Beleza Cabelos Infográficos

Conheça os benefícios do hibisco para o cabelo e como usar

Benefícios do hibisco para o cabelo

Ele é um dos segredos de beleza das indianas, que não abrem mão da famosa “flor de cuidado do cabelo” para cuidar dos seus fios longos, brilhosos e macios! O hibisco, ou Hibiscus sabdariffa, seu nome científico, já é utilizado há muitos anos em tratamentos capilares, especialmente no que diz respeito ao crescimento do cabelo.

Por isso, além de seus benefícios para a boa forma do corpo e saúde em geral, a plantinha também ganhou popularidade nos últimos tempos entre as vaidosas que amam cuidar das suas madeixas.

 

Rico em vitamina A, vitamina C, ferro, ácidos alfahidroxílicos e aminoácidos, o hibisco passou a ser utilizado na forma de shampoo, chá, óleo, e até máscara hidratante para auxiliar no fortalecimento dos nossos fios e combate à queda, entre outros benefícios à saúde capilar. Aqui no blog, você já aprendeu a fazer o shampoo de hibisco e como usá-lo para potencializar a beleza dos seus fios!

Quer saber mais para que serve o hibisco no cabelo? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro quais são os benefícios dessa poderosa plantinha para as nossas madeixas e como usá-la para deixar o cabelo sempre saudável e bonito! Vamos lá?!

Veja também: Chá de Hibisco emagrece? Conheça os benefícios e como tomar

Benefícios do hibisco para o cabelo

Benefícios do hibisco para o cabelo



O principal efeito do hibisco cabelo está relacionado ao seu poder de ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Na prática, as propriedades contidas na planta têm o papel fundamental de estimular os folículos pilosos nessa região, até mesmo aqueles que já estão dormentes (causadores da temida calvície).

Além disso, especialmente devido à presença da vitamina C em sua composição, o hibisco também pode promover uma maior produção de colágeno, uma das proteínas essenciais aos nossos fios, que dá origem à cadeia de aminoácidos que traz força resistência à fibra capilar. Sendo assim, ao utilizar regularmente a plantinha na rotina de cuidados com o cabelo, é possível obter excelentes benefícios à saúde e beleza dos fios, tais como:

Benefícios do hibisco para os cabelos [Infográfico]

Benefícios do hibisco para os cabelos [Infográfico]

  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Combate à queda e quebra;
  • Evita o envelhecimento precoce do couro cabeludo;
  • Acaba com o frizz;
  • Fortalece a raiz capilar e os fios;
  • Previne a calvície;
  • Equilibra o pH do couro cabeludo;
  • Oferece mais brilho aos fios;
  • Combate a vermelhidão e coceira causados pela caspa no couro cabeludo;
  • Melhora o aspecto oleoso na raiz;
  • Previne pontas duplas.

Como usar hibisco no cabelo?

Benefícios do hibisco para o cabelo

Para obter todos os benefícios listados anteriormente, há variadas formas de usar o hibisco no cabelo. Uma delas é o shampoo de hibisco, que você já aprendeu a fazer e usar em outro post aqui no blog. Se você ainda não viu, clique aqui para ver agora mesmo!

Porém, também é possível apostar em outras receitas caseiras para essa finalidade. Confira:

Chá de hibisco

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de hibisco;
  • 200 ml de água.

Como fazer:

Leve à água ao fogo e, assim que levantar fervura, acrescente o hibisco. Espere ferver por cerca de 2 minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e espere o chá descansar por 3 ou 5 minutos. Coe e reserve.

Agora, lave os seus cabelos com um shampoo. Aplique o chá nos fios úmidos, da raiz até as pontas. Aproveite a aplicação para massagear o couro cabeludo, a fim de ativar a circulação sanguínea nessa região. Espere o chá agir por, pelo menos, duas horas nos fios e enxágue em seguida. Finalize aplicando o condicionador. Prontinho!

Óleo de hibisco

Você vai precisar de:

  • 6 flores de hibisco;
  • 1 xícara de óleo de coco;
  • 6 folhas de hibisco.

Como fazer:

Para preparar o óleo capilar, lave primeiro as flores e as folhas e corte-as em pedaços pequenos em seguida. Feito isso, aqueça o óleo de coco, de preferência, em fogo baixo, e acrescente as folhas e as flores de hibisco já cortadas.

Agora, abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar por 5 minutos. Passado esse tempo, espere o óleo esfriar e coloque-o em um frasco ou garrafa secos e limpos. Quando for usar, a dica é aplicar o óleo de hibisco no cabelo, pelo menos, duas horas ao dia ou durante a noite toda, enxaguando apenas no dia seguinte.

Use o óleo duas vezes na semana, se a intenção for acelerar o crescimento dos fios.

Hidratante de hibisco

Você vai precisar de:

  • Água;
  • 8 flores de hibisco.

Como fazer:

O primeiro passo é esmagar as flores de hibisco em um recipiente e, em seguida, acrescentar a água, misturando bem até obter uma pasta consistente. Para usar, basta aplicá-la no couro cabeludo por cerca de uma hora. Depois, é só enxaguar o cabelo normalmente em água morna até que a pasta seja totalmente removida.

Benefícios do hibisco para o cabelo

Máscara de hibisco

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de pó de hibisco;
  • 1 colher (chá) azeite de oliva extra virgem;
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural (sem açúcar).

Como fazer:

Primeiramente, você deve fazer o pó de hibisco para utilizar nessa receita. Para isso, basta colocar as flores da planta para secarem ao sol, por cerca de 2 a 3 dias. Assim que elas estiverem totalmente secas, basta triturá-las até que elas formem o pó.

Depois de obter o pó de hibisco, agora você pode levá-lo a um recipiente e misturá-lo com todos os demais ingredientes por cerca de 5 minutos ou até que ele libere a cor. Em seguida, aplique a mistura no cabelo já limpo e úmido, massageando bem os fios.

Espere aproximadamente 20 minutos até ela agir, enxaguando bem depois. Finalize aplicando o condicionador. Prontinho! Você pode usar a máscara de hibisco uma vez na semana.

Benefícios do hibisco para o cabelo

Receita de hibisco + gengibre (crescimento capilar)

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de flores de hibisco esmagadas;
  • 3 colheres (sopa) de suco de gengibre.

Como fazer:

Em recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Em seguida, aplique no couro cabeludo e massageie-o suavemente, em movimentos circulares, e sem usar as unhas (apenas as pontas dos dedos). Agora, espalhe a receita também pela extensão dos fios e pontas.

Espere até a mistura agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente em água morna. Pronto! Você pode usar essa receitinha de uma à duas vezes na semana.

Receita de hibisco + babosa (crescimento capilar)

Você vai precisar de:

  • 1 copo de gel de babosa;
  • 2 colheres (sopa) de pétalas de hibisco esmagadas.

Como fazer:

O primeiro passo para preparar essa receita é esmagar e picar bem as pétalas de hibisco. Em seguida, adicione o gel da babosa, misturando bem até obter uma pasta homogênea.

Lave bem o cabelo e aplique a mistura na raiz e no comprimento e pontas dos fios. Espere cerca de 45 minutos até ela agir e, então, enxágue o cabelo. Finalize aplicando o condicionador.

Para guardar a sua receitinha, você pode colocar a mistura em um frasco com tampa e levar à geladeira. A validade é de 10 dias e você pode usá-la até três vezes na semana.

Veja também: Hidratação com babosa no cabelo: benefícios e receitas

Efeitos colaterais e contraindicações

Benefícios do hibisco para o cabelo

Apesar de todas as receitas caseiras com hibisco para o cabelo que ensinamos anteriormente serem benéficas aos fios e couro cabeludo, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas às propriedades de seus ingredientes, como coceira e vermelhidão na raiz capilar.

Portanto, a recomendação é fazer um teste com uma pequena quantidade da receita na região antes de usar e não exagerar nas dosagens e frequência de aplicações. Em caso de irritações extremas, suspenda o uso e procure um médico dermatologista.

Além disso, por conta da coloração avermelhada forte do hibisco, mulheres com os cabelos loiros, sejam estes naturais ou artificiais, devem tomar cuidado ao usar alguma dessas receitas para não manchar os fios claros.

E aí? Gostou de saber mais sobre os benefícios do hibisco para o cabelo? Você já usou essa plantinha alguma vez nos seus fios? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */