Nutrição

Benefícios do própolis: Saiba como ele pode ajudar

Própolis benefícios

Abelhas fazem o própolis ao colher resina de alguns tipos específicos de árvores. Elas misturam a resina com pólen e cera, levando a mistura para a colmeia. Lá, o própolis é utilizado para reparar buracos, rachaduras e construir painéis.

No entanto, o própolis possui algumas funções além da construção civil das abelhas. Ele possui uma ação protetora antisséptica, criando uma barreira contra contaminação e invasores externos. O próprio nome “própolis” é uma herança do grego, significando algo como “defesa da cidade”.

Suas propriedades antibacterianos garantem uma colmeia livre de vírus e bactérias. No entanto, o benefício do própolis não é exclusivo das abelhas. Por milênios, as medicinas populares utilizaram este subproduto para combater infecções e curar machucados.

Durante séculos, na Europa, o própolis foi considerado um medicamento, de fato. Estudos modernos confirmam uma grande quantidade de benefícios do própolis para a saúde humana. Conheça os principais, e saiba como agem sobre o corpo:

Ação antimicrobiano

O própolis possui uma grande ação bactericida. Além disso, possui função antifúngica e antiviral. Em estudos animais, utilizando ratos, percebeu-se que a aplicação da substância sobre feridas de ratos diabéticos acelera a cura dos animais.

Cura queimaduras

Um estudo de 2002, publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine” demonstrou que o própolis pode promover a cura de queimaduras menores. A comparação foi feita com medicamentos que atendem o mesmo propósito, e a substância produzida por abelhas demonstrou-se tão eficaz quanto os medicamentos sintéticos.

Previne cáries

Médicos das antigas Grécia e Roma já utilizavam própolis como um antisséptico bucal. Estudos modernos demonstram, ainda, que a substância é bastante eficaz para problemas como a gengivite.



Além disso, sabe-se que a substância é capaz de limitar as placas bacteriais e prevenir o surgimento de cáries. Outros estudos indicam, ainda, a capacidade de regenerar a raiz dos dentes e alguns tipos de cartilagem.

Tratamento de parasitas

Testes preliminares demonstram a capacidade da substância de eliminar parasitas. Em estudo recente, percebeu-se o potencial do própolis de eliminar a giardíase em cerca de 60% das aplicações.

Remoção de verrugas

Testes foram realizados para a publicação no “International Journal of Dermatology”, utilizando 135 pacientes com verrugas. Foram ministradas doses de própolis, placebo e medicação comum diferentes grupos.

O resultado do produto vindo das abelhas foi o mais eficaz para verrugas simples, atingindo cerca de 73% a 75% de cura.

Mais eficaz do que medicamentos no tratamento de herpes genital

Por incrível que pareça, descobriu-se que o própolis pode ser mais eficaz para o tratamento da herpes genital do que remédios sintéticos desenvolvidos para isso. Homens e mulheres fizeram um tratamento com óleo de própolis. As aplicações eram realizadas quatro vezes ao dia.

No final do estudo, 80% dos pacientes tratados com a substância haviam sido curados. O resultado é significativamente maior do que os 46% que obtiveram a cura através do medicamento comum.

Própolis: Características adicionais

Assim como ocorre com o mel, é importante notar que a composição e os benefícios do própolis dependem do tipo de vegetação e da localização onde o produto é feito. A substância pode ser encontrada crua, em sua forma natural, em lojas especializadas ou diretamente com o produtor. Outra alternativa está em produtos naturais realizados com a substância, como barras, balas e misturas.

Para quem está em dieta, é possível encontrar a substância sem estar misturada com mel. Em geral, para quem busca apenas os benefícios imediatos para a saúde, a forma mais conveniente é recorrer a extratos e cápsulas. São formas práticas para melhorar o sistema imunológico com suas propriedades antissépticas, anti-oxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, você pode estar consumindo própolis e nem mesmo saber disso! O ingrediente é comum em produtos para trata sintomas de gripe e resfriado, acne, machucados, herpes genital e dermatite. Por isso, podem estar presentes em cremes, loções, pastas, enxaguantes e cápsulas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */