Frutas Infográficos Nutrição

Descubra os benefícios do morango para o seu bem-estar e beleza

Talvez, você ainda não saiba, mas muitos alimentos presentes no nosso cardápio diário são considerados essenciais para potencializar a saúde e a beleza do corpo. Dentre eles, as frutas se destacam por fornecerem ao organismo uma excelente carga nutritiva e, assim, fazê-lo trabalhar adequadamente para manter a qualidade de vida e bem-estar sempre em dia.

O morango é uma delas e é bastante conhecido por prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo, além de ser utilizado como uma espécie de “elixir da beleza” pelas mulheres vaidosas que gostam de cuidar da pele e, é claro, da boa forma física. É isso mesmo! Se antes você apostava em cremes caros para investir em um bom ritual de beleza, no artigo de hoje você vai ver que a frutinha vermelha pode ser a aliada que estava procurando para ficar ainda mais linda e jovem.

Veja também – Propriedades e benefícios do chá de morango

Pertencente à família rosaceae, o morango é uma fruta muito popular aqui no Brasil, podendo ser encontrado principalmente entre os meses de junho e setembro. Inclusive, existem regiões no país que são conhecidas como produtoras de morangos. A maioria dos consumidores gosta de saborear a fruta, de polpa suculenta e que vai do doce ao azedo ao mesmo tempo, em forma de milkshakes, sucos, vitaminas, doces, tortas, sorvetes, bolos, entre outras receitas.

No entanto, mesmo que o morango tenha um sabor agradável, é muito interessante que você o consuma de diferentes maneiras para não enjoar do sabor. A maioria das receitas é composta por pratos doces, mas existem também pratos salgados onde ele pode ser utilizado. O que vale é deixar a sua imaginação tomar conta!

Independente da forma que você optar por experimentá-lo, o fato é que o morango será capaz de nutrir o seu corpo com vitaminas e minerais essenciais à saúde, como vitaminas do complexo B, vitamina C, iodo, cobre, potássio, silício, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, sódio e zinco.

Quer saber mais sobre os benefícios do morango para a saúde? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post e descubra por que a frutinha vermelha não pode mais faltar no seu cardápio a partir de agora!



Para quem é contraindicado o consumo de morangos?

Mesmo que os benefícios do morango sejam grandes, é importante que algumas pessoas em especial tenham alguns cuidados ao ingeri-los em excesso. E o motivo é simples! Que as frutas são alimentos saudáveis todos nós já sabemos. Porém, nem todas as pessoas podem consumir frutas sem restrições. Isso porque, como algumas contém açúcares e carboidratos, pacientes diabéticos precisam ficar atentos às taxas de glicemia que elas possuem.

Conversar com um médico e elaborar um planejamento alimentar com um nutricionista é o ideal para esses casos, onde o consumo de açúcar precisa ser controlado. Além disso, observa-se também que os morangos possuem uma grande quantidade de oxalato de cálcio, o que significa que o seu consumo exagerado pode provocar cálculos renais. Por isso, a dica é moderar no consumo ou se informar para que o problema não aconteça com você.

Além dessas informações nutricionais que o indivíduo precisa ter para consumir morangos, existe outra muito importante. Recentemente, o morango foi considerado um dos alimentos que mais recebem agrotóxicos. Daí, a importância de aprender diferentes maneiras de cultivá-los para ficar longe de componentes prejudiciais à saúde.

E nunca é demais lembrar que os morangos orgânicos são as melhores opções de consumo e você pode plantá-los na sua casa mesmo. Veja, a seguir, como plantar morangos em casa para conseguir os melhores benefícios da fruta!

Como plantar morangos em casa?

  • Compre um vaso – não precisa ser muito fundo, pois as raízes do morango são superficiais;
  • No vaso, preencha ¾ de terra e afofe;
  • Plante o morango;
  • Regue a sua plantinha diariamente, mas tome cuidado para não encharcá-la;
  • No meio das suas flores, você vai perceber que existem alguns moranguinhos verdes. Com o passar do tempo eles ficarão vermelhinhos e prontos para o consumo;
  • Um vaso de morangos dura aproximadamente 5 anos.

Confira os 9 principais benefícios do morango para a saúde

Benefícios do Morango para a Saúde [Infográfico]

Benefícios do Morango para a Saúde [Infográfico]

1 – Controla a diabetes

Se você é paciente diabética, vai gostar de saber que pode controlar os níveis de glicose no sangue apenas consumindo entre duas à três porções de morangos por semana e ter uma melhor qualidade de vida convivendo com a doença.

De acordo com especialistas, esse benefício se deve aos polifenois presentes na composição da fruta, principalmente o elagitanino, que são capazes de inibir a enzima alfa-amilase, a responsável pela hidrólise de polissacarídeos no organismo. Sendo assim, ao interromper a sua atividade, o morango ajuda a diminuir a quantidade de glicose a ser jogada na corrente sanguínea.

2 – Ajuda a emagrecer

O morango é uma fruta pouquíssimo calórica, podendo fornecer ao corpo apenas 33 calorias para cada 100 gramas, além de ser rico em fibras dietéticas. Sendo assim, ele pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, evitar que o metabolismo a transforme em gordura acumulada no corpo.

Por isso, o morango se torna se torna uma fruta ideal para auxiliar na luta contra a perda de peso de forma eficiente e rápida, uma boa notícia para as pessoas que desejam dar aquela enxugada na silhueta e mandar os quilos extras que estão incomodando para bem longe da balança.

Além disso, muitos especialistas acreditam que o consumo da fruta vermelha também pode estimular uma maior produção dos hormônios adiponectina e leptina, que são os responsáveis pela queima de gorduras e controle do apetite, outro bom motivo para incluí-la na dieta.

3 – Faz bem ao coração

Por conter boas quantidades de potássio em sua composição, um mineral com potente ação vasodilatadora, o morango também pode proteger o coração de diversos problemas, como hipertensão, AVC, aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Isso porque o potássio é capaz de reduzir os níveis e efeitos do sódio no organismo, controlando a pressão sanguínea. Além disso, o morango também é rico em magnésio, que, por sua vez, tem o papel fundamental de relaxar os músculos dos vasos sanguíneos.

Ainda, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a fruta vermelha também pode equilibrar os efeitos do colesterol ruim (LDL) nas artérias, prevenindo a formação de placas ateroscleróticas.

4 – Combate inflamações

Por conta de um flavonoide chamado quercetina em sua composição, o morango também pode ser útil para combater diversos tipos de inflamações pelo corpo, sendo capaz de amenizar sintomas alérgicos, como secreções nasais e urticárias.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostrou que mulheres que comem pelo menos 16 unidades da fruta por semana têm uma diminuição de 14% nas chances de apresentar quantidades excessivas de proteína-C reativa (PCR), marcador de processos inflamatórios no corpo.

Além disso, alguns estudos feitos com animais indicaram que o consumo de morango, seja na forma de pó ou extrato, também pode combater inflamações no intestino, como acontece na colite ulcerosa e na Doença de Crohn.

5 – Melhora a visão

Graças às suas propriedades antioxidantes, o morango também pode proteger os olhos da ação dos radicais livres, principais causadores de uma série de doenças oftalmológicas, como é o caso da catarata, degeneração macular e cegueira noturna, por exemplo, que podem levar à perda da visão.

Além disso, o potássio presente na composição da fruta também é essencial para controlar a pressão ocular e proteger a retina de uma série de problemas, potencializando a saúde dos olhos de uma forma geral.

6 – Aumenta a imunidade

Excelente fonte de vitamina C e suas propriedades antioxidantes, o morango também pode aumentar a nossa imunidade, fortalecendo o sistema imunológico e as defesas do corpo contra uma série de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo, ou quaisquer outras causadas pela ação de radicais livres, fungos, bactérias ou vírus.

7 – Faz bem para a pele

Por conta da vitamina C e do ácido elágico presentes em sua composição, o morango também pode ser a fruta que as vaidosas de plantão estavam procurando para cuidar da beleza e saúde da pele.

Esses nutrientes são capazes de combater a ação dos radicais livres e evitar o envelhecimento precoce, prevenindo o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas, sulcos, entre outros sinais causados pelo avanço da idade. Além disso, a vitamina C também possui o papel fundamental de aumentar a produção de colágeno, uma proteína que garante maior elasticidade e firmeza da pele.

8 – Melhora a saúde mental

Os antioxidantes presentes no morango também são ideais para proteger o sistema nervoso e melhorar a nossa saúde mental. Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos nas células do cérebro e nos nervos, através do estresse oxidativo, e desenvolver doenças como o Mal de Alzheimer, o Mal de Parkinson e a esclerose múltipla.

Além disso, por conta dos minerais presentes em sua composição, como o magnésio e  potássio, podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro e potencializar a nossa função cognitiva, aumentando a capacidade de memorização, concentração e aprendizagem.

9 – Previne o câncer

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, consumir morango pode combater o estresse oxidativo ou quadros de inflamação excessiva no corpo, sendo ideal para prevenir diversos tipos de câncer, entre eles, o de cólon, colo do útero, esôfago e até o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo todo.

Os seus benefícios neste sentido se devem aos fitonutrientes presentes na composição da fruta, que foram considerados em diversos estudos como anticancerígenos. Estes são capazes de reduzir a atividade de algumas enzimas pró-inflamatórias e estimular outras responsáveis pelo nosso sistema de defesa.

Ainda, muitos especialistas também acreditam que ingerir morangos de forma regular na rotina também pode diminuir significativamente as metástases, que nada mais são do que o espalhamento do câncer para outros tecidos e órgãos do corpo.

Veja também:

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */