e 53% da recomendação diária alimentar de fósforo, além de quantidades significativas de potássio, ferro, minerais e zinco.

Será que esses benefícios do bacon valem a pena considerando as antigas teorias sobre os malefícios proporcionados? A conferir os próximos capítulos dos estudos realizados nesse sentido.

Como escolher o melhor bacon?

Assim como nos casos de outros alimentos, é importante saber escolher bem o bacon para não prejudicar a saúde. A primeira regra é ficar atento à qualidade do produto. Por isso é importante ler os rótulos e saber do que o animal se alimentava e como foi realizado o processamento da carne.

O bacon suíno bom é preparado de suínos que foram criados em pastos com uma dieta apropriada para sua espécie. Uma dica é comprar bacon de agricultores regionais que costumam usar o processamento tradicional.

Além disso, também é importante olhar o rótulo e ter em mente que quanto menos ingredientes artificiais tiver, melhor o produto será. Outra opção é preparar o próprio bacon caseiro, usando barriga de porco e fazendo um processamento livre de ingredientes artificiais.

Dessa forma parece possível aproveitar os benefícios do bacon sem se submeter aos males que são causados naturalmente pelos itens usados na versão processada do produto.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */