Nutrição

Benefícios do café, uma das bebidas mais amadas do mundo!

Que é difícil resistir a uma pausa no dia-a-dia para saborear uma boa xícara de café, todo mundo sabe. Mas você sabe quais os principais benefícios do café para a saúde? Neste artigo, vamos revelar que são muitos (e saborosos) os motivos para você pensar para curtir um cafezinho sem abrir mão de todas as suas propriedades.

Afinal, quantas vezes você já ouviu alguém falar sobre os benefícios do café? Muito além da roda de amigos e do ambiente de trabalho, essa bebida tão querida pelos brasileiros pode fazer milagres no organismo e trazer mais qualidade de vida para você. É só conferir coma gente!

Os benefícios do café, uma das bebidas mais saudáveis que existe

São incontáveis as pesquisas que confirmam, cientificamente, que quanto mais café você bebe, mais e melhor você vive. Entre outros tantos estudos realizados, todos comprovam que pessoas que fazem uso diário de café acabam por reduzir os riscos de desenvolver doenças como diabetes e até Alzheimer.

Mas por que o nosso cafezinho faz tão bem?

De acordo com estudos publicados, o café é certamente a maior de todas as fontes de antioxidantes, ajudando a evitar o desenvolvimento de radicais livres, que são os responsáveis por desenvolver a maioria dos problemas do coração. E você sabia que o café também contém mais antioxidantes do que vegetais e frutas e combinados?

Conforme publicações cientificas internacionais, a oxidação é um dos principais responsáveis pelo nosso envelhecimento e pela aceleração do surgimento de doenças comuns como os cânceres. Assim, em cada xícara de café, além de ingerir cafeína você também está usufruindo de uma infinidade de compostos extremamente benéficos à saúde.

Comprovado: quem bebe café, vive mais e melhor!

Como já relatamos, são vários os estudos que comprovam diversos benefícios do café para pessoas que ingerem a bebida regularmente, como apresentar um risco muito mais baixo de desenvolver uma série de doenças graves. Em 2012, a pesquisa de uma renomada publicação médica internacional constatou que pessoas acima dos 50 anos e consumidoras assíduas de café estavam significativamente menos predispostas a doenças graves que levam a óbito.

Analisando os motivos específicos em caso de morte, os pesquisadores descobriram que usuários de café tinham bem menos chances de morte devido a lesões, infecções, doenças respiratórias, acidentes, doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.

A partir do ato cordial de aceitar uma simples xícara, você pode considerar-se uma pessoa de hábitos saudáveis e que comprova todos os benefícios do café! De acordo com a Associação Brasileira de Café e Baristas – ACBB, somos o número 1 em produção mundial. Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, quando saboreada com moderação o café traz vários benefícios ao organismo, em especial a capacidade de prevenir doenças.

A cafeína nossa de todo dia!

Cada vez mais evidentes, os benefícios do café ainda são ignorados por pessoas que evitam tomá-lo devido à presença da cafeína. Entretanto, estudos recentes comprovam sua eficiência em nossa dieta. Dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstraram que os benefícios do café são positivos para tratamento e prevenção de doenças para quem consome em torno de três xícaras diariamente.

A simples presença da cafeína é perfeita para que a bebida tenha efeito positivo na execução de tarefas diárias. Com uso regular e moderado, a cafeína deixa o cérebro mais atento, estimulando a memória, aprimorando a concentração e a atenção, assim como a atividade intelectual.

Outra vantagem do consumo de café é se beneficiar de compostos que também apresentam propriedades positivas para o fígado. Seu consumo moderado chega a reduzir fibroses em pacientes que são acometidos de fígado gorduroso não alcoólico. Nesse caso, foi comprovado que a ingestão de cafeína reduz fibroses mesmo em pessoas com doenças hepáticas crônicas.
Conheça os benefícios do café para o organismo

  • Seu alto conteúdo de flavonoides diminui os riscos de doenças cardíacas;
  • Reduz dores de cabeça e certos tipos de enxaqueca;
  • Nutre a flora bacteriana, protegendo o surgimento de doenças;
  • Estimula a secreção gástrica, ativando a produção de bile e melhorando a digestão;
  • Protege contra a diabetes;
  • Previne certos tipos de câncer relacionados à insulina, obesidade e estrogênio;
  • Ajuda na prevenção do câncer de fígado e bexiga, por seu alto teor de antioxidantes;
  • Ajuda na redução da cirrose hepática;
  • Ajuda a diminuir o risco de doenças na vesícula e cálculos biliares.

Qual a quantidade de café eu posso tomar diariamente?

Uma média ideal estipulada por nutricionistas está em 5 xícaras diárias. Mas, se você quiser beber mais, estudos confirmam que não faz mal algum nem tampouco traz benefícios adicionais. Entretanto, mantendo um consumo moderado, apenas 1 xícara ao dia garante uma redução de até 7% no risco de morte.

Receita: uma forma diferente de saborear café

Muito além de uma xícara e todos os benefícios do café, confira uma receita prática, saudável e irresistível para você fazer em casa…

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • A mesma medida de café coado e bem forte;
  • Grãos de café para decorar;
  • 1 xícara de água;
  • 2 xícaras de açúcar.

Modo de preparo

  1. Bata o leite condensado, o café e os ovos num liquidificador por dois minutos;
  2. Caramelize uma forma de pudim com o açúcar e a água;
  3. Despeje a mistura na forma;
  4. Coloque em banho-maria, por 45 minutos num forno a 180º C;
  5. Deixe esfriar e desenforme;
  6. Decore com grãos de café.

Saboreie sem moderação e também sem açúcar!

Sim, acredite! O ideal para aproveitar todos os benefícios do café é degustá-lo sem a adição de açúcar. Isso porque, ao tomar muito café adoçado, o problema pode ser uma alta taxa calórica atrapalhando suas dietas e trazendo problemas à saúde.

Então, abra sua mente e experimente tomar uma xícara de café puro. Difícil? Então comece a tirar o açúcar pouco a pouco. Diminuindo sempre a quantidade do açúcar, voe vai se acostumar. Ou, então, experimente utilizar um adoçante natural.

O problema é mesmo se você não gostar de café… Aí é hora de repensar no valor nutricional e sua importância, incluindo-o definitivamente na sua alimentação. Faça um teste agora mesmo: como o artigo está no fim, termine de ler e faça pausa bem gostosa curtindo um café! Além ânimo, você estará cuidando muito um bem da sua saúde!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.