Saúde

Repolho: descubra como o vegetal pode fazer bem à sua saúde

Saudável, robusto e barato, o repolho é um dos vegetais crucíferos mais consumidos no mundo todo, sendo amplamente popular em muitas culturas desde os tempos mais antigos. Acredita-se que a hortaliça foi introduzida no continente europeu pelos celtas, por volta do ano 600 a.C.

De lá, o repolho teria se popularizado também em países como a Polônia, Rússia e Alemanha. Inclusive, reza a lenda que, na época das navegações, holandeses e alemães fermentavam o vegetal para o alimento ter uma maior durabilidade. Outros registros históricos contam que ele também servia como um tipo de remédio natural na prevenção contra uma doença muito comum no período, causada pela deficiência de vitamina C, o escoburto.

Depois de passar por toda a Europa, o repolho teria chegado às Américas, em especial, à região sul do Brasil, pelas mãos dos imigrantes alemães e eslavos. Hoje, a hortaliça é amplamente consumida mundialmente, sendo preparada das mais diversas formas, sejam elas cozidas ou crus em saladas.

O alimento possui como principais características folhas internas suaves, enquanto as externas são mais rígidas e de cor verde-escura, que são extremamente ricas em sabor e, principalmente, propriedades nutricionais e benéficas à nossa saúde.

Dentre os nutrientes presentes no repolho podemos citar as fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B (como ácido fólico, tiamina e B6), vitamina C, vitamina E, vitamina K, proteínas, riboflavina, ácido pantotênico, niacina, potássio, manganês, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, cobre, selênio e sódio, que são ideais para manter o corpo funcionando adequadamente.



Quer saber mais sobre os benefícios do repolho para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra os motivos pelos quais o vegetal não pode mais faltar na sua dieta a partir de agora. Vem comigo!

1 – Ajuda na perda de peso

Esse é mais um na lista de alimentos que podem ajudar na perda de peso de forma eficiente e rápida, sem prejudicar a saúde.

Isso porque o repolho, além de ser pouco calórico, tanto em suas versões branca quanto roxa, ele ainda é rico em fibras, nutrientes essenciais para promover a sensação de saciedade, um fator crucial para o emagrecimento, uma vez que evita que você consuma calorias em excesso ao longo do dia e acabe ganhando peso.

2 – Protege o coração

Mais uma vez, por conta das fibras presentes em sua composição, além de nutrientes como antocianinas e potássio, o repolho pode fazer muito à nossa saúde cardiovascular. Isso porque esses compostos são essenciais para “aprisionar” os ácidos biliares secretados pela vesícula biliar durante o processo de digestão. Com isso, pelo fato desses ácidos deixarem de ser reabsorvidos no intestino, o fígado passa a recrutar o colesterol do sangue para produzir mais bile, diminuindo o nível deste no organismo.

Para quem não sabe, o excesso de colesterol é um importante fator de risco para as doenças cardíacas, o que significa que, ao consumir o vegetal, você pode evitar diversos problemas ao coração.

O potássio presente na composição do repolho também contribui para esse benefício, uma vez que tem a função de um vasodilatador, um fator importante para evitar a hipertensão.

3 – Previne o câncer

Graças à alta concentração de antioxidantes presentes em sua composição, como é o caso da vitamina C, do magnésio e antocianinas, ao consumir o repolho, você também pode prevenir o câncer.

Isso porque esses nutrientes são essenciais para combater o estresse oxidativo das células causado pelos radicais livres, evitando as mutações no DNA que levam ao desenvolvimento de tumores pelo corpo e, portanto, evitando diversos tipos de cânceres.

Além disso, o vegetal também é rico em glucosinolatos, moléculas que o nosso organismo transforma em isotiocianatos. Estas ajudam a prevenir o surgimento de tumores na próstata, mama, bexiga e cólon. A ação anticâncer dos isotiocianatos se dá através do controle de processos inflamatórios e/ou uma melhor desintoxicação do organismo.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Principalmente em sua versão roxa, o repolho também é considerado um ótimo aliado para melhorar o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a nossa imunidade e deixando o corpo livres de vários tipos de doenças, desde a gripe até o câncer.

Isso porque o vegetal é extremamente rico em vitamina C, um nutriente com excelentes funções antioxidantes, que é capaz de impulsionar a atividade das células brancas do sangue, principais células desse sistema de defesa.

5 – Combate doenças estomacais

Devido aos glucosinolatos presentes no repolho, que são convertidos em isotiocianatos no nosso organismo, o vegetal é considerado um ótimo alimento para combater e prevenir doenças que podem acometer o estômago.

Isso porque esses nutrientes são capazes de eliminar o muco protetor que reveste as paredes estomacais, o principal responsável por deixar o órgão em contato com seus ácidos, provocando gastrites e até mesmo úlceras.

6 – Previne o Mal de Alzheimer

Rico em antocianinas e vitamina K, alguns estudos também comprovaram os benefícios do repolho no combate ao Mal de Alzheimer, uma com causas relacionadas ao estresse oxidativo das células e avanço da idade.

Isso porque esses nutrientes são capazes de participar da síntese de esfingolipídios, lipídeos que são constituintes da bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios), protegendo o cérebro de doenças degenerativas.

7 – Fortalece ossos

Como você já leu anteriormente, o repolho possui entre os seus nutrientes a vitamina K, o fósforo, cálcio e magnésio, que são essenciais para manter a nossa saúde óssea sempre em dia.

Enquanto o fósforo e o cálcio são integrantes básicos da matriz dos ossos, o magnésio atua como um estimulador da calcitonina (hormônio que mobiliza o cálcio do sangue para ser fixado nos ossos) e converte a vitamina D em sua forma ativa (que promove a absorção de cálcio intestinal).

Já a vitamina K é a responsável por participar do processo de carboxilação da osteocalcina, uma proteína não colagenosa, produzida pelos osteoblastos (células que promovem a formação óssea). Por isso, ao consumir o vegetal, você pode deixar os seus ossos mais fortes e resistentes contra fraturas e lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose.

8 – Faz bem para a pele

Não há dúvidas de que o repolho é um alimento rico em propriedades antioxidantes, possíveis graças à presença das vitaminas A e C, além do manganês e das antocianinas.

Portanto, ao consumir o vegetal, você pode cuidar melhor da saúde e beleza da sua pele, já que esses nutrientes ajudam a eliminar os radicais livres da pele, combatendo o envelhecimento precoce e deixando você livre por muito mais tempo de problemas como rugas, manchas, sulcos, linhas de expressão e outros tantos sinais decorrentes do avanço da idade.

Sobre o autor

Raiane