Frutas Nutrição

Benefícios do pomelo: conheça os benefícios da maior fruta cítrica do mundo

O pomelo não é muito popular aqui no Brasil, mas é a maior variedade dentro da categoria de frutas cítricas, tanto em termos de tamanho quanto de peso. A fruta pode chegar a pesar entre 1,5 a 2 Kg e a sua árvore costuma atingir até 8 metros de altura.

Conhecido também pelos nomes de cimboa ou laranja-natal, o pomelo possui como características principais a casca de cor verde amarelada e a polpa com tons que variam do amarelo pálido até o laranja e roxo, dependendo da variedade. O seu sabor é menos doce que a laranja e menos ácido que o limão, apesar de ser um pouco mais amargo.

Muitas pessoas confundem essa fruta com a toranja, mas os seus usos, benefícios e aparência são um pouco diferentes. Do pomelo, você pode consumir a polpa in natura ou em forma de suco, extrair o seu óleo essencial e, em alguns países, é comum encontrar uma bebida conhecida como refrigerante de pomelo, que é tão popular quanto o refrigerante de guaraná aqui no Brasil, como é o caso do Uruguai.

Rico em nutrientes importantes para a saúde, como vitamina A, vitamina C, ferro, ácido fólico, potássio, flavonoides, licopeno, cálcio, entre outros, consumir a fruta pode tratar e prevenir diversos males que podem acometer o nosso organismo.

Quer saber mais sobre os benefícios do pomelo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a frutinha cítrica – que não tem nada de pequena – não poderá mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à vitamina C e as suas propriedades antioxidantes, o pomelo pode ajudar a aumentar a nossa imunidade, fortalecendo o sistema imunológico contra diversos tipos de doenças. Isso porque esses nutrientes ajudam a aumentar a atividade das células brancas do sangue e, portanto, a combater os radicais livres que causam danos aos sistemas orgânicos do corpo.

Portanto, ao inserir a fruta na sua rotina alimentar, é possível tratar e prevenir infecções que levam a quadros de constipações, tosse, febre e sintomas mais graves ligados à situações microbianas, virais e infecções bacterianas.

2 – Melhora a digestão

Assim como a maioria das frutas, o pomelo também possui boas quantidades de fibras, sendo que a sua carne comestível possui cerca de 25% da dosagem diária recomendada por especialistas. Portanto, consumi-lo, você pode melhorar o funcionamento do intestino e promover uma digestão saudável, evitando problemas como diarreias e constipações.

Na prática, as fibras presentes no pomelo podem promover um movimento suave no trato digestivo e estimular a secreção dos sucos digestivos e gástricos, que ajudam a quebrar as proteínas complexas e mais difíceis de digerir os alimentos.

3 – Controla a pressão arterial

Rico em potássio, oferecendo cerca de 37% da necessidade diária recomendada, o pomelo também pode ser um ótimo aliado no controle da pressão arterial. Isso porque o mineral atua como um vasodilatador, ou seja, capaz de liberar a tensão dos vasos sanguíneos e promover o aumento da circulação sanguínea e oxigenação dos órgãos e sistemas.

Isso significa que, com a pressão sob controle, é possível também reduzir a tensão sobre o coração e combater os riscos de contrair doenças como aterosclerose, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

4 – Combate dores musculares

Mais uma vez, por conta do potássio presente em sua composição, um mineral importantíssimo para manter em equilíbrio os líquidos do corpo, o pomelo também pode ser ideal para combater dores e rigidez musculares, boa notícia para atletas e praticantes de atividades físicas de forma regular.

Para que você tenha ideia do quanto o potássio possa ajudar neste sentido, quando há deficiência do mineral no organismo, os nossos músculos ficam mais suscetíveis dores, câimbras, além da maior possibilidade de rompimentos dos ligamentos.

5 – Fortalece os ossos

Outro dos benefícios do potássio presente no pomelo também faz com que o consumo da fruta cítrica possa ajudar na melhora da densidade óssea, contribuindo para manter os nossos ossos mais fortes e resistentes.

Isso porque o mineral é capaz de facilitar a absorção de outros minerais considerados essenciais para a saúde óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e combatendo a fragilidade dos ossos em casos de fraturas ou lesões.

6 – Previne o envelhecimento precoce

O pomelo também é um alimento rico em vitamina C, que, por sua vez, possui ótimas propriedades antioxidantes.

Sendo assim, o seu consumo pode fazer muito bem à saúde e beleza da pele em geral, já que esses nutrientes auxiliam na eliminação dos radicais livres presentes no organismo, os principais causadores da degradação das células e posterior envelhecimento precoce da derma, levando ao aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e flacidez, dentre outros sintomas provenientes do avanço da idade.

Além disso, a fruta também contém entre os seus nutrientes a spermadine, uma substância química rara que geralmente é encontrada no esperma humano – daí o nome. Ela vem sido citada em estudos científicos como intimamente ligada às propriedades antienvelhecimento.

7 – Ajuda a emagrecer

Por conter uma enzima chamada Carnitina pamitoyl-transferase, que tem o papel fundamental de atuar na queima de gordura corporal, o pomelo também pode ser o protagonista de dietas de emagrecimento, ajudando a mandar para bem longe da balança aqueles quilos extras que tanto nos incomodam.

Além disso, a fruta também é rica em fibras, nutrientes capazes de regular o funcionamento do intestino e, ainda, aumentar a sensação de saciedade após as refeições, dois fatores cruciais para quem quer perder peso.

8 – Faz bem para a saúde bucal

O pomelo é uma fruta com excelentes fontes de vitamina C e antioxidantes, nutrientes primordiais para a produção de colágeno, uma proteína que ajuda a fortalecer os nossos tecidos, células e órgãos.

Portanto, ao incluir a fruta na sua alimentação de forma frequente, você pode potencializar a força das suas gengivas e superfícies orais, evitando infecções ou fragilidade que possam resultar na perda dos dentes ou doenças bucais perigosas.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */