Saúde

Descubra os benefícios do caqui para a saúde e emagrecimento

Ripe persimmons on wicker stand close up

Você já confundiu caqui com tomate? Não se preocupe, pois tenho certeza de que não foi a única que só percebeu a diferença ao notar um preço consideravelmente mais alto na hora de ir às compras no supermercado ou verdurão.

No entanto, apesar de sua semelhança com esse fruto vermelho tão presente na mesa da maioria dos brasileiros, a verdade é que o caqui em nada tem a ver com ele, a começar pelo sabor adocicado, benefícios à saúde e, com certeza, frequência com que é consumido, por conta do seu preço um pouco mais “salgado”.

O caqui é uma fruta tropical, conhecida como a “fruta do outono”. Ele é oriundo da China, mas tem ganhado destaque no mercado graças às suas propriedades nutricionais extremamente benéficas ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas A, C, E, do complexo B, além de minerais como ferro, cálcio, fósforo, manganês, magnésio e zinco, fitonutrientes, fibras, antioxidantes e tantos outros nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Por isso, além de prevenir e tratar diversos males à saúde, como câncer e degeneração macular, o caqui também é tido como uma fruta aliada da boa forma, ideal para quem quer emagrecer devido à alta quantidade de fibras presentes em sua composição. Sendo assim, se você quer se manter saudável e, de quebra, dar aquela enxugada na silhueta, não restam dúvidas de que ele pode ser a sua melhor escolha, concorda?

Em geral, a fruta é consumida em sua forma in natura, mas por ser bastante versátil, também pode ser usada como ingrediente principal em receitas, como de doces ou sucos, por exemplo. A seguir, você vai conhecer os principais benefícios do caqui para a saúde e descobrir por que este alimento tão poderoso não pode faltar no seu cardápio diário. Vem comigo!



1 – Auxilia na perda de peso



 

Por ser uma excelente fonte de fibras e água, que ajudam a promover a sensação de saciedade por mais tempo no estômago, o caqui pode auxiliar no emagrecimento, uma vez que com a barriga cheia há o controle do apetite e, portanto menos ingestão de calorias, pontos fortes para a perda de peso.

Além disso, ainda graças às fibras, é possível melhorar o trânsito intestinal e, com isso, acabar com os incômodos inchaços na barriga, outro ponto positivo para quem quer emagrecer. No entanto, é preciso ficar atenta ao seu consumo exagerado e melhores períodos do dia para consumir a fruta.

Como assim? É simples! Apesar de rico em fibras e água, o caqui não possui baixo teor de açúcares – são 12,53 gramas para cada 100 gramas de fruta –, o que significa que consumi-lo em excesso poderá arruinar a sua dieta. Por isso, a dica é escolher o melhor horário para inserir a fruta na sua rotina alimentar.

Neste caso, a recomendação dos especialistas é para que você coma o caqui antes de ir à academia, por exemplo, ou qualquer outra sessão de treinamento físico. Isso porque os exercícios farão o açúcar da fruta ser convertido em energia, sendo esta gasta pelo corpo durante o treino.

No mesmo sentido, ingerir o caqui antes de ir à academia também poderá ajudar a manter o corpo hidratado para a prática esportiva, visto que durante a malhação costumamos perder muito líquido por conta do suor.

2 – Melhora a visão

Este é mais um bom motivo pelo qual você deve consumir o caqui, principalmente se já é idosa ou tem algum parente, familiar ou conhecido em idade mais avançada. Isso porque é nesta fase da vida que os problemas relacionados à visão ou à saúde dos olhos propriamente dita, como degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Neste caso, ao inserir a fruta no cardápio diário, você pode prevenir todos esses males e, ainda, melhorar a visão, já que ela é rica em carotenoides, como zeaxantina e luteína, além das vitaminas A, C e K, apontados em diversos estudos como substâncias capazes de atuar na retina e combater diversos males como estes.

3 – Previne o envelhecimento precoce

O caqui possui propriedades antioxidantes em sua composição, o que quer dizer que consumi-lo pode ajudar a combater os radicais livres no organismo, causadores de diversas doenças e, ainda, do envelhecimento precoce da nossa pele.

Os nutrientes responsáveis por isso são as vitaminas A, C e K, que provem a melhor saúde e aparência da pele, tornando-a bonita e mais jovem, eliminando o surgimento de rugas e sinais do avanço da idade.

4 – Melhora a digestão

Como você já sabe até aqui, o caqui é uma fruta rica em fibras, que são ideais não só para promover a sensação de saciedade no estômago e ajudar a emagrecer como também para auxiliar na melhora do processo digestivo.

Isso significa que consumi-lo pode facilitar a passagem das fezes, acabar com a prisão de ventre e infecções anais, bem como ajudar no tratamento do câncer de cólon.

5 – Previne o câncer

Mais uma vez, por ter o poder de combater os radicais livres presentes no nosso organismo, o caqui também pode ser consumido para prevenir o câncer.

Isso porque essas substâncias nocivas são as principais responsáveis por causar danos às células e, portanto, estimular o desenvolvimento do câncer. Sendo assim, para prevenir a doença, é preciso comer a fruta pelo menos uma vez por dia.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Graças à sua alta quantidade de vitamina C, o caqui também possui como benefício o de melhorar a imunidade, protegendo o corpo de diversas enfermidades, desde as mais simples, como gripes e resfriados, até às mais graves, como câncer.

7 – Protege o coração

Por ser uma excelente fonte de potássio, um mineral capaz de expandir os vasos sanguíneos e relaxar os músculos, o caqui pode ser consumido para controlar a pressão arterial. Com isso, automaticamente, a fruta também se torna responsável por evitar estresse ao coração e fazê-lo funcionar bem.

Além disso, como o caqui também possui bastante água e pouquíssimas gorduras, pode-se afirmar que ele ajuda a manter bons níveis de colesterol e, mais uma vez, proteger o coração de diversos problemas, como ataques cardíacos, hipertensão e arteriosclerose, por exemplo.

8 – Combate a retenção líquida

Boa parte das mulheres hoje em dia sofre com a incômoda retenção líquida, causada pelo consumo de alimentos industrializados e com alto teor de sódio (sal) e outras substâncias químicas. O resultado é de um inchaço que, além de incomodar visualmente, ainda é capaz de aumentar alguns quilos na balança, fazendo com que pensemos que estamos acima do peso.

Por isso, se você sofre com o problema, uma boa ideia é consumir o caqui, que tem efeito diurético, estimulando a urina e acabando com o inchaço, mas sem causar perda de potássio.

Sobre o autor

Raiane