Nutrição

Benefícios do peixe na alimentação: aumente o consumo hoje mesmo

São incontáveis os benefícios do peixe na alimentação. Uma alimentação equilibrada e completa é uma receita perfeita para a saúde plena.

Como se sabe, o mais apropriado quando o assunto é balancear a refeição é fazer as dosagens corretas de cada grupo alimentar e investir no consumo de alimentos ricos em nutrientes vantajosos para o corpo. O peixe é um deles. Os benefícios do peixe na alimentação são inegáveis.

Vale dizer que existe uma variedade gigantesca de espécies de peixe na natureza. Alguns são de água doce, outros tantos de água salgada. Ambas as categorias possuem suas particularidades. Todavia, o que é inegável é que os benefícios do peixe na alimentação são válidos independente da espécie a qual pertencem.

Para conhecer os benefícios do peixe na alimentação, basta ler atenciosamente esse artigo.

15 benefícios do peixe na alimentação

1.Diminui as chances de desenvolver doenças cardíacas

A ingestão de peixe está ligado a risco muito pequeno de doença coronariana fatal e absoluta. O peixe é repleto de ácidos graxos ômega-3 benéficos para o coração, que podem acabar com a inflamação, reforçar a proteção do seu coração e evitar doenças crônicas.

2. Diminui o perigo de desenvolvimento de Alzheimer



Os benefícios do peixe na alimentação incluem a saúde cerebral. As pessoas que comem peixe com frequência tem mais massa cerebral cinzenta, o que diminui o encolhimento do nosso cérebro e a deterioração que a tem a chance de resultar em problemas no funcionamento do cérebro.

Embora algumas pesquisas tenham notado que a ingestão de frutos do mar também estava conectado com níveis mais elevados de mercúrio no cérebro humano, isso não estava ligado com a neuropatia cerebral.

3. Pode auxiliar a amenizar os sintomas de depressão

O óleo de peixe pode auxiliar na melhoria dos sintomas de depressão quando ingerido com um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, uma modalidade de antidepressivo. Embora haja relatos de que o óleo de peixe diminua os sintomas da depressão por conta própria, ainda é preciso fazer mais pesquisas para comprovar essa afirmação.

4. É uma excelente fonte da necessária vitamina D

Os peixes são cheios de vitamina D e são classificados como uma das fenomenais fontes alimentares para este nutriente tão importante. A vitamina D é boa no processo de absorção de cálcio e o crescimento dos ossos.

Como uma boa parte da população não atende a ingestão média estimada de vitamina D todos os anos, certamente será útil se você adicionar mais desses alimentos ricos em nutrientes à sua dieta.

5. Auxilia na melhora a visão e na saúde ocular

Os ácidos graxos ômega-3 são maravilhosos para deixar a visão melhor e dar mais saúde aos olhos. Isso acontece, pois, o encéfalo e os olhos detém elevada concentração de ácidos graxos e ômega-3 e necessitam deles para a manutenção de sua saúde e funcionalidade, de acordo com as pesquisas realizadas por universidades estadunidenses. O peixe é uma das fontes mais ricas dessas gorduras benéficas.

6. Auxilia a ter uma melhor noite de sono

Caso você tenha problemas para pegar no sono ou ficar dormindo, comer mais peixe pode ser útil. Um consumo mais alto de peixe aprimorou a qualidade do sono para a maior parte das pessoas. Cientistas desconfiam que isso se deva à elevada concentração de vitamina D dos peixes, o que contribui para um bom sono, de acordo com estudos.

7. Ajuda no combate à acne

Se você tenha acne, os benefícios do peixe na alimentação se estendem para a sua pele. O óleo de peixe útil na limpeza da pele de pessoas que possuem acne de moderada a grave

8. É útil no alívio da artrite reumatoide

Caso você sofra de artrite reumatóide, que é a inflamação crônica das articulações do corpo, um dos benefícios do peixe na alimentação é o alívio do inchaço e das dores. Um consumo mais elevado de peixe na realidade diminui a ação da mazela na artrite reumatóide.

9. É uma carne do tipo magra

O peixe é uma formidável fonte de proteína sem a elevada quantidade de gordura saturada que diversas outras modalidades de carne apresentam. Recomenda-se a ingestão de duas porções de peixe semanalmente, preferencialmente peixes com mais gordura, que têm maior quantia de ácidos graxos e ômega-3.

10. Diminui o colesterol

Os ácidos graxos do tipo ômega-3 achados no óleo de peixe auxiliam na redução dos níveis de LDL (também conhecidos como colesterol ruim) no organismo. Os ácidos graxos do tipo ômega-3 em peixes são famosos por ajudar a reduzir lipídios no corrente sanguínea.

11. Reduz os riscos de insuficiência do coração

O peixe tem uma fama de ser muito saudável e por um bom motivo. Pesquisas mostram que um desses benefícios do peixe na alimentação é diminuir os perigos de insuficiência cardíaca, por causa da elevada concentração de ácidos graxos do tipo ômega-3 bons para o coração.

12. Diminui de forma expressiva os riscos de AVC

Outro dos benefícios do peixe na alimentação é que o mesmo ajuda na saúde do seu cérebro, diminuindo o perigo da ocorrência de AVCs. A elevada porcentagem de ácidos graxos da categoria ômega-3 nos peixinhos também ajudou a diminuir o acontecimento de derrames nos participantes do estudo.

13. Previne a ocorrência de doenças autoimunes

Outro dos benefícios do peixe na alimentação relacionados a saúde do seu cérebro é diminuir o risco de derrames. O alto teor de ácidos graxos ômega-3 nos peixes também ajudou a diminuir o risco de derrames nos participantes do estudo.

14. Útil na prevenção contra o câncer

O peixe pode diminuir ainda mais o risco de certos tipos de câncer. As pessoas que tem um alto consumo de peixe, na verdade, exibem um risco reduzido de cânceres digestivos, como câncer de cavidade oral, faringe, cólon e pâncreas, em comparação com aqueles que comiam quantidades menores de peixe.

15. Acelera o metabolismo

Os ácidos graxos ômega-3, que são abundantes nos peixes, têm um efeito positivo no seu metabolismo. Essa gordura saudável aumentou as taxas metabólicas de repouso e exercício, bem como a oxidação de gordura, em mulheres mais velhas.

Desfrutando dos benefícios do peixe na alimentação

Para desfrutar dos benefícios do peixe na alimentação, basta incluir esse produto na sua dieta ao menos duas vezes por semana. Não precisa comprar peixes que são normalmente um pouco mais “caros”, como salmão e afins. A sardinha resolve a sua questão e de quebra é muito barata.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */