Nutrição Vegetais

Benefícios do rabanete: veja 10 motivos para consumir o vegetal

Mais uma da série de alimentos consumidos desde a antiguidade na culinária mundial, o rabanete se destaca pelo seu sabor apimentado e levemente adocicado, que conquistou o paladar dos romanos e gregos há tempos. Nossos antepassados optavam por consumir o vegetal com mel e vinagre, de acordo com os registros históricos marcados em livros chineses que datam de 2.700 a.C.

Originário do sul da Ásia, o rabanete, que tem como nome científico Raphanus sativu, é conhecido por sua potente composição nutricional, bastante benéfica à saúde. Entre os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo que compõem o vegetal podemos citar carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B (como é caso da B6 e B9), vitamina C, vitamina K, cobre, potássio, zinco, magnésio, fósforo e cálcio.

Sendo assim, ao consumir o rabanete, você pode não só prevenir como tratar diversos tipos de doenças que podem acometer o nosso corpo, como é o caso problemas cardíacos e o câncer. Além disso, o vegetal pode ser encontrado nas cores branca, roxa, vermelha e preta e consumido cru, cozido ou em conserva. Bom, né?!

Quer saber mais sobre os benefícios do rabanete para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal não pode mais faltar na sua alimentação a partir de agora. Vamos lá?

1 – Previne o câncer

Por conter um composto chamado isotiocianato em sua composição, o rabanete também é considerado um excelente alimento anticancerígeno, podendo prevenir vários tipos de cânceres, entre eles, o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru, na Índia, os componentes nutricionais presentes na raiz e no bulbo são capazes de “barrar” o desenvolvimento e crescimento de células cancerígenas em seres humanos, contribuindo para a sua distribuição.

2 – Ajuda na perda de peso

Se você estava procurando um alimento para compor a sua dieta de emagrecimento para acelerar os resultados, chegou ao post certo! O rabanete é um vegetal eficiente quando o assunto é ajudar na perda de peso, já que ele é pouquíssimo calórico e, ainda, rico em nutrientes capazes de promover um emagrecimento saudável, ou seja, sem causar a deficiência de nenhuma vitamina ou mineral na dieta.

Além disso, ele é uma excelente fonte de fibras, nutrientes essenciais para regular o intestino e promover uma maior sensação de saciedade no estômago, fator crucial para controlar o apetite e, com isso, evitar com que se consuma menos calorias ao longo do dia.

Além disso, as fibras presentes no rabanete também pode ajudar a controlar o nível de açúcares no sangue, evitando picos de glicose que possam ser transformados em gordura acumulada no corpo.

3 – Combate problemas urinários

O rabanete também é conhecido por sua ação diurética no organismo, o que significa que ele pode combater diversos tipos de problemas urinários. Sendo assim, ele pode estimular a liberação de urina, um ótimo benefício para quem sofre com dificuldades para fazer xixi.

Além disso, consumir rabanete pode auxiliar na cura de inflamações e a combater a sensação de queimação na hora de urinar. Com isso, ao promover ação de limpeza nos rins, o alimento previne o surgimento de infecções nos órgãos e no sistema urinário.

4 – Protege o sistema cardiovascular

O rabanete é um vegetal rico em substâncias antioxidantes chamadas de antocianinas. Portanto, ao consumi-lo, você pode proteger o coração e evitar diversos tipos de doenças que possam acometê-lo, como é o caso da hipertensão e aterosclerose.

Ainda, as propriedades contidas no vegetal estão associadas à redução da homocisteína, uma substância que aumenta o risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

5 – Regula o intestino

Excelente fonte de fibras, o rabanete também pode ajudar a melhorar o volume dos movimentos intestinais, evitando problemas como a prisão de ventre. Além disso, consumir o vegetal também pode ajudar no sentido contrário, ou seja, no alívio dos sintomas do intestino solto, como é o caso de quem sofre com diarreias.

Além disso, o alimento estimula a produção da bile, um fluido produzido no fígado que ajuda no processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes, além de auxiliar na proteção do fígado e da vesícula biliar.

6 – Melhora o sistema respiratório

Outro benefício do rabanete é ajudar no combater à congestões no sistema respiratório. Na prática, isso significa que, ao consumir o vegetal, você pode reduzir males como irritações nos pulmões, nariz e traqueia causados por alergias, infecções e resfriados.

Isso porque o alimento é uma excelente fonte de vitaminas essenciais de ajudar o sistema respiratório a ficar livre por mais tempo de futuras infecções. Além disso, se você sofre com excesso de muco e dores na garganta, também pode se beneficiar das propriedades do vegetal.

7 – Controla a pressão arterial

Por possuir boas quantidades de potássio em sua composição nutricional, o rabanete também pode ajudar no controle da pressão arterial. Isso porque esse mineral promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação sanguínea e, por consequência, a pressão arterial.

Além disso, o vegetal é rico em nitratos, substâncias que são convertidas em óxido nítrico no corpo e são responsáveis por dilatarem os vasos sanguíneos e reduzir as chances de formação de coágulos sanguíneos.

8 – Faz bem para a pele

O rabanete também possui excelentes quantidades de água, o que quer dizer que ele pode ajudar a manter a hidratação da pele.

Além disso, graças aos diversos nutrientes presentes em sua composição, como é o caso das vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e fósforo, ao incluir o vegetal na sua rotina alimentar, você também pode deixar a sua pele mais jovem, livre dos sinais do envelhecimento precoce, como rugas, linhas de expressão e manchas.

9 – Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez, por conta da alta concentração de vitamina C em sua composição, o rabanete também pode ser útil para aumentar a nossa imunidade, tornando o sistema imunológico mais forte e resistente aos mais diversos tipos de doenças.

Isso acontece porque a vitamina é uma excelente fonte de antioxidantes, nutrientes que ajudam a estimular uma maior produção de glóbulos brancos, que, por sua vez, são importantes para o mecanismo de defesa do corpo contra problemas que vão desde resfriados até o câncer.

10 – Favorece o ganho de massa muscular

Se você é atleta ou praticante de atividades físicas de forma regular vai adorar saber que o rabanete também pode ajudar nos treinos para um maior crescimento dos músculos. É isso mesmo! Por ser uma ótima fonte de proteínas, nutrientes essenciais para a construção e reparação muscular, o vegetal pode ser incluído na dieta desse grupo de pessoas para auxiliar no ganho de massa muscular.

Além disso, por possui boas quantidades de carboidratos e baixo índice glicêmico, consumir rabanete também é crucial para aumentar o fornecimento de energia ao corpo, potencializando o desempenho durante os treinos de alta intensidade e, portanto, ajudando mais uma vez na hipertrofia.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */