Emagrecimento Frutas Nutrição

8 benefícios do cajá: descubra como a fruta pode ser aliada da saúde

Com sabor e aroma singulares, não há quem resista a um bom e suculento cajá. Da família das Spondias, nativas da América, a fruta pode ser encontrada aqui no Brasil mais comumente no nordeste do país e em uma grande variedade de cores, como roxa, verde, vermelha, laranja e, é claro, a mais popular, a amarela.

No entanto, para além do seu gosto incomparável à tantas outras frutas presentes na nossa alimentação, que pode não só satisfazer o paladar como também refrescá-lo, principalmente em períodos de calor, o cajá também pode oferecer inúmeros benefícios à saúde.

Isso porque ele é rico em nutrientes essenciais para manter o nosso organismo funcionando adequadamente, como vitaminas A, B e C, além de minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio, que podem ajudar a prevenir e tratar diversos tipos de doenças que acometem o corpo.

Quer saber mais sobre a frutinha e com ela pode te ajudar a manter o corpo funcionamento bem? Então, continue lendo os próximos parágrafos desse artigo e conheça os principais benefícios do cajá para a saúde. Vem comigo!

1 – Combate a anemia

Por conter altas quantidades de ferro, um mineral importantíssimo na produção de hemoglobina e mioglobina, responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo todo, o cajá pode ser um grande aliado no combate à anemia, uma doença causada justamente pela deficiência de ferro no organismo.

Segundo especialistas, basta consumir 100 gramas de cajá por dia para garantir 2,8 miligramas do mineral no seu corpo. Para quem ainda não sabe, essa porção é o suficiente para suprir cerca de 15,5% a 35% da dosagem diária recomendada do mineral, evitando não só a anemia como outros diversos problemas ocasionados por desequilíbrios nutricionais.

2 – Protege o coração

Rico em propriedades antioxidantes, o cajá também pode proteger o coração de diversos males, como hipertensão, arteriosclerose e ataques cardíacos. Além disso, um dos maiores benefícios da fruta para o nosso sistema cardiovascular é a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), responsável pelos maiores casos de problemas no coração.

3 – Fortalece os ossos e os dentes

O cajá possui entre os seus principais nutrientes o cálcio, um mineral essencial para manter a saúde dos ossos e dos dentes. Por isso, inserir a fruta na sua alimentação diária pode fortalecer os seus ossos e se tornar o diferencial que você tanto esperava para ter um sorriso bonito e saudável. Sendo assim, além de melhorar a resposta óssea para os estímulos corporais, você também pode reduzir os riscos de lesões e torções. Além disso, consumir cajá também ajuda a prevenir a osteoporose.

4 – Ajuda a emagrecer

Estava procurando aquela frutinha amiga para te ajudar na luta contra a balança? Pois bem! Inserir o cajá na dieta pode ser a melhor forma de conseguir a silhueta que tanto deseja. Isso porque a fruta é rica em fibras, nutrientes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago, evitando as terríveis “beliscadas” entre as refeições, além de auxiliar na regulação do intestino, outro fator extremamente importante para quem quer perder peso.

Além disso, ao aumentar a sensação de saciedade, você também pode eliminar, de quebra, a ansiedade e a compulsão alimentar, dois dos principais problemas que afetam o emagrecimento. E você que acha que os benefícios do cajá para a perda de peso param por aí? Como se não bastassem todas essas vantagens no seu consumo, o cajá também é uma fruta com baixo teor calórico.

Para que você tenha uma ideia, ao consumir 100 gramas de cajá, você adicionará apenas 90 calorias à sua dieta. É bom ou não é?! Fica a dica!

5 – Melhora o sistema nervoso

Graças à vitamina B presente em sua composição, o cajá pode ajudar também no controle do sistema nervoso, ajudando não só a amenizar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), como também combater problemas como depressão, ansiedade, compulsão alimentar, fome, entre outros, independente se a pessoa que o consumir for do sexo feminino ou masculino.

Ou seja, você pode aliviar o estresse de um dia de cansativo de trabalho e, de quebra, ainda ajudar o maridão a ficar mais relax!

6 – Potencializa o ganho de massa muscular

Outro grande benefício ao consumir o cajá, principalmente para quem pratica atividades físicas, é o auxílio no ganho de massa muscular. Isso porque a fruta é rica em fósforo, um mineral considerado importantíssimo para favorecer a contração muscular ao atuar diretamente nas moléculas de ATP.

Por isso, se você é atleta ou frequenta uma academia regularmente, uma boa dica é incluir o cajá na sua dieta para hipertrofia.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, o cajá também pode ajudar a aumentar a imunidade e prevenir uma série de doenças que possam acometer o nosso corpo, como resfriados, gripes e infecções, por exemplo. Para isso, basta inserir no seu cardápio diário uma porção de 100 gramas da fruta para fornecer aproximadamente 46,4 miligramas desse nutriente ao organismo. Na prática, você estará garantindo ao seu organismo uma dosagem equivalente a 39% a 49% à recomendação diária de vitamina C na alimentação.

8 – Diminui o colesterol ruim

Como não possui nenhuma gordura saturada, o cajá é considerado uma fruta aliada do combate ao colesterol ruim (LDL). Por isso, você tanto perder peso como também proteger coração de diversas doenças, melhorando a sua qualidade de vida.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */