Frutas Nutrição

Descubra os benefícios do mangostim (mangostão) para a sua saúde

Considerado a “rainha das frutas tropicais”, o mangostim – ou mangostão, mangustão, mangostin ou mangosteen, como também é conhecido – ainda é pouco presente nas mesas brasileiras, mas é tão nutritivo e benéfico à saúde quanto algumas das frutas mais populares por aqui, como é o caso da banana, goiaba, manga e da maçã, por exemplo.

O fruto roxo escuro ou avermelhado, com polpa picante e doce ao mesmo tempo, é oriundo do Sudeste da Ásia e está ganhando mais destaque na alimentação de muitas pessoas no mundo todo atualmente por seus ótimos benefícios ao corpo e bem-estar. No entanto, apesar mais conhecido apenas nos últimos tempos, o mangostão é utilizado na medicina tradicional de muitos países asiáticos desde o século 18.

Dentre os nutrientes essenciais à saúde presentes na fruta podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, sódio, manganês e cobre, além de fibras, água, carboidratos, proteínas, ácido fólico, criptoxantina, ácido pantotênico, niacina, riboflavina, tiamina, e caroteno.

Sendo assim, é possível afirmar que a fruta pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças que acometem o nosso organismo, como o câncer, diabetes e hipertensão. Quer saber mais sobre os benefícios do mangostim (mangostão) para a saúde? Então, vem comigo e descubra por que a fruta não pode faltar no seu cardápio diário!

1 – Previne o câncer

Por conter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, o mangostim ou mangostão é considerado um potente alimento anti-câncer. Isso porque ele contém entre os seus nutrientes o pericarpo, composto fundamental para inibir o crescimento de células cancerígenas, o que significa que ele pode prevenir vários tipos de cânceres, inclusive o de mama, o que mais atinge mulheres no mundo todo.

2 – Combate inflamações

Vários estudos realizados com o mangostão mostraram que a fruta possui propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas que podem combater diversos tipos de inflamações pelo corpo. Isso porque elas ajudam a inibir a liberação da prostaglandina e histamina no organismo, substâncias causadoras de quadros inflamatórios no corpo.



3 – Faz bem para a pele

O mangostim é tido como um alimento ideal para manter a pele sempre bonita e saudável, o sonho de todas as vaidosas de plantão.

Isso é possível graças às suas propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce da pele, o que significa que você pode mantê-la longe de rugas, linhas de expressão e manchas do avanço da idade por muito mais tempo.

Além disso, essas mesmas propriedades também são ideais para aumentar a produção de colágeno, proteína importantíssima para a elasticidade e firmeza da derma, bem como para prevenir e tratar alergias, eczemas e infecções bacterianas.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Excelente fonte de minerais e vitaminas com propriedades antioxidantes, o mangostão também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando as defesas do nosso corpo e protegendo-o contra diversos tipos de doenças, sejam estas causadas por bactérias, vírus ou fungos, como é as gripes e resfriados, por exemplo.

5 – Trata diarreias

O mangostim pode ser usado não só para tratar diversos tipos de distúrbios no estômago, como também para melhorar a saúde geral do sistema digestivo. Na prática, isso quer dizer que o pericarpo presente na composição da fruta, principalmente na sua casca, pode ser essencial para aliviar quadros de disenterias e diarreias, entre outros.

6 – Regula a menstruação

Se você tem problemas com os seus ciclos menstruais, ou seja, nunca sabe quando está prestes a entrar naqueles dias, a boa notícia é que o mangostim também pode ajudar a resolver esse problema.

Basta incluir uma pequena porção da fruta na sua rotina alimentar ou fazer um chá com as suas cascas para regular a menstruação e evitar qualquer tipo de problema de saúde ou até mesmo as preocupações com uma possível gravidez.

7 – Protege o coração

Como se não bastassem todos os benefícios que listamos anteriormente, o mangostão também pode ajudar a deixar a saúde do sistema cardiovascular sempre em dia. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a fruta pode prevenir problemas como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), mantendo o seu coração sempre protegido.

8 – Controla a diabetes

A diabetes é uma das chamadas “doenças do século”, o que significa que todo cuidado para preveni-la é pouco. Por isso, o mangostão pode ser o seu grande aliado no combate à doença ou, no caso de quem já é paciente diagnosticado, no seu tratamento.

Por conter baixo índice glicêmico, a fruta pode servir como um remédio natural eficiente para controlar os níveis de açúcares no sangue, evitando picos de insulina ou glicose que possam levar ao agravamento do quadro clínico.

Além disso, o mangostim também pode ser consumido com uma medida preventiva contra a diabetes, principalmente por pessoas que tenham predisposição ao desenvolvimento da doença.

9 – Ajuda na perda de peso

O mangostim é uma fruta de baixo teor calórico, o que significa que você pode consumi-lo tranquilamente sem a preocupação de engordar.

Além disso, devido às boas quantidades de fibras presentes em sua composição, o mangostão, que também é rico em vitaminas do complexo B, também pode acelerar o metabolismo de forma saudável e, ainda, potencializar o funcionamento do sistema digestivo.

10 – Melhora a digestão

Como você já sabe até aqui, o mangostim é rico em fibras. Por isso, ao consumi-lo, você pode ajudar a regular a digestão, o que pode ser essencial para evitar as terríveis constipações, bem como para ajudar a emagrecer.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */