Nutrição Vegetais

Manjericão: descubra os seus poderosos benefícios à saúde

Mais uma da série de plantas medicinais cultivadas desde a antiguidade, o manjericão está sempre presente nas mesas brasileiras por dar um aroma e sabor sem igual às refeições. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que, além de sua contribuição aromática, a erva também é bastante nutritiva e, portanto, pode fazer muito bem à saúde.

Também chamado de alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-cheirosa, alfavaca-doce, basilicão, alfavaca-d’américa, basílico, manjericão-branco, erva-real, manjericão-de-folha-larga, manjericão-doce, manjericão-de-molho e manjericão-grande, para quem não sabe, o manjericão possui como principais características as suas folhas verdes rugosas, finamente ovaladas e dentadas, que se alternam em cores mais claras e mais escuras, além do caule ramificado e ereto.

Originária da Índia e de outras regiões asiáticas, a planta com poderosos fins terapêuticos, que responde pelo nome científico de Ocimum basilicum, há séculos é conhecida e utilizada por diversas culturas, para inúmeros fins, sejam místicos, medicinais, religiosos ou culinários.

Afinal, ela é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K, além de minerais como zinco, manganês, cálcio, magnésio, potássio e ferro, entre outros, que pode tratar ou prevenir diversos tipos de doenças. Não é à toa que ela é altamente valorizada e reverenciada como “erva santa” em muitas tradições pelo mundo todo.

Ainda hoje, os indianos consideram-na uma erva sagrada e fundamental que desenvolve o crescimento espiritual, promovendo o equilíbrio e o relaxamento. Quer saber mais sobre os benefícios do manjericão para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que esse tempero não pode mais faltar na sua cozinha a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Trata resfriados

O manjericão pode ser introduzido na alimentação para fortalecer o nosso sistema imunológico e, portanto, aumentar as defesas do corpo contra uma série de doenças, entre elas, gripes e resfriados.

Isso porque o vegetal possui alta concentração de propriedades antibióticas, que são essenciais para proteger o organismo contra infecções ou bactérias. Para aproveitar os benefícios da planta neste sentido, basta mastigar as suas quando estiver gripada ou resfriada. É mamão com açúcar, pode acreditar!

2 – Alivia a tosse

Mais uma vez, por conta das propriedades antibióticas e expectorantes presentes na planta medicinal, o manjericão pode ser útil também no tratamento de tosses e dores de garganta. Não é à toa que o tempero é bastante utilizado na fabricação de expectorantes e xaropes.

Para aliviar os incômodos sintomas desses problemas de saúde, basta fazer um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é eficaz ainda para tratar outras doenças respiratórias, tais como a bronquite e a asma.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Como você leu anteriormente, o manjericão é um excelente potencializador do nosso sistema imunológico. Isso porque, de acordo com alguns estudos, os componentes químicos presentes na planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%.

Sendo assim, ao incluir o tempero na sua alimentação, é possível proteger o corpo de inúmeros tipos de doenças, como é o caso das gripes, resfriados e asma, como falamos nos parágrafos anteriores, além de outros problemas de saúde mais graves, como alergias, cânceres e artrite.

4 – Combate o estresse

Se você costuma ficar muito estressada após um longo dia de trabalho, pode chegar em casa e mascar um pouco de manjericão para relaxar a mente. Geralmente, especialistas recomendam que se masque entre 10 à 12 folhas da erva, duas vezes ao dia, para prevenir o estresse e, portanto, os sintomas e consequências decorrentes desse mal.

5 – Melhora a visão

Devido às boas quantidades de vitamina A presentes em sua composição, que é rica em antioxidantes. Sendo assim, ao consumir a erva, você pode melhorar também a sua saúde ocular, potencializando a visão como um todo, além de prevenir doenças como a degeneração macular, catarata e cegueira noturna, que atingem mais comumente pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

Para se ter uma ideia da importância de se inserir o manjericão na rotina alimentar, especialistas indicam que apenas 100 gramas da planta em sua versão fresca correspondem à quantidade diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6 – Faz bem para a pele

Para as vaidosas de plantão, a boa notícia é que o manjericão também pode ser incluído na rotina de cuidados com a pele para melhorar a sua saúde e beleza.

Isso porque a planta medicinal é rica em propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de combater inflamações na derma e tratar ou prevenir acnes, psoríase, micose, picadas de insetos, além do câncer.

7 – Melhora a saúde bucal

Outro benefício proporcionado pelas propriedades anti-inflamatórias do manjericão é a melhora da saúde bucal. O seu consumo frequente pode combater doenças periodontais e o mau hálito.

8 – Protege os rins

O manjericão também possui propriedades diuréticas, o que significa que ele melhorar o funcionamento dos nossos rins e, portanto, as funções hepáticas do corpo. Para isso, médicos recomendam que se consuma 6 folhas frescas com água, em jejum, no caso de quem tem rins saudáveis.

Já em relação aos pacientes com pedras nos rins, o indicado é misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante pelo menos 6 meses. Isso irá facilitar a eliminação das pedras nos rins pela urina. Além disso, pessoas que sofrem com problemas urinários também podem aproveitar os benefícios da planta medicinal neste sentido.

9 – Melhora a digestão

Ao inserir o manjericão na sua alimentação, você também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, evitando problemas como câimbras e dores de estômago. Além disso, o chá feito a partir da erva também é indicado para prevenir e tratar a prisão de ventre, pilhas, indigestão, acidez, úlcera péptica e úlcera gástrica.

10 – Alivia dores de cabeça

O manjericão também pode ser utilizado como um excelente relaxante muscular natural, que além de evitar dores e câimbras musculares, ainda combate dores de cabeça, visto que o cérebro também é um músculo.

Você pode mastigar a planta ou ingeri-la como chá. Outra dica também é aplicá-la como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11 – Protege o coração

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, o manjericão também é um tempero útil para se ter na cozinha se quiser manter a saúde do sistema cardiovascular sempre em dia.

Esses nutrientes ajudam a baixar o nível de colesterol e diminuir as chances do desenvolvimento de doenças no coração, como é o caso da artéria coronária. Além disso, o magnésio também presente na erva auxilia relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12 – Melhora a saúde mental

Como se não bastassem todos os benefícios listados anteriormente, o manjericão também pode ajudar a melhorar as funções cerebrais, já que a planta possui propriedades medicinais que normalizam os níveis de neurotransmissores no cérebro.

Portanto, ao incluir o tempero na sua alimentação, você pode tonificar a sua capacidade cognitiva, melhorando a memória, aprendizagem e concentração.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */