Saúde

Benefícios do melão: entenda como a fruta pode fazer bem para a saúde

Ao lado da melancia e do abacaxi, o melão está entre as frutas mais consumidas no verão. A fruta tropical possui grande abundância de água, o que a torna ideal para hidratar e refrescar o corpo nos dias mais quentes do ano, aliviando o calor e mantendo o seu bem-estar, especialmente entre pessoas que não gostam muito ou têm dificuldades em beber água nesse período.

Apesar de possuir inúmeras variedades somente no Brasil, a mais consumida é a amarela, que possui polpa doce e macia, o que torna o melão bastante suculento. No entanto, além de deliciosa e hidratante, a fruta também possui boas quantidades de nutrientes essenciais ao corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, além de proteínas, fibras, potássio, cálcio e ferro, ácido fólico, niacina, entre outros.

Na prática, isso significa que consumir melão pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer. Além disso, se você está precisando deixar o corpo em forma e ainda não encontrou a fruta ideal para te ajudar na busca pelo emagrecimento, pode contar com o melão para te dar uma forcinha, já que ele possui apenas 34 calorias para cada 100 gramas de fruta. Bom, né?

Quer saber quais são os benefícios do melão para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a fruta não pode mais faltar no seu cardápio a partir de agora. Vem comigo!

1 – Faz bem para a pele e cabelos

Quem é vaidosa também pode aproveitar os benefícios do melão para ficar ainda mais linda. Por ser rica em vitaminas A e C, além de um composto chamado licopeno, a fruta possui altas propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, principais causadores de danos às células e posterior envelhecimento da pele.



Portanto, ao consumir o melão mais vezes na sua rotina, você pode ficar livre de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do avanço da idade por muito mais tempo. Além disso, esses mesmos nutrientes também podem auxiliar no aumento da produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a estrutura da pele e cabelos sempre saudável.

A vitamina C presente na composição da fruta também pode ser eficaz para aumentar também a produção de sebo, que é essencial para manter o cabelo hidratado e ajudar no seu crescimento, além de devolver a sua umidade e brilho. Sendo assim, se você quiser deixar as suas madeixas e a pele ainda mais bonitos e com saúde, basta consumir a fruta ou, ainda, preparar soluções ou máscaras utilizando-a e aplicar diretamente sobre os fios ou na derma.

2 – Potencializa os treinos

Você frequenta a academia ou pratica algum outro tipo de atividade física ou esporte? Pois bem! A boa notícia é que o melão também pode ajudar neste sentido. Isso porque ele contém pouca frutose (açúcar comum em frutas) e um alto teor de carboidratos, nutrientes de digestão rápida que costumam ser convertidos em energia utilizada pelo corpo.

Sendo assim, ao consumi-lo regularmente, principalmente antes e depois dos treinos, você pode aumentar a sua disposição e rendimento durante os exercícios físicos, além de recuperar os músculos e os tecidos do corpo que foram desgastados depois de executá-los, potencializando a sua performance e aumentando a massa muscular de forma mais rápida e eficiente.

3 – Ajuda a emagrecer

Como falamos no início desse post, o melão pode compor tranquilamente uma dieta de emagrecimento, uma vez que possui um baixíssimo teor calórico. São 34 calorias para cada 100 gramas de fruta, o que quer dizer que você pode consumir a fruta sem qualquer preocupação em engordar e, ainda, substituir outros alimentos calóricos, como pães e biscoitos, por ela em algumas refeições.

Além disso, por conter boas quantidades de água e fibras, que são nutrientes capazes de prolongar a sensação de saciedade e regular o intestino, o melão também pode controlar a quantidade de alimentos e calorias ao longo do dia, além de aliviar os inchaços na barriga causados pela dolorosa e incômoda prisão de ventre, por exemplo.

4 – Hidrata o corpo

Esse é um dos principais benefícios que tornam o melão tão vendido nos supermercados e feiras de produtos naturais, principalmente durante o verão.

A fruta contém um alto teor de água e eletrólitos, o que a torna essencial para repor os líquidos perdidos pelo corpo em períodos de temperaturas mais elevadas ou, ainda, depois dos treinos, no caso de quem é atleta ou praticante de alguma atividade física, evitando qualquer chance de desidratação e os problemas causados por ela.

5 – Melhora a saúde dos olhos

Devido às suas propriedades antioxidantes, o melão também pode ser consumido para melhorar a visão e a saúde dos olhos no geral. Um antioxidante presente na composição da fruta, conhecido como zeaxantina, age de forma positiva na retina e é capaz de filtrar os raios de luz que possam prejudicar os nossos olhos.

Além disso, ao inserir o melão de forma regular no cardápio, você também pode prevenir diversos males que possam acometer a saúde ocular, como é o caso da degeneração macular, catarata e cegueira noturna, que costumam ocorrer principalmente em pessoas com idade mais avançada.

6 – Combate a asma

Vários estudos demonstraram que pessoas que consomem o melão de forma regular na rotina têm menos chances de desenvolver asma. Isso porque a fruta, assim como a cenoura, a abóbora, a couve e o espinafre, é rica em betacaroteno e vitamina C, dois dos melhores antioxidantes capazes de combater os radicais livres e potencializar a saúde do sistema respiratório, prevenindo diversos tipos de problemas respiratórios.

7 – Previne o câncer

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes na composição do melão, como é o caso do betacaroteno, consumir a fruta pode ajudar a prevenir diversos tipos de cânceres, entre eles, o de cólon e o de próstata.

Isso porque esses nutrientes são ideais para combater os radicais livres presentes no nosso organismo, que são os principais responsáveis por causar danos e mutações em células saudáveis, transformando-as em tumores que podem levar ao desenvolvimento da doença.

8 – Controla a pressão sanguínea

A vitamina C, potássio, colina e fibras presentes em altas quantidades na composição do melão podem ajudar a proteger o coração de diversas doenças. Isso é possível porque esses nutrientes ajudam a reduzir a pressão arterial, principalmente o potássio, que também ajuda a diminuir as taxas de sódio ingeridas através dos alimentos no sangue.

Sendo assim, com a pressão sanguínea controlada, é possível evitar problemas como AVCs, hipertensão e ataques cardíacos, por exemplo.

9 – Melhora a digestão

Como você já sabe até aqui, o melão é rico em fibras e água. Sendo assim, ao incluir a fruta na alimentação de forma regular, é possível melhorar o funcionamento do sistema digestivo e prevenir diversos problemas, entre eles, a prisão de ventre e quadros de diarreias.

10 – Aumenta a imunidade

Excelente fonte de vitamina A, podendo oferecer uma quantidade de 25% da dosagem diária recomendada, o melão pode ser ideal para fortalecer o nosso sistema imunológico e aumentar as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como é o caso de gripes e resfriados, por exemplo.

Além disso, a fruta também é rica em vitamina C, nutriente que tem o papel fundamental de um antioxidante no organismo, podendo auxiliar na manutenção e crescimento dos tecidos do corpo, na cicatrização de feridas e reparação dos ossos, cartilagem e dentes.

Sobre o autor

Raiane