Emagrecimento Frutas Nutrição

Benefícios do limão: fruta é considerada detox e pode ajudar a emagrecer

Mais uma da nossa série de frutas cítricas, o limão é considerado um alimento detox, já que pode auxiliar na desintoxicação do corpo e, com isso, ajudar a mandar aqueles quilinhos extras que tanto incomodam para bem longe da balança e da fita métrica.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Caso você nunca tenha ouvido falar, alimentos detox são aqueles ricos em propriedades capazes de dar aquela forcinha ao nosso fígado para eliminar toxinas, radicais livres e outras substâncias capazes de “sujar” o organismo e atrapalhar o seu funcionamento adequado, assim como retardar o metabolismo, fator que provoca o aumento de peso.

Por isso, o limão é considerado por muitos nutricionistas uma fruta que jamais deve faltar em uma dieta de emagrecimento. Por outro lado, os benefícios do limão vão muito além da perda de peso e da desintoxicação do organismo. Rico em inúmeros nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B5), vitamina C, minerais como potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, além de fibras e carboidratos, o seu consumo pode prevenir e tratar diversos males que acometem o organismo.

Ainda, a boa notícia é que a frutinha cítrica e popular pode ser consumido de diversas formas por quem deseja se aproveitar dos seus benefícios, como tortas, sucos, bolos, sopas, bebidas, saladas, além de vários outros tipos de sobremesas, como mousses e pudins.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Quer saber mais sobre os benefícios do limão para a saúde? Então, continue lendo esse post até o final e descubra por que ele não pode mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Combate o envelhecimento precoce




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Assim como outros tipos de frutas cítricas, o limão também é extremamente rico em vitamina C e, consequentemente, em propriedades antioxidantes. Sendo assim, ao consumir a fruta, você pode prevenir o envelhecimento precoce da pele, uma vez que esses nutrientes podem eliminar os radicais livres, principais responsáveis pela desestruturação das células e posterior aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas decorrentes do avanço da idade.

Portanto, se você é vaidosa e quer manter a sua pele sempre saudável, jovem e bonita, a dica é incluir a fruta na sua rotina alimentar e potencializar a sua beleza.

2 – Previne doenças cardiovasculares

Devido à alta concentração de potássio em sua composição, o limão também é considerado um alimento ideal para proteger o coração contra diversos problemas de saúde. Isso porque ele ajuda a controlar a pressão arterial e evitar os maus sintomas causados por ela, como náuseas e tonturas.

Além disso, por conta da alta quantidade de vitamina C presente na fruta, ela pode também auxiliar no combate aos radicais livres causadores de danos nas nossas células dos vasos sanguíneos e paredes das artérias, prevenindo o acúmulo do colesterol. Portanto, ao ingeri-lo, você pode ficar livre de arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos.

3 – Fortalece o sistema imunológico




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Mais uma vez, por causa da vitamina C presente em sua composição, consumir o limão pode também ajudar a aumentar a nossa imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, inclusive resfriados, gripes e até quadros de infecções de ouvido muito recorrentes.

Inclusive, médicos e especialistas recomendam que a fruta seja incluída na dieta nos meses do inverno, período em que tendemos a praticar menos atividades físicas por conta do frio e, portanto, ficamos mais suscetíveis a adoecer.

4 – Previne o câncer

A vitamina C presente no limão pode auxiliar de forma eficaz na prevenção e combate ao câncer, já que é rica em antioxidantes que ajudam a eliminar a presença dos radicais livres do organismo, principais causadores da mutação das células e transformação destas em tumores que levam ao desenvolvimento da doença.

No entanto, esse não é o único nutriente capaz de agir com o mesmo objetivo no nosso corpo. Algumas substâncias presentes na casca do limão, como os limonoides e flavonoides, também podem ajudar bastante no combate a diferentes tipos de cânceres, entre eles, o de mama, o que mais atinge mulheres no mundo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Elas também estão presentes em outras frutas cítricas, mas em maiores quantidades no limão. Essas substâncias são essenciais para destruir várias células cancerígenas em diferentes partes do corpo, como nos pulmões, colo do útero e mamas. Não é à toa que muitos estudos mostram que consumir o limão pode ser mais eficaz que o tratamento da quimioterapia, além de mais saudável e seguro.

5 – Reduz o colesterol

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, como é o caso dos flavonoides, que também são encontrados na laranja, por exemplo, o limão é considerado um dos alimentos mais benéficos para controlar o colesterol.

Para que você tenha uma ideia acerca dos benefícios da frutinha cítrica neste sentido, um estudo publicado em 2013 pelo International Journal of Humanities and Social Science mostrou que pessoas que consomem suco de limão diariamente podem ter uma queda significativa do colesterol ruim (LDL) no sangue. Para isso, o ideal é aliar o consumo da fruta à prática de atividades físicas e a uma dieta rica em alimentos saudáveis.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

6 – Evita a artrite reumatoide

Assim como todas as demais frutas cítricas, o limão, por ser rico em vitamina C, pode ajudar a melhorar a síntese do colágeno, uma proteína essencial para construir e reparar tendões, vasos sanguíneos, ossos e ligamentos. Sendo assim, consumir a fruta pode ser muito útil para prevenir ou aliviar as dores causadas por doenças como a artrite reumatoide e osteoartrose.

7 – Melhora a digestão

Você costuma sofrer com dores estomacais? Pois bem! A boa notícia é que o limão pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo e tratando problemas como diarreias, dores de estômago e prisão de ventre, por exemplo.

Para isso, especialistas recomendam o consumo de um copo de suco de limão puro pela manhã. Se quiser deixar a bebida mais docinha, a dica é acrescentar uma colher de mel para deixá-la mais adocicada.

8 – Ajuda a perder peso

Como você já ficou sabendo um pouquinho no início desse artigo, o limão é um grande aliado da perda de peso. Isso porque ele contém entre os seus nutrientes as fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, evitando a fome fora de fora e, portanto, o consumo exagerado de calorias ao longo do dia.

Além disso, esses nutrientes também são capazes de regular o intestino, outro fator ideal para quem está querendo emagrecer. Ainda, os antioxidantes presentes na fruta podem combater a ação dos radicais livres, principais causadores do retardamento do metabolismo e consequente aumento de peso.

No entanto, não são esses benefícios que diferenciam o limão das outras frutas quando o assunto é perda de peso. Na verdade, uma fibra chamada pectina, presente principalmente na casca da fruta, é principal fonte de emagrecimento. Por isso, nutricionistas recomendam que se tome um copo de água com limão todos os dias, de preferência, pela manhã, para potencializar os resultados.

Assim, você poderá não só dar a enxugada na silhueta que tanto precisa, como também evitar o envelhecimento precoce, já que a água com limão é conhecida como a própria “fonte de juventude” natural.

9 – Protege os dentes

Talvez, você ainda não saiba, mas o limão pode ajudar a melhorar a saúde bucal e deixar o seu sorriso ainda mais bonito. Muitos dentistas recomendam a toma do suco da fruta para aliviar dores de dentes, massagear a gengiva para reduzir sangramentos e, ainda, eliminar o mau cheiro oriundo de gengivites.

10 – Faz bem para os cabelos

A novidade para as vaidosas de plantão é que o suco de limão pode ajudar a combater diversos tipos de problemas que possam acometer o couro cabeludo e os nossos cabelos, como a caspa. Além disso, as suas propriedades antioxidantes naturais também são ideais para devolver o brilho e hidratação dos fios, tornando-os mais bonitos e saudáveis.

11 – Trata infecções urinárias

Muitas mulheres sofrem com infecções urinárias. Para tratá-las, basta tomar o suco de limão, que possui propriedades diuréticas e, portanto, pode prevenir e até tratar o problema. Isso porque a bebida é capaz de aumentar a produção de urina e, sendo assim, fazer com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes, fator crucial para eliminar as bactérias causadoras de infecções no trato urinário.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */