Frutas Nutrição

Conheça os incríveis benefícios do kiwi para o seu corpo e bem-estar

Com casca aveludada, polpa verde e sementes pretas dispostas de modo perfeito no centro, o kiwi atrai olhares por sua beleza e sabor exótico. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a frutinha está bem longe de servir apenas como um ingrediente chave para deixar a salada de frutas mais bonita.

Rica em diversos nutrientes essenciais ao nosso corpo, como vitaminas C, E e K e minerais como cálcio, cobre, fósforo, potássio, magnésio, além de fibras, ácidos graxos, como o poderoso ômega-3, e antioxidantes, dentre eles os flavonoides, como xanthin, betacaroteno e luteína, a fruta pode oferecer diversos benefícios à saúde, como os que você vai conhecer melhor no decorrer desse artigo.

Além disso, o kiwi possui baixa quantidade de colesterol, de sódio e gorduras saturadas, o que significa que o seu consumo também pode ser uma “mão na roda” para ajudar quem está querendo emagrecer.

Uma curiosidade interessante acerca da frutinha verde é que, apesar de ser conhecida popularmente como uma fruta tropical, grande aliada para hidratar o corpo nos dias mais quentes do verão, ela é, na verdade, originária do norte da China, o que explica o fato dela ser chamada em alguns lugares de “groselha chinesa”. Legal, né?

Aproveite e leia também sobre os benefícios da groselha para a saúde

Agora que você já está sabendo tudo sobre a fruta, que tal ficar de olho nos próximos parágrafos e conhecer os principais benefícios do kiwi para a saúde e descobrir por que ele não poderá mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje? Vem comigo!

1 – Previne o envelhecimento precoce



Graças à sua alta quantidade de vitamina C, maior que em muitas outras frutas, o kiwi pode ser uma aliada das vaidosas de plantão para cuidar da pele e mantê-la sempre saudável, jovem e bonita.

Isso porque esse nutriente é rico em antioxidantes, que são capazes de combater os radicais livres presentes no organismo, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C também é tida como uma estimuladora da produção natural de colágeno, uma substância essencial para manter a nossa derma saudável e sempre firme, no seu devido lugar.

2 – Fortalece os ossos e músculos

Excelente fonte de magnésio, mineral importantíssimo para melhor o funcionamento dos músculos e, de quebra, ainda aumentar a energia do corpo, o kiwi é considerado um ótimo alimento para quem está em busca da hipertrofia (ganho de massa muscular), como é o caso de atletas e praticantes de atividades físicas.

Ainda, por conter também o potássio entre os seus nutrientes, a fruta pode evitar a perda muscular, além de preservar a densidade óssea. Ou seja, ao inserir o kiwi na sua rotina alimentar, você pode não só fortalecer os músculos como também os seus ossos, evitando problemas futuros, como a osteoporose, por exemplo.

Outro benefício para quem pratica atividades físicas é que a fruta possui altas quantidades de eletrólitos, o que quer dizer que ela é ideal para repor os minerais perdidos durante os treinos.

3 – Ajuda a emagrecer

Por conter um alto teor de fibras em sua composição, além de um baixo índice glicêmico, o kiwi pode ser inserido na sua dieta para emagrecer de forma rápida e saudável.

Isso porque ele é uma das poucas frutas que não enche o seu corpo de açúcares, que podem ser transformados posteriormente em gorduras e te fazer engordar. Ao contrário disso, os seus nutrientes farão com que você se sinta saciada por mais tempo após as refeições e, ainda, poderão regular o seu intestino, evitando os inchaços na barriga, outro fator crucial para a perda de peso.

Inclusive, devido ao seu baixo índice glicêmico, o kiwi pode ser inserido até mesmo na dieta de pacientes diabéticos ou pessoas que tenham predisposição genética à doença.

4 – Previne o câncer

Mais uma vez, por causa dos antioxidantes presentes em sua composição, o kiwi também pode ser um grande aliado na prevenção contra o câncer, inclusive o de mama, o que mais atinge mulheres no mundo todo.

Isso acontece porque esses nutrientes agem no combate aos radicais livres, responsáveis por danificar e provocar mutações na estrutura das células, fazendo com que essas se transformem em cancerígenas e cresçam causando tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

Por isso, se você está procurando um alimento anti-câncer para incluir na sua alimentação, o kiwi pode ser uma das melhores opções no momento.

5 – Evita a osteoartrose e artrite reumatoide

Graças à vitamina C presente no kiwi, ele pode ser utilizado para prevenir e tratar a artrite reumatoide e a osteoartrose. Isso porque, de acordo com alguns estudos, boas quantidades desse nutriente podem reduzir em até três vezes o aparecimento das doenças, bem como evitar a piora destas.

6 – Aumenta a imunidade

Ainda por conta da sua excelente fonte de vitamina C, o kiwi também pode aumentar a nossa imunidade, potencializando as defesas do corpo contra diversos tipos de bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Portanto, ao incluir a fruta na dieta, você pode fortalecer o sistema imunológico e, é claro, melhorar a qualidade de vida, uma vez que poderá levar uma vida com menos doenças.

7 – Melhora a saúde mental

Outro grande benefício do kiwi é que ele é rico em serotonina, hormônio responsável por melhorar o humor e trazer a sensação de prazer.

Além disso, ela também é essencial para melhorar a nossa capacidade cognitiva, ou seja, a concentração, memória e aprendizagem, potencializando o funcionamento do cérebro e, com isso, tornando a sua saúde mental muito melhor para as atividades do dia a dia, inclusive no período da manhã, quando geralmente estamos pouco alertas.

8 – Potencializa o sistema respiratório

Se você sofre com asma ou outras doenças respiratórias, o kiwi pode ser a opção ideal para inserir no cardápio e manter uma respiração mais saudável. Rico em vitamina C, ele pode ser consumido para proteger problemas no sistema respiratório, no geral.

Inclusive, um estudo feito com 18 mil crianças mostrou que crianças que consomem mais kiwi e outras frutas cítricas, cerca de 5 à 7 porções por semana, tendem a ter 44% menos incidência de respiração asmática quando em comparação com outras que comem menos esse tipo de alimento, menos de uma vez por semana.

No mesmo estudo, as crianças alimentadas com kiwi tiveram uma redução de 32% de falta de ar, 41% de respiração asmática, 27% de tosse noturna, 25% de tosse crônica e 28% de coriza nasal. Portanto, se você tem filhos e quer mantê-los livres desses problemas, comece a incluir a fruta na alimentação dos pequenos a partir de agora.

9 – Melhora a visão

O kiwi é rico em vitamina C, o que significa que ele pode fazer muito bem à saúde dos olhos. Isso porque, como já foi apontado em vários estudos, o consumo de frutas com boas quantidades desse nutriente, como é o caso do kiwi, pode reduzir o risco de problemas oculares, principalmente aqueles causados pelo avanço da idade, como a catarata, perda da visão e a degeneração macular, por exemplo.

10 – Protege o coração

Além da vitamina C, o potássio e os polifenois presentes no kiwi também podem fazer muito bem à saúde do nosso coração. Isso porque esse coquetel de nutrientes é capaz de prevenir a formação de coágulos no sangue, alem de reduzir a quantidade de triglicerídeos na corrente sanguínea.

Na prática, isso significa que, ao consumir a fruta, você poderá ficar menos sujeita a ataques cardíacos, hipertensão, arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

11 – Melhora o sono

Devido ao seu poder de aumentar a produção de serotonina, hormônio que oferece a sensação de bom humor e bem-estar ao cérebro, comer kiwi de forma regular na alimentação também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, aumentando a sua profundidade e duração.

Por isso, se você sofre de insônia ou dorme pouco, uma ótima dica é inserir a fruta na sua rotina para começar a dormir melhor e potencializar a sua disposição e rendimento durante as atividades do dia a dia.

12 – Combate a prisão de ventre

O kiwi também é considerado por muitos estudiosos como uma fruta rica em substâncias laxativas. Sendo assim, se você sofre com prisão de ventre ou outros desconfortos intestinais, pode incluir a frutinha verde na sua alimentação diária para obter os seus benefícios e evitar essas terríveis constipações.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */