Saúde

Noni: descubra os seus benefícios à saúde e bem-estar do corpo

O noni nada mais é do que um fruto originário das regiões do Fiji, das ilhas dos mares do sul, da Austrália, do Sudeste Asiático e da Índia e, atualmente, tem ganhado a atenção de muitas pessoas que estão busca da perda de peso e que querem melhorar a sua alimentação para conquistar uma boa qualidade de vida.

Com o nome científico de Morinda Citrifolia e pertencente à família Rubiaceae, em tempos antigos, o noni era utilizado como corante para roupas ou como remédio natural para aplicar sobre a pele. Hoje, o fruto é muito utilizado tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, graças à sua poderosa composição nutricional, que inclui vitaminas e minerais importantíssimos à saúde, dentre eles, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12), vitamina C, vitamina E, além de minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

No entanto, como ainda não há estudos científicos que comprovem todos os seus benefícios, há uma polêmica aqui no Brasil acerca do consumo do fruto, em que alguns especialistas defendem que ele possa causar problemas à saúde, dentre eles, intoxicação hepática. A polêmica acabou tornando o seu uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até que possam ser confirmados os seus benefícios ou malefícios.

Então, devo ou não consumir noni? Enquanto a polêmica não é esclarecida, médicos recomendam que o noni seja incluído na alimentação com bastante cautela. Afinal, não é preciso nenhuma comprovação científica para saber que tudo (absolutamente tudo) em excesso faz mal, mesmo as coisas mais benéficas à saúde.

Tomadas todas as precauções, você pode sim se aproveitar do alto poder nutricional que o fruto pode oferecer à saúde. Quer saber mais sobre os benefícios do noni? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que ele não pode mais faltar no seu cardápio a partir de agora!



1 – Previne o câncer



Várias pesquisas mostraram que o noni possui ótimas propriedades quimiopreventivas, o que quer dizer que o consumo do fruto, principalmente na forma de suco, pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, entre eles, o de fígado, de pulmão, renal e, também, o de mama, o que mais mata mulheres no mundo todo.

As mesmas pesquisas sugerem que os seus benefícios anticâncer se devam à grande quantidade de antioxidantes presentes em sua composição, que são capazes de bloquear a ligação de ADN-cancerígena e retardar o crescimento de tumores nas glândulas mamárias e outros pelo corpo.

2 – Trata a gota

Vários estudos demonstraram que o noni, especialmente na forma de suco, pode ajudar com os seus efeitos terapêuticos na cura da gota. Isso porque os nutrientes presentes em sua composição podem ajudar a conter a ação das enzimas da xantina oxidase que causam a doença e os seus sintomas no corpo.

3 – Relaxa os músculos

O noni é rico em cálcio, o que significa que ele pode ajudar a relaxar os músculos, evitando os espasmos e aliviando dores e desconfortos causados por estes. Isso porque o fruto contém propriedades antiespasmódicas, que podem bloquear os canais de cálcio dependentes de voltagem e expulsão de conteúdo intracelular de cálcio no organismo.

4 – Fortalece o sistema imunológico

O noni possui entre as suas propriedades medicinais o efeito imune-estimulante, o que quer dizer que o consumo regular do fruto pode ajudar a aumentar a produção de glóbulos brancos no sangue, o que, consequentemente, fortalece o nosso sistema imunológico e as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

5 – Protege o coração

Devido às suas propriedades antioxidantes, o noni também pode auxiliar de forma eficiente na manutenção da saúde cardiovascular. Isso porque esses nutrientes possuem efeitos capazes de dilatarem os vasos sanguíneos, confortando as células musculares lisas dentro das células paredes, o que significa que pode melhorar o fluxo de sangue nas artérias.

Portanto, você poderá controlar a sua pressão arterial e, com isso, manter o coração sempre saudável e protegido de diversos males, como hipertensão, AVC, aterosclerose e ataques cardíacos. Além disso, ao consumir a fruta, você também pode ajudar na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom colesterol (HDL), outro ponto positivo para evitar qualquer problema no coração.

6 – Combate a fadiga

Se você está se sentindo cansada e quer acabar com a fadiga excessiva no corpo após um longo dia de trabalho, pode investir no noni para resolver o problema. Isso porque o fruto possui propriedades ergogênicas, que ajuda a combater a fraqueza física e fornecer mais energia ao corpo, potencializando a sua resistência e elasticidade.

7 – Controla a diabetes

Pacientes diabéticas também podem aproveitar os benéficos do noni para controlar os níveis de hemoglobina glicosilada, triglicéridos séricos e lipoproteína de baixa densidade de colesterol no organismo, o que significa que o seu consumo pode não só evitar o agravamento da doença como também preveni-la, especialmente no caso de pessoas predispostas ao problema.

8 – Faz bem para a pele

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, o noni também pode ser utilizado pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele.

Ele pode combater a ação dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce, evitando rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos; aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para manter a elasticidade e firmeza da derma; além de prevenir diversos problemas, como acnes, reações alérgicas e queimaduras, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

9 – Melhora a digestão

Muitos especialistas acreditam que consumir o noni pode ajudar a potencializar o funcionamento do sistema digestivo e melhorar a digestão dos alimentos de uma forma geral.

Portanto, ao incluir o fruto na sua rotina alimentar, você pode estimular a  liberação imediata de sucos digestivos no estômago e no intestino delgado, o fluxo de bile da vesícula biliar e a regulação da evacuação.

Além disso, problemas como diarreias, prisão de ventre, náuseas, úlceras gástricas, vômitos, disenteria, intoxicação alimentar e cólicas também podem ser prevenidos e tratados com o noni.

10 – Faz bem ao cérebro

Vários estudos também comprovaram os efeitos positivos do consumo de noni para a saúde mental, já que este ajuda a ativar os receptores de serotonina no cérebro. Sendo assim, ao inserir o fruto na sua dieta, é possível melhorar o sono, tratar depressão e enxaquecas, além de prevenir doenças graves, como é o caso do Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e os processos neurodegenerativos da esclerose múltipla.

Sobre o autor

Raiane