Saúde

Benefícios do banho gelado e motivos para você experimentar

Benefícios do banho gelado

Você com certeza já viu filmes e imagens de vikings em seus barcos com seus chapéus de chifre e, invariavelmente, cobertos de sujeira, do tipo um ano sem tomar banho. Totalmente fora da realidade: os vikings não usavam chapéus com chifre e, provavelmente, foram os primeiros seres humanos a valerem-se dos benefícios do banho gelado.

Isso mesmo, os bárbaros oriundos do norte da Europa, na atual Escandinávia – Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia – costumavam tomar banho, no mínimo, uma vez por semana. Alguns tomavam banho todos os dias, mesmo nas estações mais frias.

O banho diário e gelado dos vikings

Esse erro histórico começou com pintores franceses – estes sim arrepios ao banho – que, por vingança ao invasor bárbaro, começaram a pintá-los com chifres e sujos. E a onda pegou, embora sejam efetivamente os franceses os que disfarçam o odor da falta de banho com alguns dos melhores perfumes já inventados.

Nessa mania do banho diário pode estar, também, a boa disposição viking às guerras e invasões que lhe valeram a fama de valentes e bons de briga. É que um dos maiores benefícios do banho gelado é exatamente dar disposição à pessoa, ‘acordá-lo’ totalmente a partir do aumento da velocidade na circulação sanguínea.

Benefícios do banho gelado são muitos

Talvez você possa estar achando isso engraçado: benefícios do banho gelado? E como vou fazer isso, se estou acostumada aos confortos de um bom e reconfortante banho quentinho? Pois é, deve ter sido o mesmo choque que tiveram os franceses ao descobrirem os banhos gelados dos invasores nortistas.

Mas, pode anotar aí: são muitos os benefícios do banho gelado ao corpo humano e, ao contrário do que você possa supor, ele não faz mal à saúde. Não provoca gripes ou qualquer outro malefício que possa parecer.

Benefícios do banho gelado

Saia do conforto e enfrente o desafio

Bem ao contrário, é bom repetir: são muitos os benefícios do banho gelado ao corpo humano. E a primeira é exatamente a já falada acima: ele dá mais disposição à pessoa, age sobre sua força de vontade de fazer as coisas.

A primeira dessas ações é de superar o medo e o conforto e entrar no chuveiro gelado. Está bem, vamos com calma. É bom começar aos poucos, do banho quente para o morno, ir reduzindo aos poucos a temperatura do chuveiro até chegar ao banho frio. Ou quase frio.

Seu sistema apto para combater o estresse

Aliás, é bom mesmo alternar momentos de banho morno e frio, o que já é bastante salutar. Por exemplo, tomar o banho morno, quase frio, e apenas no final, por cerca de um minuto a um minuto e meio, deixar a água fria ou gelada cair sobre o corpo. Mas, nunca sobre a cabeça, apenas do pescoço para baixo, recomendam os médicos.

Junto com essa maior disposição para enfrentar seu dia de trabalho, você começa por também treinar todo seu sistema nervoso, deixando-o mais apto a enfrentar desafios e ao próprio estresse. Aí você vai acostumando-se ao banho frio e, com dois ou três meses, nem mais vai querer o chuveiro quente. Apenas o morno.

Vá devagar, faça a mudança aos poucos

A primeira sensação, no primeiro banho, é sempre terrível. Em algumas pessoas, até a respiração chega a faltar. Mas, é assim mesmo.

Por isso, não é bom já iniciar no banho frio ou gelado, mas, ir aos poucos, de banho em banho nos dias seguintes, reduzindo a temperatura do chuveiro que, em pouco tempo, você começará a sentir todos os benefícios do banho gelado.

Banho pela manhã, disposição o dia todo

O primeiro benefício dessa coragem é exatamente sobre o sistema circulatório sanguíneo. A ação da água gelada provoca a contração das artérias, com o que todo o sistema reage com a ativação rápida de todo o sistema sanguíneo. O resultado é benéfico ao corpo, facilitando a expulsão de impurezas do sangue pelos poros.

E é bom que este banho frio seja pela manhã. Ao mexer com seu sistema circulatório e aumentar bastante o consumo de oxigênio – por conseguinte, também com sua frequência cardíaca -, você altera seu estado de espírito e fica mais ‘esperto’. E isso vai refletir-se também nos demais dias, deixando-o mais apto às tarefas do dia todo.

Melhorias para a pele e seu cabelo

Ao ativar sua circulação na água fria, surgem outros benefícios do banho gelado. Com essa maior ativação de seu sistema circulatório, você também queima calorias e acaba consumindo as gorduras que se acumulam no seu corpo. Ou seja, o banho gelado também ajuda a emagrecer.

Os dermatologistas também explicam que outra impressionante ação do banho gelado ocorre sobre sua pele e cabelo. Ambos têm melhoria substancial. A pele fica com oleosidade natural mais viva e seus cabelos ganham tonalidade mais brilhante, ficando também mais fortes. O que significa dizer que, entre outros benefícios do banho gelado, está o de impedir a queda de cabelo. Remédio para quem tem tendência à ficar careca.

Benefícios do banho gelado

Banho gelado estimula a fertilidade

Outro dos impressionantes benefícios do banho gelado está na melhoria de seu sistema imunológico central, com a ativação de seu sistema linfático. Responsável pela defesa do organismo diante de invasores nefastos, o sistema linfático reage aos estímulos da água fria e melhora todo seu funcionamento. Os resultados também são altamente benéficos a todo o corpo.

E se você e sua parceira estão querendo um filho, esta é a hora ideal. Entre outro dos benefícios do banho gelado, está o de ativar a testosterona e aumentar a liberação de espermatozoides pelo homem. Há pesquisas indicando que este aumento chega a mais de 400% sobre o normal.

Adquira toda a disposição dos vikings

É bom repetir o que já falamos neste artigo: não troque drasticamente o banho quente pelo gelado. Vá aos poucos reduzindo a temperatura do chuveiro para o morno e, depois, no final do banho, fique entre um minuto a 1,5 minutos no banho frio. Do pescoço aos pés, sem deixar a água gelada cair sobre a cabeça.

Aliás, o correto mesmo é iniciar pelos pés e, aos poucos, ir adaptando todo o restante do corpo à água fria e, depois, gelada, conforme a temperatura ambiente. Fazendo isso, você vai aos poucos descobrir todos os benefícios do banho gelado, que não são poucos. E, quem sabe, você também vai adquirir toda aquela disposição para a briga diária já ensinada pelos vikings. Que não era pouca coisa.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */