Frutas Infográficos Nutrição

Benefícios do maracujá: veja 11 motivos para consumir a fruta

Benefícios do maracujá

Com a “cara do verão”, o maracujá é uma fruta deliciosa, que além de satisfazer o paladar e ajudar a refrescar o calor típico dos dias mais quentes do verão, também é extremamente nutritiva e benéfica à saúde. Apelidada carinhosamente de “fruta da paixão” pelos consumidores americanos, não há mesmo quem possa negar que o seu sabor (doce e sutilmente ácido) e aroma são únicos e envolventes.

Com o nome científico de Passiflora Edulis, o maracujá é uma fruta facilmente encontrada em toda a América do Sul, inclusive nas mais diferentes espécies, desde cores como amarela até roxa, totalizando um acervo de mais de 500 variedades somente nesse continente. Portanto, não existem desculpas para provar a frutinha, certo?

Para além de suas características e variedades, o fato é que o maracujá é extremamente importante na alimentação, especialmente daquelas pessoas que gostam de cuidar do corpo e bem-estar. Rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de minerais como cobre, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio, o maracujá pode ajudar a tratar e prevenir diversas doenças que acometem o nosso corpo, inclusive o câncer.

Quer saber mais sobre os benefícios do maracujá para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e entenda por que a frutinha tropical, amplamente consumida no verão, não pode faltar no seu cardápio o ano inteiro. Vem comigo!

Maracujá: 11 benefícios para a saúde [Infográfico]

Maracujá: 11 benefícios para a saúde [Infográfico]

1 – Previne o câncer

Excelente fonte de propriedades anticancerígenas, graças aos antioxidantes presentes em sua composição, o maracujá é considerado um ótimo alimento para combater os radicais livres, principais causadores dos danos e mutações nas células, fazendo com que se transformem em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

Benefícios do maracujá
Além disso, devido às boas quantidades de vitamina A presentes na fruta, é possível consumi-la para combater tumores nos pulmões e na boca.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Estar com a imunidade alta significa ter uma saúde de ferro! Neste sentido, o maracujá pode ajudar a potencializar o sistema imunológico e aumentar as defesas do corpo contra a ação de diversos agentes patogênicos, como é o caso de toxinas, bactérias e vírus, além de outros que podem levar ao desenvolvimento de infecções e doenças.

Portanto, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, é possível identificar ameaças e eliminá-las antes que estas causem danos significativos e irreversíveis ao corpo.

3 – Melhora a digestão

Benefícios do maracujá

O maracujá é uma fruta rica em fibras. Por isso, ao incluí-lo na sua alimentação, você pode potencializar o funcionamento do sistema digestivo. Isso porque esses nutrientes são capazes de ajudar o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, promovendo o efeito laxante e melhorando a digestão como um todo.

Resumidamente, as fibras são capazes de absorver água e amolecerem o bolo fecal, auxiliando para uma evacuação mais saudável e evitando a terrível prisão de ventre. Além disso, o maracujá também é naturalmente rico com água, o que também pode ajudar no processo digestivo.

4 – Previne a anemia

Por conter boas quantidades de ferro, cerca de 20% do total diário recomendado, o maracujá também pode ajudar a aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, pigmento responsável por dar a cor vermelha ao nosso sangue e, ainda, essencial para evitar a anemia e os seus incômodos sintomas, que são a falta de ar, o cansaço persistente, desmaios e tonturas.

Além disso, a fruta também possui entre os seus nutrientes a vitamina C, considerada essencial para facilitar a absorção de ferro pelo corpo. Sendo assim, ao ingerir o maracujá, você pode combater o desenvolvimento da doença, que é causada justamente pela deficiência de ferro no organismo.

5 – Melhora a saúde dos olhos

Benefícios do maracujá

Ainda por conta da alta concentração de vitamina A em sua composição, o maracujá também pode fazer muito bem aos nossos olhos.

Isso porque esse nutriente, junto com a vitamina C e os antioxidantes, é capaz de proteger a retina contra os danos causados pelos radicais livres, cuidando bem das mucosas e membranas que a compõe e, portanto, evitando uma série de problemas que possam comprometer a visão, como é o caso da degeneração macular, cegueira noturna e catarata, ambas mais comuns em pessoas idosas.

6 – Combate a pressão alta

O maracujá é rico em potássio e possui baixíssimo teor de sódio, o que significa que ele pode proteger o corpo contra a pressão alta. Isso porque o potássio é um mineral com papel de vasodilatador, ou seja, que pode ajudar a relaxar a tensão dos vasos sanguíneos e promover o aumento do fluxo de sangue, fatores essenciais para diminuir a pressão sobre o coração e potencializar a saúde do sistema cardiovascular.

Além disso, esse poderoso mineral também é capaz de regular os níveis de eletrólitos e controlar a função muscular do corpo, inclusive os músculos do coração. Com os eletrólitos controlados, automaticamente a liberação de cálcio na corrente sanguínea também fica controlada, evitando bloqueios nas artérias que possam levar à doenças cardíacas, causadas pelo excesso dele. Portanto, a dica para cuidar do coração é consumir pelo menos uma porção de maracujá por dia para obter todos os seus benefícios.

7 – Melhora o humor

Benefícios do maracujá

De acordo com alguns estudos, tanto o maracujá quanto a sua flor contêm fitonutrientes e alcaloides medicinais com propriedades sedativas leves. Sendo assim, consumir a fruta pode não só relaxar e melhorar o humor como também tratar problemas como ansiedade, depressão e insônia.

8 – Alivia a asma

Vários especialistas acreditam que o consumo de maracujá, mais especificamente a combinação de extratos da casca, pode oferecer ao nosso sistema respiratório propriedades sedativas, expectorantes ou calmantes. Portanto, pacientes com asma podem ser beneficiar das propriedades da fruta, além daquelas pessoas que sofrem com tosse compulsiva ou respiração ruidosa.

9 – Fortalece os ossos

Benefícios do maracujá

Rico em minerais como magnésio, cobre, ferro e fósforo, o maracujá também pode ser utilizado para aumentar a densidade mineral e fortalecer os ossos. Isso é possível porque esses nutrientes ajudam a criar uma matéria óssea adicional, dando mais resistência àquela já existente e acelerando a reparação da perda óssea.

Portanto, ao consumir a fruta, é possível amenizar, prevenir ou até mesmo combater os sintomas da osteoporose ou outros tipos de dores causadas pela deterioração dos nossos ossos por conta do envelhecimento.

10 – Combate a insônia

O maracujá é composto por alcaloides medicinais, compostos que agem como sedativo no organismo. Por isso, ao consumir a fruta de forma regular, é possível diminuir quadros de agitação, ansiedade, nervosismo e de insônia, os principais causadores de noites de sono mal dormidas.

11 – Melhora a circulação

Benefícios do maracujá

Devido ao seu alto teor de ferro, potássio e cobre, o maracujá possui poderosas propriedades vasodilatadoras que podem ajudar a potencializar o funcionamento do nosso sistema circulatório.

Isso porque esses nutrientes ajudam na produção de glóbulos vermelhos e, uma vez que a quantidade destes aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e, com isso, o sangue se mantém bem oxigenado e pode fluir livremente por todas as áreas necessárias do corpo.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */