Saúde

Conheça os 10 poderosos benefícios do caju para a sua saúde e boa forma

O caju é um dos maiores símbolos da tropicalidade brasileira. A fruta é macia, vistosa, suculenta, gostosa e, acima de tudo, muito saudável e benéfica à saúde.

Rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, como vitaminas C e do complexo B, além de minerais importantes para a manutenção da saúde, como cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco, potássio, sódio e fósforo, ela pode não só ajudar a prevenir diversos males que acometem o organismo, protegendo o corpo de problemas mais simples, como gripes ou resfriados, como também de problemas mais graves, como é o caso do câncer, além de tratar algumas enfermidades.

Ainda, como se não bastassem todos esses benefícios, o caju, que tem origem brasileira, pode auxiliar na busca pela boa forma, já possui apenas 53 calorias para cada 100 gramas consumidas, o que garante o seu prestígio entre pessoas que estão lutando contra a balança, principalmente entre nós mulheres.

Portanto, se você é daquelas que costuma sentir fome fora de fora ou uma vontade tremenda de beliscar um docinho de vez em quando, pode com certeza tornar o caju o seu aliado na dieta. E a boa notícia é que o caju pode ser consumido das mais diferentes formas, seja na sua versão in natura ou no preparo de receitas, como sucos, vitaminas, doces, drinks, entre outras.

A seguir, você vai conhecer quais são os principais benefícios do caju para a saúde e emagrecimento e descobrir por que essa poderosa e suculenta fruta não pode ficar de fora do seu cardápio diário! Vamos lá?



1 – Ajuda na perda de peso



Como você leu anteriormente, o caju é uma fruta com baixo teor calórico, o que significa que pode ser consumido tranquilamente na sua dieta de emagrecimento sem provocar o aumento de medidas.

Ao contrário disso, ao inserir a fruta na sua alimentação, você poderá obter os benefícios das vitaminais e minerais presentes em sua composição, como é o caso das fibras, que têm o papel fundamental de promover o melhor funcionamento do trânsito intestinal, reduzindo os inchaços na barriga.

Ainda, por possuir também baixíssima quantidade de gorduras, estas do tipo ácidos gordos insaturados, ou seja, bem semelhante àquela contida do azeite, o caju pode ser considerado funcional para o metabolismo. Sendo assim, uma dica é sempre consumi-lo no intervalo entre as refeições principais do dia ou quando for fazer lanches fora de hora.

2 – Melhora a saúde e aparência da pele

Além de auxiliar na produção de melanina, uma substância de extrema importância para a saúde da pele, o caju também pode ajudar a melhorar a saúde e aparência até os fios de cabelo e das nossas unhas.

Os seus benefícios neste sentido se devem ao cobre presente na fruta, que é essencial para ajudar na manutenção da pele, tornando-a saudável e brilhante, além de deixar os cabelos menos quebradiços e sedosos. Portanto, se você é vaidosa e quer manter as suas madeixas, unhas e derma impecáveis, a dica é inserir pelo menos ¼ de xícara de caju todos os dias no seu cardápio.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Por conter zinco entre os seus nutrientes, o caju pode ser a fruta que você estava precisando incluir na alimentação diária para fortalecer o sistema imunológico e ficar livre de uma vez por todas de doenças virais ou infecciosas, como é o caso de gripes ou resfriados. Portanto, coma pelo menos uma unidade da fruta todos os dias para melhorar a proteção do corpo e evitar consequências ao seu bem-estar e qualidade de vida.

4 – Previne a diabetes

O caju está entre as frutas com menores quantidades de açúcar, o que significa que ele pode ser consumido não só em dietas de pacientes diabéticos, uma vez que ajuda a evitar picos de glicose no sangue, como também de pessoas que desejam emagrecer ou prevenir o desenvolvimento da diabetes.

5 – Reduz o colesterol

Além de ajudar pessoas que estão em busca do emagrecimento, por ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, um dos maiores problemas na luta contra a balança, o caju também pode ser um grande aliado para evitar outras consequências causadas pelo alto LDL, como é o caso de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs), por exemplo, auxiliando na melhor saúde do coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

6 – Fortalece os ossos e dentes

Graças ao cálcio e magnésio presentes na composição do caju, você também pode ajudar a fortalecer os ossos e os dentes, além de proteger a gengiva de uma série de problemas.

Portanto, ao inserir a fruta na sua rotina alimentar, você pode ver um sorriso mais bonito e saudável na frente do espelho ao mesmo tempo em que deixará os ossos mais fortes e resistentes, evitando fraturas e lesões e, ainda, potencializar os treinos na academia, já que eles suportarão cargas mais pesadas que te ajudarão a queimar mais calorias e, é claro, aumentar e definir os músculos de forma mais rápida.

7 – Previne doenças no sangue

O caju possui o cobre em sua composição, um mineral importantíssimo ao bom funcionamento do corpo graças ao seu efeito antioxidante. Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você também pode de quebra evitar as chamadas doenças do sangue.

Isso porque a ação antioxidante do cobre auxilia na eliminação de células que não contribuem mais para o comportamento saudável do corpo, além de estimular a produção de hemoglobina e reduzir os efeitos causados pelos radicais livres, ótimos requisitos para ficar livre da anemia, por exemplo.

8 – Melhora o sistema nervoso

O magnésio presente na composição do caju é considerado um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, uma vez que atua diretamente nos neurotransmissores do cérebro e favorece o equilíbrio psicológico.

Por isso, ao consumir a fruta, você pode evitar as alterações de humor, que tanto atrapalham na execução das atividades do dia a dia, bem como estimular a produção de dopamina, que ajuda a promover o efeito relaxante no corpo, o que pode ser ideal principalmente para mulheres na fase da TPM.

9 – Previne o câncer

Para quem não sabe, a alimentação saudável e rica em nutrientes essenciais ao corpo é considerada a melhor forma de prevenção contra o câncer. Neste sentido, o caju pode ser um grande aliado para evitar a doença, já que é rico em flavonoides, agentes antioxidantes com ótimos efeitos anti-inflamatórios, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Não é à toa que vários estudos já comprovaram que consumir o caju diariamente pode retardar as consequências e a ação de tumores no organismo, diminuindo os impactos causados por estes e a possibilidade de diversos tipos de câncer, entre eles, o de mama, que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo.

10 – Aumenta o apetite sexual

O caju também é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais. Isso porque a fruta contém altos níveis energéticos, que potencializam o desempenho físico e fortalecem o sistema cardiovascular, tanto em homens quanto em mulheres, levando ao ápice as relações sexuais e aumentando o apetite sexual entre o casal.

Gostou de conhecer os benefícios do caju? Já experimentou inserir a fruta na sua dieta e melhorar a saúde e boa forma? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane