Nutrição Vegetais

Benefícios do coentro: veja 10 motivos para consumir o vegetal agora mesmo

Com certeza, você já utilizou essa especiaria no preparo de diversos pratos na cozinha, mas não imaginou que ela pudesse ser tão benéfica à saúde. O coentro, que atende pelo nome científico de Coriandrum sativum, foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, logo após o marco da Abolição da Escravatura, e até os dias de hoje é utilizado no preparo de pratos típicos da culinária brasileira, especialmente da região Nordeste do país.

Por outro lado, o tempero não costuma agradar a todos os paladares, já que o gosto amargo e aroma forte podem esconder os outros sabores do prato. Sendo assim, ele tende a ser mais utilizado em saladas, sucos verdes, chás, entre outras receitas que permitem obter todos os benefícios do coentro sem precisar comprometer o paladar do restante da família.

Originário do Oriente, a planta medicinal é uma excelente fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como é o caso do ferro, manganês, magnésio, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3, por exemplo), vitamina C, cálcio, fósforo, sódio, potássio e zinco, que podem prevenir e tratar diversos males à saúde.

Quer saber quais são os benefícios do coentro para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o tempero não pode mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje… Vem comigo!

1 – Ajuda na perda de peso

Mais um na lista de alimentos que ajudam a emagrecer, o coentro é rico em uma substância química chamada limoneno, que tem o papel fundamental de agir como um hormônio natural e impedir o acúmulo de gordura na região abdominal, o que ajuda bastante quem está em busca de uma barriga mais “sequinha” e definida.

Isso porque o composto evita a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas. Além disso, por conter boas quantidades de fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade no organismo, cuidando para que você não consuma mais calorias do que o necessário ao longo do dia.

2 – Controla os níveis de açúcar no sangue

Vários estudos comprovaram que o consumo de coentro pode ajudar a controlar os níveis de açúcar e de insulina na corrente sanguínea, o que o torna um alimento ideal para compor a dieta de pacientes diabéticos ou pessoas que tenham predisposição à doença, além de ajudar a emagrecer.

3 – Reduz a pressão arterial

Por conter boas quantidades de potássio, cálcio, ferro, magnésio e manganês, e pouquíssimo sódio, o coentro também é considerado um ótimo alimento para regular a pressão arterial e combater problemas cardiovasculares causados pela alta desta, como é o caso da hipertensão.

Para quem não sabe, o equilíbrio entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio no vegetal ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

4 – Melhora a digestão

Como se não bastassem todos os benefícios listados anteriormente, o coentro também pode ser usado para melhorar o funcionamento do nosso sistema digestivo, combatendo problemas como náuseas, gases, dores abdominais e má digestão. Isso porque o vegetal possui propriedades nutricionais que estimulam o organismo a produzir mais sucos digestivos e enzimas, o que facilita a digestão e impede a formação de gases.

Além disso, a planta medicinal também é capaz de estimular o peristaltismo, que são os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Portanto, o seu consumo pode ajudar a tratar crises de vômito e diarreia.

5 – Protege o coração

Devido à presença de antioxidantes, óleos essenciais, vitaminas e fibras presentes em sua composição, o coentro também pode ser utilizado para proteger o nosso coração de doenças, uma vez que esses nutrientes ajudam a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar as taxas do bom colesterol (HDL), um fator crucial para manter o sistema cardiovascular funcionando adequadamente.

Um dos problemas que o consumo do vegetal combate é a arteriosclerose, causada pelo enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. As propriedades contidas no alimento atuam dissolvendo o LDL acumulado nas paredes desses vasos, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

6 – Faz bem para a pele

O coentro é rico em propriedades antioxidantes, graças às boas quantidades de vitamina C presentes em sua composição, o que significa que o seu consumo pode ser ideal para cuidar da saúde e beleza da nossa pele. Isso porque esses nutrientes estimulam a produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a sua firmeza e elasticidade, o que evita a temida flacidez.

Além disso, os antioxidantes são capazes de combater os radicais livres presentes no organismo, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, ao incluir o vegetal na sua rotina alimentar, é possível manter uma pele saudável, jovem e bonita por muito mais tempo, longe do aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais decorrentes do avanço da idade.

7 – Protege os olhos

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o coentro também pode ser útil para proteger os nossos olhos de diversos tipos de doenças, entre elas, a conjuntivite. Além disso, ao consumir o vegetal, é possível prevenir outros tipos de infecções e aquela terrível coceira que sempre aparece fora de hora.

8 – Combate a insônia

O coentro é um alimento com boas propriedades relaxantes, o que significa que ele pode combater a insônia e melhorar as nossas noites de sono, além de reduzir os sintomas do estresse e ansiedade. Portanto, se você não anda dormindo bem e sentindo um intenso cansaço mental, basta incluir o vegetal na sua rotina alimentar para aproveitar esses benefícios.

9 – Ajuda no crescimento do cabelo

A boa notícia para as vaidosas de plantão é que o coentro pode ajudar de forma eficiente nos cuidados com a beleza e saúde das madeixas. É isso mesmo!

Ao aplicar o suco do vegetal no couro cabeludo, é possível contribuir para o nascimento de novos fios de cabelo, uma vez que a bebida fornece nutrientes diretamente aos folículos capilares. Sendo assim, além de evitar a queda capilar, o tempero também pode ser útil no crescimento dos fios.

10 – Combate dores musculares

Se você é atleta ou praticante de atividades físicas regulares, uma dica é incluir o coentro na dieta para evitar dores nos músculos, principalmente após treinos muito pesados. Isso porque o vegetal é ótimo para a recuperação da massa muscular depois da execução de exercícios físicos muito intensos e com cargas muito altas, relaxando a musculatura e impedindo que o corpo fique muito dolorido para o próximo treino.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */