Frutas Nutrição Saúde

10 benefícios do jatobá que você nunca imaginou

Apesar do fruto não ser tão comum de se encontrar nas feiras e supermercados, o mesmo possui inúmeros benefícios, muitas vezes desconhecidos. Nesse texto veremos um pouco sobre alguns benefícios do jatobá para a nossa saúde. O fruto possui uma casca muito grossa e poucos sabem que o mesmo é composto por 40% de água e é comestível.

Sua polpa é rica nos minerais Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio e Ferro, bem como na Vitamina C.

Sim, o jatobá é uma fonte rica de Potássio, índice esse maior do que o contido no leite e a banana (conhecidos por conter grande concentração desse mineral), fazendo com que seja um ótimo alimento para o fortalecimento dos nossos ossos e músculos, além de ser um ótimo energético natural.

Veremos abaixo 10 dos inúmeros benefícios do jatobá.

1. O jatobá relacionado à perda de peso

Os benefícios do jatobá agradam a todos os que dele se utilizam.

Por conter uma grande concentração de líquido dentro dele, estimula que seja eliminado líquido do corpo, promovendo uma limpeza natural no organismo, bem como auxiliando no funcionamento urinário e renal.

Com a eliminação de líquido do corpo, automaticamente se perde peso com esse procedimento.

2. O jatobá no tratamento de infecções

Além de ser riquíssimo em líquido, o jatobá possui um outro benefício desconhecido por muitos: ele é um ótimo eliminador natural de infecções.

Isso ocorre porque o fruto possui princípios ativos antifúngicos, fazendo com que os fungos não se proliferem dentro do nosso organismo e, consequentemente, diminuindo os processos infecciosos.

3. O jatobá no tratamento da meningite

Outro dentre os benefícios do jatobá, além de ser antifúngico, é justamente possuir princípios antibacterianos. Logo, o mesmo tem a capacidade de eliminação de bactérias causadoras de diversas doenças no nosso organismo, dentre elas, a meningite.

4. O jatobá no auxilio da eliminação de líquido

A eliminação de líquidos no nosso corpo auxilia na limpeza e hidratação do organismo. Esse é mais um dos benefícios do jatobá.

Pelo fato do jatobá ser um fruto com grande concentração de líquido, o seu consumo regular estimula essa eliminação de líquidos do organismo, seja através da urina ou do suor, fazendo com que os órgãos sejam limpos e hidratados, auxiliando ainda mais na nossa saúde. Além disso, tem a função de auxiliar os rins na filtragem do sangue, tornando o órgão ainda mais saudável.

Com a eliminação de líquido, o corpo fica menos inchado e, com isso, tem uma significativa perda de peso também.

5. O jatobá no tratamento de inflamações

Antifúngico, antibacteriano e também anti-inflamatório. Os benefícios do jatobá parecem não ter mais fim.

O jatobá possui agentes que combatem as inflamações, ajudando a tratar doenças inflamatórias, principalmente as auto-imunes, como psoríase, lúpus, artrite reumatoide e doenças relacionadas à inflamações intestinais.

O anti-inflamatório presente no jatobá também é muito indicado no tratamento de afecções dermatológicas no interior da epiderme que, ao se romperem, produzem erosão dolorosa, mais conhecido também como pênfigo.

6. O jatobá no fortalecimento do sistema imunológico

O jatobá age no organismo como um ótimo promissor para o nosso sistema imunológico, fazendo com que o mesmo seja fortalecido, tornando-o bem mais preparado para o combate à diversas doenças que podem acometer a nossa saúde.

7. O jatobá no tratamento da asma

Que a asma é causada pelo estreitamento das nossas vias aéreas e provocam uma dificuldade na respiração, não é novidade para ninguém. Isso ocorre por motivos inflamatórios dessas vias.

Como vimos acima, um dos benefícios do jatobá é possuir princípios anti-inflamatórios, o que auxilia na desinflamação dessas vias aéreas, liberando a passagem de ar pela nossa garganta e nariz, facilitando a nossa respiração.

8. O jatobá para uma vida mais saudável

As partes externas do jatobá também são muito utilizadas para usos medicinais e terapêuticos.

Segundo alguns testemunhos populares, algumas pessoas afirmam que a casca do jatobazeiro é bastante usada para chás e bebidas, como o vinho de jatobá. Ambos são muito utilizados para fortificar e estimular o nosso corpo, nos dando uma vida mais ativa e saudável.

9. O jatobá no tratamento da bexiga e cólicas renais e menstruais

Como vimos acima, um dos benefícios do jatobá é a eliminação de líquidos, fazendo com que haja um melhor funcionamento dos rins e do sistema urinário. O consumo do chá de jatobá, além de fortificar e estimular o organismo, auxilia no tratamento de cistites, bem como doenças relacionadas à próstata.

Outro problema que acomete as mulheres mensalmente são as cólicas menstruais. O uso do chá de jatobá nesses casos também pode fazer com que haja um alívio imenso nas dores sentidas com as cólicas pelas mulheres.

O chá de jatobá ainda é muitíssimo indicado para pessoas que tem cólicas renais crônicas, pois o mesmo tem a função de auxiliar os rins a trabalhar melhor na filtragem do sangue, fazendo com que, em alguns casos, auxilie em expelir pedras e cálculos renais.

10. O jatobá como fortalecimento para os ossos

Vimos no início desse texto que a polpa do jatobá é rica em Vitamina C e em minerais como Magnésio, Potássio, Cálcio, Fósforo e Ferro. Vimos também que o jatobá possui uma concentração de Cálcio bem maior do que o leite, que é o alimento que conhecemos como referência desse mineral.

Essa característica faz desse fruto uma ótima alternativa para a prevenção e tratamento de doenças ósseas, como reumatismo, artrite e artrose, dentre outros.

Onde encontro esse fruto para aproveitar os benefícios do jatobá?

O jatobá é um fruto que dá em uma árvore que cresce até aproximadamente 30 metros de altura e é nativo da floresta amazônica e algumas partes da América Central. Suas folhas, com odores muito agradáveis, são polinizadas pelos morcegos. Possui formato de vagem e dentro contém grandes sementes.

Encontrar o jatobá não é algo tão fácil assim, pois o mesmo não é vendido em qualquer lugar. Geralmente podemos encontrar esse fruto em lojas especializadas em alimentos orgânicos ou de produtos naturais.

É geralmente utilizado para fins medicinais e terapêuticos, pois não possui um sabor muito agradável ao paladar.

Considerações finais

Após sabermos de todos esses benefícios do jatobá e todas as coisas que ele pode oferecer à nossa saúde, esperamos que você possa fazer um consumo maior desse alimento para que tenha uma vida bem mais saudável e ainda mais prazerosa.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */