Frutas Nutrição

Benefícios do mamão: saiba como o “fruto dos anjos” pode melhorar a sua saúde

O mamão é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, liderando também entre as mais populares e saudáveis. De polpa doce, saborosa e macia, ele já era reconhecido por seu sabor e valores nutricionais antes mesmo de você aí do outro lado da tela ter nascido, acredite…

Nos tempos do Brasil-Colônia, Cristóvão Colombo apelidou o mamão como o “fruto dos anjos”, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Rico em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas do complexo B, C e E, minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, além de fibras e antioxidantes, o mamão pode não só prevenir como também tratar diversos males que acometem a nossa saúde.

Por este motivo, a fruta é considerada uma das mais poderosas na natureza e excelente fonte de propriedades medicinais. Dentre elas, nós podemos citar o combate à prisão de ventre, um dos benefícios que tornam o chamado “fruto dos anjos” de Cristóvão Colombo tão importante na alimentação.

Além disso, o mamão também é pouco calórico, sendo capaz de oferecer apenas 40 calorias para cada 100 gramas de fruta. Na prática, isso significa que ele pode ser ideal para as mulheres que estão lutando contra a balança para conquistar a silhueta dos sonhos de forma natural e saudável.

E tem muito mais! Quer saber quais são os principais benefícios do mamão para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que ele não pode mais faltar na sua dieta a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Combate a prisão de ventre



Por ajudar a melhorar a digestão, consumir mamão, seja sua forma in natura ou sucos, pode ser também de grande ajuda para combater a constipação, mais conhecida popularmente como prisão de ventre, além de enjoos.

Isso porque a fruta contém entre os seus nutrientes as vitaminas C e E, além de ácido fólico, que são capazes de produzir um efeito tônico no estômago e intestino, prevenindo e tratando esses males.

Além disso, graças às boas quantidades de fibras em sua composição, o mamão também pode aumentar os movimentos intestinais, melhorar a evacuação e amenizar a passagem das fezes, acabando com qualquer sintoma da prisão de ventre.

2 – Previne doenças cardíacas

Outro benefício do consumo de mamão é a proteção do coração, uma vez que a fruta contém entre as suas propriedades terapêuticas capazes de prevenir problemas como ataques cardíacos, hipertensão, aterosclerose e AVCs.

Isso porque o mamão é rico em antioxidantes, além de vitaminas A e C, nutrientes essenciais para evitar a oxidação do colesterol, problema que faz com que ele se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos e forme placas perigosas que podem, em outro momento, se transformarem em derrames ou ataques cardíacos.

Ainda, por causa das fibras presentes em sua composição, consumir a fruta também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar as taxas do bom colesterol (HDL).

3 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à alta concentração de vitaminas A e C em sua composição, esta presente em mais de 200% da necessidade diária do nutriente, o mamão também é considerado um grande aliado para deixar a nossa saúde de ferro.

Portanto, ao consumi-lo regularmente na alimentação, você pode fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas do organismo, prevenindo uma série de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo, além de vários tipos de infecções.

4 – Combate inflamações

Por conter bastante antioxidantes, como a vitamina C e o betacaroteno, o mamão também pode ser utilizado para combater diversas inflamações pelo corpo. Ainda, com a ajuda de algumas proteínas, como a quimopapaína e a papaína, consumi-lo ou aplicar soluções feitas com ele pode até ajudar na cicatrização de queimaduras, por exemplo.

Inclusive, vários pacientes de asma, artrite reumatoide e osteoartrose costumam ingeria a fruta para aliviar dores e evitar as crises dessas doenças.

5 – Faz bem para os olhos

Comer mamão pode fazer bem até mesmo para a saúde dos nossos olhos. Por causa dos antioxidantes presentes em sua composição, como é o caso do betacaroteno, a fruta pode ser ideal para combater diversos males que acometem a retina, principalmente em pessoas em idade mais avançada, como é o caso da degeneração macular, cegueira noturna e catarata.

Ainda, como se não bastasse tudo isso, o mamão também pode ser útil para melhorar a visão como um todo.

6 – Evita a artrite reumatoide

Consumir alimentos ricos em vitamina C, como é o caso do mamão, pode ajudar a prevenir e até tratar a artrite reumatoide, já que o nutriente possui propriedades anti-inflamatórias que podem amenizar as dores nas articulações.

Ainda, por conta da quimopapaína presente em sua composição, é possível não só controlar a artrite reumatoide como também evitar o desenvolvimento de outra doença causadas nas articulações, a osteoartrose.

7 – Reduz o colesterol

Como você já sabe até aqui, o mamão é uma fruta rica em vitamina C e fibras, além de antioxidantes, nutrientes que ajudam a evitar o acúmulo de colesterol nas artérias, evitando, assim, uma série de doenças cardiovasculares. Por isso, se você quer manter o seu coração sempre protegido, a dica é investir na ingestão da fruta a partir de agora.

8 – Ajuda a perder peso

As frutas são grandes aliadas das pessoas que estão em busca de perder peso e, por isso, não podem nunca faltar em uma dieta de emagrecimento. O mesmo acontece com o mamão.

Por ser rico em fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar a fome fora de hora e fazer com que se consuma menos calorias durante o dia, pode mesmo ajudar a mandar aqueles quilinhos extras que estão incomodando para bem longe.

Além disso, as fibras também são capazes de auxiliar na regulação do intestino, outro fator crucial para a perda de peso. Outro fator que incluir o mamão na listas das melhores frutas para emagrecer é o fato de ele ser pouquíssimo calórico, o que quer dizer que você pode consumi-lo sem engordar.

9 – Controla a diabetes

Apesar de seu sabor adocicado, o mamão é considerado uma fruta de baixo índice glicêmico, capaz de fornecer ao corpo apenas 8,3 gramas de açúcar para um corpo de mamão cortado. Portanto, ele pode servir facilmente para compor uma dieta de pacientes diabéticos ou de pessoas que tenham predisposição à doença.

Inclusive, especialistas indicam que comer mamão regularmente pode ajudar portadores da diabetes a evitar o desenvolvimento de doenças do coração advindas da doença.

10 – Previne o envelhecimento precoce

Você é vaidosa e ama cuidar da pele? Pois, então, vai adorar saber o quanto o mamão pode te ajudar nesta difícil tarefa.

Graças às suas boas quantidades de vitaminas C e E, que são ricas em propriedades antioxidantes, comer a fruta ou aplicar máscaras faciais preparadas a partir dela pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da derma, prevenindo o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do avanço da idade por muito mais tempo. Isso porque esses nutrientes são ótimos combatentes dos radicais livres, principais causadores do problema por atuarem no envelhecimento das células.

11 – Faz o cabelo crescer

Outro dos benefícios do mamão para as mulheres vaidosas de plantão é o seu poder de cuidar da saúde e beleza dos cabelos. Devido à vitamina A presente em sua composição, ao consumir ou aplicar soluções ou produtos com a fruta nas madeixas, é possível aumentar a produção do sebo no couro cabeludo, um composto essencial para manter os fios lisos, hidratados e brilhantes.

Além disso, a sua aplicação diretamente sobre o couro cabeludo também pode combater problemas como a caspa, uma das principais causadas da queda de cabelo. Outro fator importante que torna o mamão o grande aliado das nossas madeixas é a sua capacidade de fortalecer os fios, evitando a sua queda e, ainda, auxiliando no seu crescimento mais rápido e saudável.

12 – Previne o câncer

O mamão é uma fruta extremamente rica em substâncias antioxidantes, como os flavonoides e fitonutrientes, que são capazes de combater a ação dos radicais livres, principais causadores dos danos e mutação das células saudáveis do organismo e sua transformação em células cancerígenas, que formam tumores e desenvolvem o câncer.

Sendo assim, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, é possível prevenir vários tipos da doença, inclusive o câncer de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo. Além disso, as fibras presentes na composição do mamão também são tidas como essencial para se ligarem às toxinas causadoras do câncer e evitar que elas cheguem até as células saudáveis.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */