Saúde

Kino ou kiwano ajuda a reduzir o apetite e emagrecer. Saiba mais!

As frutas são consideradas poderosas e grandes aliadas da perda de peso. Algumas delas ajudam a aumentar a sensação de saciedade, enquanto outras são capazes de atuar diretamente na redução do apetite. É o caso do kino, que você vai conhecer melhor os benefícios para o emagrecimento e à saúde em geral no nosso artigo de hoje.


Também conhecida como kiwano, melão gelatina (jelly melon), melão “chifrudo” africano ou pepino “chifrudo” africano, a fruta é originária da África do Sul e bastante cultivada não só no continente africano como também na Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Israel e, ainda, na Europa, onde foi introduzida mais recentemente.

Aqui no Brasil, o cultivo ainda é pequeno, o que acaba tornando a fruta ainda pouco conhecida entre nós brasileiros. No entanto, o kino é considerado bastante nutritivo, uma vez que possui inúmeros nutrientes essenciais à saúde, como é o caso das vitaminas A e C, potássio, fibras, cálcio e ferro, o que significa que o seu consumo pode ajudar a prevenir e tratar diversos males que acometem o corpo.

Além disso, o kiwano possui baixíssimas calorias (cerca de 25 em uma porção de 100 gramas), motivo pelo qual a fruta é considerada extremamente benéfica ao emagrecimento e, portanto, ideal para a mulherada que está querendo dar aquela enxugada na silhueta.

Nunca viu um kino ou kiwano de perto? Pois bem! A frutinha exótica realmente não tem uma aparência muito comum. A sua casca possui cor laranja ou ouro e é coberta por ondulações espinhosas. No seu interior, você encontra uma polpa gelatinosa, bem semelhante à de um kiwi.

E por falar em kiwi, provavelmente por causa do nome kiwano, você deve ter pensando que eles são bem parecidos. No entanto, além da nomenclatura e polpa parecidas, em nada essas duas frutas estão interligadas à outra, ok? Se você quiser saber mais sobre as propriedades e benefícios do kiwi, pode clicar aqui.

No kino, todas as suas partes são utilizadas: a polpa, a raiz e as suas folhas, cada uma com os seus efeitos positivos no corpo. Confira, a seguir, quais são os principais benefícios do kino ou kiwano para a saúde!

1 – Ajuda a emagrecer

Certamente, esse é o principal benefício que leva o kino a ser tão procurado no mundo todo, especialmente entre mulheres que adoram cuidar do corpo e mantê-lo sempre em boa forma. Isso porque a fruta é formada por 80% de água, o que significa que ela pode deixar o seu organismo mais hidratado e, ainda, manter o estômago cheio por mais tempo.

E por falar em prolongar a sensação de saciedade, consumir o kiwano pode fornecer ao corpo uma boa quantidade de fibras, que são nutrientes capazes de deixar a fome longe por mais tempo, além de melhorar o funcionamento do intestino, outro fator essencial para a perda de peso.

Ainda, a frutinha contém poucas calorias e baixa concentração de gorduras, o que significa que você pode comê-la para passar a fome e ingerir menos calorias durante o dia.

2 – Previne o envelhecimento precoce

Alguns estudos indicam que o kino é uma excelente fonte de alfa-tocoferol, um poderoso antioxidante de vitamina E. Sendo assim, consumir a fruta é de extrema importância para manter em dia a saúde dos nervos e vasos sanguíneos, além de combater a ação dos radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce da pele.

Por isso, se você é uma mulher vaidosa e gosta de cuidar da pele, uma ótima dica é incluiro kiwano na sua alimentação para torná-la mais jovem, livre de rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento, bem como mais bonita e saudável por mais tempo.

3 – Melhora a visão

Graças às boas quantidades de vitamina A encontradas no kino, a fruta é considerada uma grande aliada da saúde dos olhos. Isso porque esse nutriente é um tipo de carotenoide, um antioxidante capaz de eliminar a presença dos radicais livres dos olhos, que são responsáveis, por sua vez, por causar problemas como a degeneração macular e a catarata, muito comuns em pessoas em idade avançada.

4 – Faz bem à saúde mental

Ainda por conta da vitamina E presente em sua composição, comer kiwano pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro, prevenindo e tratando diversos males que possam acometê-lo, como é o caso do Mal de Alzheimer e da demência, que também são mais comuns em pessoas em idade mais avançada.

Portanto, a fruta se torna indispensável não só para idosos como também para jovens que queiram manter a sua mentalidade sempre em dia, com a sua capacidade cognitiva potencializada, o que significa uma melhor concentração, aprendizado e memorização.

5 – Melhora a digestão

Devido ao seu alto teor de fibras, o kino, quando consumido de forma regular na alimentação, pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Na prática, ingerir a fruta pode estimular o chamado movimento peristáltico e fazer uma limpeza no trato gastrointestinal, o que é essencial para manter o intestino regulado e, com isso, prevenir problemas como cólicas, prisão de ventre, inchaços, úlceras gástricas e até mesmo o câncer de cólon.

6 – Fortalece os ossos

O kino possui uma excelente concentração de minerais, dentre eles, o cálcio, considerado de extrema importância para a formação e manutenção do tecido ósseo. Portanto, se você tem ossos fracos e pretende aumentar a resistência deles para evitar problemas futuros, como é o caso da osteoporose, não deixe de inserir a fruta na sua rotina alimentar.

Além do cálcio, o kiwano também é rico em zinco, um nutriente essencial para o desenvolvimento, crescimento, reparação e integridade óssea. Para quem pratica esportes ou atividades físicas, a fruta também pode ser uma grande aliada neste sentido, uma vez que atletas tendem a ter os ossos mais fragilizados por conta do esforço físico de alta intensidade.

7 – Combate o estresse

Alguns estudos mostram que o consumo do kino pode ajudar a regular os hormônios do organismo, especialmente os ligados ao sistema nervoso, como a adrenalina e o cortisol, o chamado hormônio do estresse.

Por isso, se você está se sentindo ansiosa ou estressada depois de um longo dia de trabalho, uma boa ideia é chegar em casa e comer pelo menos uma porção da fruta para relaxar a sua mente e o corpo, fazendo com que o seu cérebro volte ao estado calmo e traga a sensação de bom humor.

8 – Auxilia nos processos metabólicos

Devido à alta concentração de zinco presente em sua composição, o kino também pode ser o alimento ideal para melhorar o funcionamento do metabolismo e a produção de proteínas, fatores cruciais para ajudar na cicatrização de feridas e, ainda, reparação dos nossos órgãos, vasos sanguíneos e tecidos.

Além disso, por conter também boas quantidades de vitamina C aliadas ao zinco, como o ácido ascórbico, consumir a fruta também pode estimular uma maior produção de colágeno, outra substância importante para a reparação e crescimento de processos no organismo.

Sobre o autor

Raiane