Emagrecimento Frutas Nutrição

Suco de uva: conheça os benefícios e aprenda como prepará-lo

Aqui no blog, você já descobriu os benefícios da uva para a saúde e como ela pode te ajudar a manter o organismo funcionando adequadamente. Afinal, a fruta é rica em nutrientes essenciais ao nosso corpo, podendo ser uma grande aliada para prevenir e tratar diversos males, além de possuir baixo teor calórico (cerca de 70 calorias para cada 100 gramas de fruta), o que significa que ela pode ser inserida na dieta para eliminar algumas medidas.

Por isso, todas as suas formas de consumo, seja na versão in natura ou em receitas, são bem-vindas quando o assunto é enxugar a silhueta e, de quebra, manter a saúde sempre em dia. Uma das receitas mais conhecidas e que você não pode deixar de experimentar é o famoso suco de uva, a bebida feita com a fruta junto à casca, que pode oferecer vários efeitos positivos à saúde.

Veja também: Confira 5 receitas deliciosas de sobremesas com uva

Comumente consumido nos dias mais quentes como uma alternativa a uma hidratação mais saudável e nutritiva, o suco de uva também é reconhecido em mais de 100 estudos científicos como um “santo remédio”, sendo a sua ingestão diária altamente recomendada por médicos e especialistas.

Além de perder peso, você pode proteger o seu coração e viver mais! Confira, a seguir, os principais benefícios do suco de uva para a saúde:

Combate doenças cardiovasculares



Assim como a própria uva em si, o suco da fruta é rico em fitonutrientes, que são capazes de proteger o coração e evitar os riscos de doenças cardiovasculares. Os fitonutrientes atuam na redução de coágulos no sangue e os níveis do colesterol ruim (LDL), além de controlar a pressão arterial.

Ajuda no ganho de massa muscular

O suco de uva é rico em resveratrol, um nutriente ideal para melhorar a saúde dos músculos e mantê-los sempre bem flexíveis. Não é à toa que a bebida também faz bem ao coração, já que o órgão nada mais é que um dos músculos mais importantes do corpo.

Previne o câncer

Da mesma forma que o vinho tinto, o suco de uva também possui na sua composição nutricional uma excelente fonte de fitonutrientes e antioxidantes, duas substâncias eficazes na prevenção do câncer, especialmente o de mama, que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo todo.

Portanto, ao tomar a bebida diariamente, você pode não só ficar livre dessa terrível doença como também regular os hormônios, já que estes também podem ocasionar o desenvolvimento do câncer quando em níveis inadequados.

Combate o envelhecimento precoce

Ainda por conta da presença do resveratrol em sua composição, o suco de uva também pode ser um grande aliado no combate aos sinais do envelhecimento da pele, como rugas, linhas de expressão e manchas.

Isso porque a bebida, quando ingerida, libera propriedades antioxidantes para auxiliar na reparação das células danificadas, retardando os efeitos do envelhecimento precoce da pele.

Previne o Mal de Alzheimer

A uva é uma fruta essencial para manter a saúde do cérebro sempre em dia. Portanto, o seu suco também pode ser consumido diariamente para melhorar a nossa capacidade cognitiva, como a memória e concentração.

Isso porque a bebida contém entre os seus nutrientes o resveratrol, que é comprovadamente um grande aliado contra o Mal de Alzheimer e qualquer outro tipo de demência, que costumam aparecer mais comumente junto com o avanço da idade.

Auxilia na perda de peso

Sim! O suco de uva pode mesmo ajudar a emagrecer, já que tem o poder de combater qualquer inflamação no corpo e promover a sensação de saciedade no estômago, evitando as “beliscadas” entre as refeições.

Além disso, se você é daquelas que não seguram a vontade de comer doces e acabam desviando o foco da dieta, a boa notícia é que a bebida também pode te ajudar a diminuir o consumo de calorias, impedindo grandes alterações nas taxas de açúcar no sangue ao longo do dia.

Combate inflamações

Devido aos antioxidantes presentes em sua composição, principalmente na casca, a uva é uma excelente aliada no combate às inflamações. Sendo assim, tal como a fruta, o suco de uva também pode estimular as funções hepáticas e eliminar as toxinas causadoras de inflamações no organismo.

Como fazer suco de uva?

Existem várias maneiras de preparar o suco de uva para se aproveitar dos seus benefícios, além de dar aquela enxugada na silhueta.

Porém, de acordo com nutricionistas e especialistas, a melhor forma de tomá-lo é sempre sozinho, sem a adição de outros ingredientes, para garantir que o resveratrol seja liberado no organismo sem qualquer interferência e, assim, contribuir para o emagrecimento saudável e rápido, além de manter a saúde em dia.

Por isso, a seguir, você vai aprender uma receita simples de como fazer suco de uva, mas que poderá adicionar à sua alimentação diária para obter todos os seus benefícios.

Receita simples

Ingredientes:

  • 1 kg de uvas pretas (sem o talo);
  • Água;
  • 2 xícaras de açúcar refinado.

Como preparar:

O primeiro passo para fazer o seu suco de uva é lavar bem as uvas e colocá-las em uma panela com a água (que deve cobri-las totalmente) e as 2 xícaras de açúcar. Em seguida, leve a panela ao fogo médio até que elas comecem a se desfazer.

Quando isso acontecer, desligue o fogo e espere até elas esfriarem. Agora, jogue tudo no liquidificador e, depois de bem trituradas, coe-as com a ajuda de uma peneira. Feito isso, a dica é engarrafar o suco e levá-lo à geladeira.

Na hora de servir, junte água e gelo e pronto! Pode beber à vontade o seu suco de uva caseiro.

Como consumir?

Agora que você já aprendeu como preparar o suco de uva, chegou a hora de descobrir qual é a melhor forma de consumir a bebida para aproveitar todos os seus benefícios. Primeiro, é bom que você saiba que a quantidade diária recomendada para tomá-lo é de um copo por dia, sempre no intervalo das refeições.

Se você ultrapassar a dosagem recomendada, vai provocar o efeito rebote e, em vez de emagrecer, ganhar alguns quilos indesejados na balança. Caso queira acelerar ainda mais o processo de perda de peso, retire o açúcar da receita que ensinamos anteriormente e poderá melhores resultados na frente do espelho.

Para quem adora uma mistura, é permitido acrescentar outras frutas na hora de fazer o seu suco de uva. Neste caso, uma boa dica é usar a polpa de açaí e uma banana, aliando todos os alimentos antioxidantes em um só!

Comprando certo

No caso de quem não quiser preparar o suco de uva em casa, existe uma variedade gigantesca de refrescos da fruta que pode ser comprada nos supermercados por todo o Brasil.

No entanto, é bom ficar atenta à qualidade das bebidas para manter a saúde em dia. Por isso, sempre verifique de olho nos rótulos dos produtos, pois quanto menor for a quantidade da polpa da fruta, menor será o seu valor nutricional.

Ainda, é possível obter melhores benefícios do resveratrol em fórmulas integrais e mais concentradas. Veja, a seguir, as dicas para diferenciar as bebidas na hora de comprar:

Natural integral

Essa versão possui 100% de polpa de uva, sendo a sua consistência e composição bem semelhante às do vinho. Além disso, não é diluído em água e nem possui açúcares. Geralmente, é vendido em garrafas de vidro e o seu custo é um pouco mais alto em relação aos demais.

Néctar

Já essa versão contém apenas 20% a 30% de polpa em sua fórmula, além de ser diluída em água e possuir açúcares, aromatizantes e corantes. Normalmente, o suco é vendido em embalagens e caixinha estilo Tetra Park.

Refresco

É a versão que contém menos polpa de uva se comparada às demais, com concentração de apenas 2% a 10% de uva na composição. Por isso, esse suco se enquadra na categoria de bebidas à base de soja, mas com sabor de frutas.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */