Emagrecimento Nutrição

Quais os benefícios do coco para a saúde? Veja aqui

Há quem diga que adora o verão para ir à praia e se deliciar com uma água de coco saborosa e bem gelada, não é mesmo? E não é por menos. Além de dar aquela hidratada no corpo, essencial nessa época do ano, o fruto tropical também tem um sabor característico e agradável ao nosso paladar.

A boa notícia é que o coco, cientificamente chamado de cocos nucifera, é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, sendo os seus benefícios comprovados para a saúde humana. Além disso, ele tem todas as suas partes aproveitadas, desde a casca, a água, a polpa (verde ou madura), leite, óleo, farinha e até mesmo o açúcar.

O coco tem sido reconhecido por suas propriedades medicinais há alguns anos por especialistas de todo o mundo. O fruto é capaz de tratar e prevenir enfermidades dos mais variados tipos, além de nutrir e hidratar o corpo.

Para você saber mais sobre os benefícios do fruto tropical para a saúde, nós listamos abaixo os principais motivos para você começar a inserir o coco na sua alimentação. Vamos lá?

beneficios-do-coco-para-saude

Coco ajuda a emagrecer?

Principalmente em sua forma seca, o coco pode sim ajudar a emagrecer de maneira rápida e saudável. Isso porque ele é rico em monolauril e ácido láurico, que ajudam a oxidar as gorduras localizadas por meio das fibras, eliminando-as através das fezes.

Além disso, o fruto pode ajudar no controle da glândula tireoide, que, com alterações irregulares, é responsável por boa parte dos casos de pessoas acima do peso e que não conseguem emagrecer com dietas.

Ainda, o tipo de gordura encontrada no coco pode ajudar a inibir o apetite e acelerar o metabolismo. Segundo um estudo publicado no Journal of Nutrition, os ácidos graxos de cadeia média – presentes na composição do fruto – são agentes potenciais na prevenção da obesidade.

Benefícios

coco-propriedades-medicinais

1 – Água de coco

A água de coco, a bebida favorita do verão, é uma excelente opção para quem quer cuidar da saúde e, ainda, manter-se hidratada e saudável. Ela é rica em potássio, cálcio, selênio, magnésio, zinco, iodo, ácidos orgânicos, enxofre, aminoácidos, manganês, fitonutrientes, enzinas e vitamina C.

Toda essa fonte de minerais presentes na água de coco é capaz de promover uma ação hidratante, diurética, mineralizante, antioxidante essenciais para evitar câimbras e regularizar o intestino.

2 – Óleo de coco

Apesar de o coco conter uma quantidade razoavelmente grande de gorduras saturadas (cerca de 90% de toda a sua composição), o óleo do fruto também é rico em ácidos graxos, que fornecem mais energia ao corpo e ativam o sistema imunológico, prevenindo o nosso corpo contra os mais diversos tipos de doenças.

Além disso, o óleo de coco pode melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, promovendo a sua limpeza e, portanto, controlando o colesterol. Os resultados são de prevenção de doenças como a arteriosclerose e doenças cardíacas.

Ainda, devido às suas propriedades hidratantes, o óleo de coco também pode ser usado para hidratar e nutrir a pele e cabelo. Basta aplicá-lo diretamente nos fios capilares ou na derma (se preferir, pode misturá-lo a um creme hidratante) para obter efeitos positivos.

3 – Farinha de coco

Esta versão do fruto tropical é rica em fibras, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago, melhorar a função intestinal e controlar os níveis do colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue.

A farinha de coco pode ser usada para em dietas para emagrecimento, uma vez que possui mais fibras que qualquer outro tipo de farinha ou farelo (cerca de 10 gramas fornecem 4 gramas de fibra), ajudando a combater a fome descontrolada e fora de hora.

Há indícios de que o consumo diário do alimento ajude a reduzir em até 10% a ingestão de calorias, o que é uma boa notícia para quem quer emagrecer de forma rápida e saudável.

4 – Leite de coco

É um grande aliado no combate à doenças cardíacas, uma vez que possui gorduras saturadas saudáveis, que são facilmente absorvidas pelo organismo e transformadas em energia.

O leite é extraído da polpa do fruto e é rico em ácido láurico, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, selênio, sódio, proteína e vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6. O alimento pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose e, além de ser delicioso, ajuda a melhorar a digestão e aliviar os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo.

5 – Coco maduro

Apesar de considerado muito calórico e cheio de gorduras, o coco maduro pode ser uma ótima opção para quem quer emagrecer de forma rápida e saudável. Ele possui em sua composição muitas fibras e ácidos graxos curtos, que são essenciais para aumentar a sensação de saciedade no estômago e fornecer mais energia ao corpo.

Ainda, o coco maduro pode auxiliar no controle do metabolismo e regular as funções da glândula tireoide, eliminando os riscos de aumento de peso por conta de alterações hormonais.

Por isso, muita gente evita desperdiçar a polpa do fruto maduro, que é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B, sais minerais, magnésio, potássio manganês, selênio, zinco, ferro, sódio, cálcio e fósforo, polifenóis e fitoesteróis.

Estes são poderosos nutrientes para diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */